quinta-feira, 23 de dezembro de 2010 | 3 comentários | By: BestOfFutebol

Bom Natal para todos...


Durante os últimos dias estive a pensar que prenda de Natal, poderíamos oferecer aos nossos visitantes, e penso que nada melhor que rever os pormenores do Melhor jogo de Futebol realizado no ano de 2010.

E depois de pensar o que poderiam querer os amantes de Futebol, que melhor prenda poderia oferecer a quem gosta de Futebol, que não fosse o melhor jogo de 2010?

Um jogo que ficará sem sombra de duvidas na memoria que todos que o viram, durante décadas... Porque para mim até hoje, não foi apenas o melhor de 2010, mas sim o melhor de sempre...

Foi um jogo que não aconteceu apenas dentro das 4 linhas, como qualquer outro grande espetáculo, teve o antes o agora e o depois... E nestes dois vídeos vai poder ver não apenas os melhores momentos, mas também aquilo que a maioria dos adeptos não conseguem ver.

Desfrute...

1ª Parte:

-

Penso que agora depois de terem visto apenas a 1ª Parte, todos aqueles que pensavam que o jogo seria o 5-0 no Dragão, estão desfeitos da desilusão inicial, e concordam que este jogo com estes intervenientes é de outro Mundo... ou melhor a palavra certa será de outra Galáxia... :)

2ª Parte:
-

Para quem não se lembra do jogo pode ver o resumo alargado e as melhores jogadas aqui... Ou ainda o Especial que fizemos antes do jogo com todos os pormenores que marcaram as vésperas deste grande Jogo de Estrelas...




Leia Mais…
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010 | 0 comentários | By: BestOfFutebol

3 Grandes em Perigo...


Benfica, FC Porto e Sporting, os três maiores clubes do futebol português, devem em conjunto 322,8 milhões de euros em empréstimos bancários e têm que pagar quase metade (156,2 Milhões) no prazo de um ano.

Como não podia deixar de ser, o Futebol é a imagem do País que temos, um País endividado, perto da recessão e que não se soube governar enquanto podia. O Futebol Português que ao contrario de outros países, sempre viveu às custas dos 3 grandes clubes, pode estar a chegar a um ponto de rotura, onde todos teremos que equacionar novas formas de liderança e de caminhos a seguir.

A SAD do Benfica é de longe a mais endividada, com um total de 216,6 ME em empréstimos bancários, o que representa mais do dobro do que os rivais devem à banca em conjunto, dos quais 92,2 ME devem ser liquidados no espaço de um ano.
Algo que me deixa admirado, principalmente depois de termos visto o seu Presidente por diversas vezes, dizer que tinha recuperado o Benfica financeiramente e que tinha reduzido brutalmente as dividas à banca.

De acordo com os resultados do primeiro trimestre da época desportiva 2010/11, que se concluiu em Setembro, a SAD do Sporting é a que deve menos dinheiro aos bancos (52,2 ME), valor ligeiramente superado pela SAD do FC Porto (54 ME).

A dificuldade que os bancos estão a ter em financiar-se, em consequência da crise, pode dificultar a vida em 2011 aos três "grandes", que vivem com crónicas dificuldades de tesouraria e têm por hábito contrair novos empréstimos para pagar os que se vão vencendo.
E lá está o que escrevi no artigo de ontem é Intolerável uma situação destas estar acontecer e os clubes Portugueses continuarem a gastar Milhões e Milhões em jogadores...



Penso que está na altura, principalmente do Porto e do Benfica, começarem apostar nos jogadores da casa, porque temos grandes jogadores que infelizmente raramente têm oportunidades de jogar regularmente, penso que o problema do Sporting não ganhar, não tem haver com a juventude, mas sim pela falta de liderança do clube, gostava de ver o Porto apostar mais em jogadores da cantera, e a conseguir equilibrar as contas, este sim era um belo legado que Pinto da Costa podia deixar quando saísse...

"Além da diminuição da concessão de crédito, a falta de liquidez dos bancos está a levá-los a aumentar os 'spreads'. Neste momento, ninguém se financia a menos de sete ou oito por cento a curto prazo. Sobre 322 ME são mais de 20 milhões anuais só de juros", observou publicamente o economista Jaime Antunes.

O economista advertiu que "o ano de 2011 será muito complicado", pois "os três grandes clubes estão fortemente endividados", a um nível que "não é sustentável" no actual quadro financeiro.

O cenário de crise ameaça agravar ainda mais a situação deficitária das SAD dos três habituais candidatos ao título, que apresentam em conjunto um prejuízo de 249,1 ME desde a sua constituição.

O Benfica volta a liderar de forma destacada, com um resultado negativo acumulado de 105,9 ME, quase o dobro dos 53,3 ME do FC Porto, enquanto a SAD do Sporting apresenta um prejuízo de 90,9.

O clube de Alvalade procura reestruturar as suas finanças através da segunda "operação harmónio", que pretende retirar a SAD da situação de "falência técnica" e a adequação dos capitais próprios ao disposto no Código das Sociedades Comerciais.

De acordo com os relatórios referentes ao primeiro trimestre da temporada 2010/11, o FC Porto é o único dos três que cumpre o artigo 35 sobre os capitais próprios (activo menos passivo da sociedade), que devem ser superiores a metade do capital social.

O economista advertiu que à dívida aos bancos é preciso somar a emissão de empréstimos obrigacionistas e os efeitos da política de antecipação de receitas: "É incontornável. Os clubes só podem sobreviver se reduzirem as despesas".


Leia Mais…
terça-feira, 21 de dezembro de 2010 | 3 comentários | By: BestOfFutebol

Politica no mínimo "perigosa"

O FC Porto comunicou a venda de 35 por cento do passe de James Rodriguez à Gol Football Luxembourg.
Os azuis e brancos recebem pouco mais de 2,5 milhões de euros pelo negócio. Aliás, esta venda já esteve programada antes, mas foi abortada, em Outubro, em virtude de não se ter chegado a acordo. Os valores são os mesmos daquela altura.

Depois do Moutinho, e Walter agora foi a vez de James, ter uma percentagem do seu passe vendido, mesmo concordando que numa altura de crise, os clubes têm que tentar rentabilizar os seus activos, e que a não participação na Liga dos Campeões foi um revés nas finanças do clube, não posso concordar com a politica financeira actual do FC Porto...

Penso que este tipo de politica, não pode levar um clube como o FC Porto a lado nenhum, como alias já falei neste artigo, principalmente tratando-se de jogadores jovens, todos sabemos que quem compra os passes têm apenas na ideia a rentabilização a curto prazo do seu investimento, e as pressões para as vendas posteriores sobre os jogadores vão existir, e com isso o mau estar dentro do Balneário.

Se o Porto não tem dinheiro, não tem nada que comprar, não importa se o James ia para o Benfica ou para o Oliveirense, o que importa é o equilíbrio das contas e da estabilidade do balneário. Comprar jogadores para depois vende-los a retalho, só nos trás a médio e longo prazo problemas, e sinceramente é algo que me deixa algo perplexo, principalmente se olharmos para o nosso passado mais recente...

Eu sei que temos tido a hegemonia no futebol Português, mas isso não pode justificar tudo, eu como adepto quero ver o Porto existir daqui a 50 anos, e os meus filhos e netos daqui a 100. E por isso, algo me deixa intrigado e sinceramente algo preocupado com este tipo de noticias, porque também sei, que os títulos podem ser muito bons para criarem cortinas e para esconderem certas situações que podem estar acontecer...

Eu relembro para os mais esquecidos que o Porto nos últimos 2 anos fez mais de 100 Milhões de vendas, não estamos a falar em trocos, são 100 Milhões apenas em Vendas:

Lucho González - 18 Milhões
Lisandro Lopez - 25 Milhões
Aly Cissokho - 15 Milhões
João Paulo - 1.5 Milhões
Mario Bolatti - 8 Milhões
Pelé - 450 Mil Euros
Bruno Alves - 22 Milhões
Raul Meireles - 13 Milhões

Fora todos os outros jogadores que saíram por valores que nem temos conhecimento como são o caso do Bruno Gama, Stephane, Ivanildo, Adriano e Milan Stepanov e alguns outros.

Já só quis falar nos últimos 2 anos, porque se formos analisar desde 2004 estes valores triplicam, o que fazem deste FC Porto um dos clubes, que mais e melhores vendas têm feito ano após ano no futebol Europeu, e que me leva a seguinte pergunta: Para onde vai esse dinheiro?

Já não falando dos valores da Liga dos Campeões, porque aí teremos que acrescentar muitos e muitos milhões de euros, por isso não posso deixar de achar muito estranho o Porto ter Milhões de receitas ano após ano, e apenas reduzir o passivo em milhares... Penso que não devemos estar apenas atentos às cortinas de fumo dos outros mas também às nossas, e aqui pode estar uma delas, porque o facto de termos tido lucros nos últimos anos, a mim não me diz nada, mal era se assim não fosse... O que penso é que deveríamos ter tido muito mais lucro e muito mais redução de passivo, porque se não o conseguimos nesta altura, quando é que iremos conseguir?

Se juntarmos a isso alguns outros factos, como a saída do administrador Fernando Gomes e de todo o "barulho" que a sua saída teve, penso que estamos no direito de questionar e de nos preocuparmos com este aspecto.

Sinceramente gostava de saber como é possível depois disto tudo, precisarmos de vender 35% do passe de um dos jovens com mais perspectivas de crescimento do plantel, por apenas 2.5 Milhões de Euros? Penso que existe uma má gestão financeira no FC Porto.

Muitos também dirão, está bem, mas nós dentro do campo dominamos... Concordo! Mas gostava que pensassem no seguinte:



Dificilmente o Porto conseguirá um estatuto melhor no futebol Português e Europeu. Em Portugal já é o melhor clube nos últimos anos, tem ganho a maioria dos títulos. A nível Europeu penso que o Porto esta no topo daqueles clubes que lideram a 2 linha do futebol e que dificilmente ultrapassará clubes como o Barcelona, Real, Manchester, Inter, Bayern...

Por isso penso que melhor vai ser difícil o Porto conseguir atingir, e isto leva-me a seguinte ideia... Se numa fase destas, onde ganhamos, onde vendemos bem e onde lideramos em quase todos os aspectos do Futebol, precisamos vender 35% do passe de um jogador com imenso potencial, por 2.5 Milhões... Algo não bate certo...
E não nos podemos esquecer que não vai ser sempre assim, o Porto, como qualquer outro clube, não pode ganhar sempre, agora, se quando ganha tem todas estas situações e estes problemas financeiros, não posso deixar de ficar preocupado com o Futuro...

Principalmente vendo ano após ano os prémios multimilionários pagos aos administradores da SAD. Um Clube, um Empresa ou uma Família, deve viver em conformidade com o seu presente e pensando no seu futuro, deve seguir o seu próprio caminho sempre pensando no dia de amanha...

E nunca colocar o seu Futuro em risco, por birras, ódios ou por competições pessoais com outros dirigentes, que nos tem levado a comprar mais do que precisamos, ou por aquilo que parece, a comprarmos mais do que podemos pagar.

Sinceramente não quero ser pessimista sobre este assunto, mas não posso também deixar de partilhar com vocês a minha preocupação, e o que penso sobre esta matéria.
Mesmo sabendo que normalmente a Paixão faz com que o raciocínio fique em segundo lugar, numa altura tão complicada como a que estamos a viver, não nos devemos deixar iludir com qualquer tipo de cortinas que possam existir, e que possam de certa forma bloquear-nos a visão ou o raciocínio, para tentarmos continuar a ter o Porto que temos tido, sem nunca hipotecar o Futuro deste grande Clube.

Títulos, pequenos lucros e pequenas reduções de passivo, não podem encobrir o destino de grandes encaixes financeiros, não estou a dizer que existe desvio de dinheiros, ate porque o Porto tem um Presidente que já provou mais do que uma vez que não esta no Porto para se servir do clube, mas pelo contrario, para servir o clube...

Apenas acho que na realidade actual da crise em que vivemos, o Porto tem tido a sabedoria de saber facturar muitos Milhões, mas não tem tido a mesma sabedoria para os fazer "render" e gostava alem dos títulos e das vitorias, ver sabedoria também na gestão desses mesmos Milhões...

Gostava de ver um Porto mais formiga e menos cigarra, porque o passado já lá vai... O Presente passa rápido... E temos muito Futuro pela frente...

Texto: R.A (BestOfFutebol)



Leia Mais…

Adeus a Pôncio Monteiro


O antigo dirigente do FC Porto Pôncio Monteiro morreu hoje no Porto, aos 70 anos, confirmou fonte do Hospital Santo António, onde estava internado desde sexta-feira, depois de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral).

Comentador televisivo de futebol, assumindo o papel de adepto do FC Porto, Pôncio Monteiro integrava o Conselho Superior do clube, depois de, no passado, ter sido vice-presidente, sempre em mandatos de Pinto da Costa, tendo depois desempenhado igual função na Federação Portuguesa de Futebol.

Na quinta-feira esteve presente na festa de Natal do FC Porto, poucas horas antes de ter sofrido o AVC que viria a ser fatal.
Em 2006 Pôncio Monteiro sofrera um aneurisma, tendo recuperado depois de uma intervenção cirúrgica e de um longo internamento.

Fonte: Lusa

O BestOfFutebol em nome de todos os seus Leitores e Amigos, quer deixar uma mensagem de amizade e gratidão e o nosso muito obrigado a Pôncio Monteiro, sócio do FCP nº2294, que defendeu sempre o nosso clube com "unhas e dentes", assim como as condolências à sua família!

-
Desejamos que descanse em paz!




O adeus a Pôncio Monteiro:



Leia Mais…

Jorge Costa deixa o Futebol...


É difícil esta missão de me dirigir a vós neste momento. Não são muitas as palavras que terei a dizer para justificar esta minha decisão, mas sinto o dever de vos deixar uma mensagem de despedida, tantos foram os bons momentos que passei em Coimbra.

Jorge Costa anunciou há momentos, no site oficial da Académica, os motivos que levaram à saída de Coimbra. O treinador, de forma surpreendente, informou que não deixará apenas a Académica, mas também a profissão de treinador.

«Por motivos estritamente pessoais que não me permitem continuar a actividade profissional que mais me realiza, hoje anuncio com grande tristeza que deixarei de treinar equipas de futebol. Não deixo apenas de ser treinador da Académica, deixo de ser treinador de futebol», disse o treinador, que, no referido comunicado, aproveitou para agradecer todo o apoio que recebeu em Coimbra:

Eis os principais pontos do comunicado:
«Não são muitas as palavras que terei a dizer para justificar esta minha decisão, mas sinto o dever de vos deixar uma mensagem de despedida, tantos foram os bons momentos que passei em Coimbra.»

«Neste momento, quero registar o orgulho pelo desempenho desportivo da minha equipa, o qual tenho de agradecer aos meus jogadores e aos restantes membros da equipa técnica, que sempre me apoiaram, compreenderam e potenciaram o meu trabalho. A todos eles desejo as maiores felicidades pessoais e profissionais.»

«Não posso deixar de pedir desculpa ao Presidente da Académica, dirigentes, equipa técnica, jogadores e demais funcionários. Aos Sócios e aos adeptos... Para com todos eles fico em dívida, uma dívida que jamais poderei saldar.»



«Por fim, quero registar o grande privilégio que foi para mim treinar a Académica. Num momento difícil como este, dá-me um certo conforto saber que treinei este clube e guardarei para sempre todos os bons momentos que me proporcionaram.»



Leia Mais…
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 | 0 comentários | By: BestOfFutebol

Setubal vs Sporting 0-3


Mudaram a prova, mudaram as cores, mudaram as vontades também. Vitória e Sporting voltaram a encontrar-se, uma semana depois de os sadinos terem eliminado os leões da Taça de Portugal. Mas na Liga tudo foi diferente, desde os equipamentos às atitudes de uma e outra equipa; também alguns dos intervenientes e, sobretudo, a eficácia. Para além do vencedor, evidentemente. No último jogo do ano, o leão encontrou um Bonfim.

Duas derrotas faziam o leão sangrar. Do presidente ao treinador, do director-desportivo ao adepto comum, todos exigiam mudança. Paulo Sérgio começou por ter de as fazer no onze leonino: sem Postiga e Pedro Mendes, apostou em Abel e Djaló, os autores dos golos. O técnico também pedira outra atitude, afinal, aquilo que promete sempre a quem o emprega. E o Sporting reagiu, com a ajuda do Vitória.

Ao intervalo, terá sido Manuel Fernandes a fazer no balneário o mesmo discurso que Paulo Sérgio teve na sala de imprensa da Academia. O resultado era desfavorável, mas a vontade dos sadinos deixara ainda mais a desejar em 45 minutos.



O 1-0 de Djaló deu justiça ao jogo. Até ao minuto 20, o leão tinha quatro situações de golo contadas, metade delas, é certo, originadas por erros infantis da defesa sadina. Ainda assim, só à quinta o Sporting marcou, por Yannick na primeira coisa boa que o 20 fez no encontro. O 1-0 não era só uma questão de justiça. Era também de serenidade, de tirar um peso dos ombros e, mesmo que o futebol leonino não fosse de gala, pelo menos o murro na mesa dado durante a semana pelos responsáveis tinha reflexo no placard.

1ª Parte:


Manuel Fernandes mexeu de imediato. Tirou o infeliz Anderson do Ó, espelho da exibição sadina, e lançou Henrique. Um remate de Pitbull foi o melhor que o Vitória conseguiu entre um golo e outro, porque o Sporting fez o segundo, depois de ameaçar Diego, que pelo meio fazia uma grande defesa. Abel apontou o 2-0 e o Vitória sentia-o tanto que Ney e Valdomiro entraram demasiado duro e feio sobre adversários. Ao intervalo, o Sporting ganhava em atitude, em capacidade emocional e ganhava também no marcador. O mais relevante, claro.

Portanto, a segunda parte iniciou-se nestes termos. Vitória a menos que na Taça, Sporting um pouco mais e com o resultado invertido. Falou-se na atitude, e essa, entre «grandes e pequenos» (sem desprimor para ninguém) tem de ser sempre igual. Quando o não é, ou cai um gigante na Taça, ou o outro vê as diferenças de orçamento e qualidade bem espelhadas no terreno. O 3-0 de Yannick apenas confirmou o anterior. O mal estava feito no primeiro tempo e, por muito que Manuel Fernandes gritasse para o campo, percebia-se bem quem era o grande no relvado, algo que uma semana antes não estivera tão claro. O Sporting ganhava e controlava a bel-prazer, mesmo que Pitbull atirasse à trave, no finalzinho.

2ª Parte:


Até final, choveu tanto quanto o champanhe que jorra de uma garrafa acabada de abrir. No último jogo de 2010, podia dizer-se que era o espumante que brindava a vitória do leão. Um triunfo justo, sem reparos e que deixa a equipa no terceiro lugar, a 13 pontos do líder. O leão saiu do Bonfim satisfeito e termina o ano a vencer. Porém, a celebração vale apenas por isso mesmo (um pouco mais se for resolução para o Ano Novo) porque de resto, 2010 não deixou grandes motivos para festejar. A comparação entre a História leonina e a diferença de pontos para o líder assim o dizem.

Texto: maisfutebol



Leia Mais…

Benfica Sempre - 3ª Edição

Saudações Benfiquistas
Esta semana ficou-se a conhecer o adversário do Benfica para a Liga Europa, depois do falhanço que foi a Liga dos Campeões. No caminho do clube da Luz apareceu o Estugarda, actual 17.º classificado da liga Alemã. Podia até nem ser muito mau, mas a verdade é que desde a sua criação, o Benfica nunca conseguiu vencer em competições oficiais, uma equipa Germânica fora do estádio da Luz, contabilizando até agora 9 derrotas e 5 empates.

O Estugarda, clube formado em 1893, apesar do seu mau momento apresenta jogadores de alguma qualidade, como é o caso do alemão Cacau e do russo Pavel Pogrebnyak, com cinco golos cada um na Bundesliga e os médios Z. Kuzmanović e T. Gebhart, que poderão fazer alguns estragos na defesa benfiquista. O primeiro jogo será realizado no dia 17 de Fevereiro de 2011, no Estádio da Luz.



Perto de se entrar em altura de compras, surge um nome dado quase como certo para reforçar o plantel encarnado, refiro-me a José Luis Fernandez.

Nome completo – José Luis Fernández
Nascimento – 26 de Outubro de 1987 (23 anos)
Nacionalidade – Buenos Aires, Argentina
Altura – 1.68 m
Posição – Ala Asquerda
Número – 19



José Luis Fernández é um jogador de futebol Argentino com contrato com o Racing Club, é canhoto e normalmente joga como ala esquerdo. Foi por uma vez chamado à selecção nacional do seu país, pela mão de Maradona, tendo entrado aos sessenta minutos num jogo amigável contra o Haiti.



Um grande destaque, neste gélido sábado, foi o grande espectáculo dado pelo Rio Ave e pelo Benfica no estádio da Luz, num jogo onde os avançados se superiorizaram (e de que maneira) aos defesas, tendo sido contabilizados sete golos para gáudio do público presente.

Foi logo aos cinco minutos, através de Aimar, assistido por David Luiz, que o Benfica abriu o marcador, a partir daí foi carta aberta para um jogo que bem valeu o preço do bilhete, com bis de Saviola e Salvio para os encarnados e de João Tomás para o Rio Ave, tendo o resultado final sido fixado em 5-2.

De destacar a grande exibição de dois jogadores, Salvio pelo Benfica e João Tomás pelo Rio Ave. Salvio, que até agora tinha sido dos jogadores menos produtivos esta época, neste jogo mostrou qualidade e vontade de agarrar a ala direita encarnada, não só pelos golos que marcou, mas também pela maneira como desequilibrou através da sua velocidade e de seus passes certeiros.

Por outro lado, João Tomás assumiu-se esta noite como a maior referência da sua equipa no ataque, e aos trinta e cinco anos proporcionou-nos uma grande actuação brindada com dois golos que este Jardel de Coimbra bem mereceu.

Outro caso deste jogo foi uma situação lamentável que envolveu Juan Bernabé, o famoso treinador da águia Vitória e a equipa de segurança do estádio da Luz, onde o espanhol diz ter sido agredido e humilhado pelos stwarts presentes. Já no fim do jogo veio o Director de Comunicação do Benfica, João Gabriel, afirmar que o espanhol teria faltado ao respeito à instituição. Resta esperar para ver, na esperança de que a justiça seja feita e de que esta vergonhosa situação seja resolvida.



Hoje vai aqui ser apresentado um jogador que poucas saudades deixou aos adeptos benfiquistas e às canelas adversárias. O seu nome é Tahar El Khalej.



Carreira:
2002/03 - Charlton Athletic - 3 Jogos / 0 Golos
2002/03 - F. C. Southampton - 1 jogo / 0 Golos
2001/02 - F. C. Southampton - 14 Jogos / 1 Golo
2000/01 - F. C. Southampton - 32 Jogos / 1 Golo
1999/00 - F. C. Southampton - 11 Jogos / 1 Golo
1999/00 - S. L. Benfica - 4 Jogos / 0 Golos
1998/99 - S. L. Benfica - 22 Jogos / 4 Golos
1997/98 - S. L. Benfica - 21 Jogos / 5 Golos
1996/97 - S. L. Benfica - 25 Jogos / 1 Golo
1995/96 - U. D. Leiria - 22 Jogos / 3 Golos
1994/95 - U. D. Leiria - 21 Jogos / 5 Golos
1993/94 - Kawkab A. C. Marrakech - ? Jogos / ? Golos

Tahar, jogador de grande porte, nasceu em Marrakech no ano de 1968 e iniciou a sua carreira a jogar no Kawkab A. C. Marrakech. Pouco tempo depois a direcção do União do Leiria trouxe-o para Portugal, tendo jogado neste clube por duas épocas, após as quais ingressou no Glorioso, clube que representou até ao ano de 2000.

Coleccionador de cartões vários, Tahar sempre impunha o seu estilo de jogo caceteiro àqueles adversários mais distraídos que por ele tentassem passar.

Com 1,90 m e 85 kg era um jogador algo tosco, mas esforçado, com grande apetência para a falta, sendo também por isso várias vezes expulso durante o tempo que passou na Luz.

Desde Setembro de 2005, Tahar assume a presidência do Kawkab Athletic Club de Marrakech (KACM).

Boa semana e bem haja a todos.

Pedro Pereira



Leia Mais…

Antevisão: Setubal vs Sporting

Paulo Sérgio diz que o Sporting até pode jogar mal. O que o técnico não admite é que a equipa não tenha a atitude certa em campo, como aconteceu nas derrotas com o Vitória de Setúbal, para a Taça, e com o Levski Sófia, para a Liga Europa, e pede mudanças para o encontro desta segunda-feira no Bonfim, a contar para a 14.ª jornada da liga portuguesa.

“Assumi um compromisso desde a primeira hora com todos: as minhas equipas podem jogar bem ou mal, mas não podem deixar de ter a atitude correta. O resultado de Setúbal e de Sófia ficou a dever-se a uma atitude errada. Foi isso que mais me desagradou, que mais falámos e é isso que quero ver mudado no jogo de amanhã [segunda-feira]”, afirmou o técnico.

Paulo Sérgio defendeu que o grupo percebeu a mensagem e afirmou que o regresso a Setúbal, depois da eliminação da Taça de Portugal, é uma oportunidade para mostrar que o jogo da semana passada foi “um erro”. “Dominar e comandar não nos pode dar um conforto que nos faça amolecer e facilitar. Entramos bem nas partidas, mas depois, em vez de matarmos o jogo, parece que isto já se resolve. É este estado de espírito que a equipa não pode ter”, defendeu.



O técnico referiu ainda que não vai fazer mudanças radicais na equipa que vai jogar segunda-feira, garantindo que a principal mudança necessária é a atitude, pois “não é a meter cruzes em cima de nomes que andamos para a frente”.

Em relação ao facto de sentir ou não o seu lugar em risco, referiu que “quando não se ganha o lugar está sempre em risco”. “Não ando feliz, compreendo as manifestações de desagrado dos sportinguistas pelo momento que estamos a atravessar, mas ninguém anda mais triste do que eu. Mas, sempre de cabeça erguida e a acreditar que o dia de amanhã será melhor”, disse.




|


Sobre as criticas dirigidas no regresso de Sófia, em especial ao presidente José Eduardo Bettencourt e ao director desportivo Costinha, o treinador manifestou a sua solidariedade.“Seja quem for criticado, eu estou junto. Um Sporting forte é um Sporting unido. Reconheço que as pessoas têm todo o direito de não se sentirem felizes, mas só juntos podemos melhor”, referiu.



A terminar, Paulo Sérgio confessou que o pior momento enquanto técnico do Sporting foi a eliminação da Taça de Portugal, que significou o fim de um objectivo. “O momento mais difícil foi a eliminação da Taça de Portugal. A distância é grande para o líder do campeonato e a Taça era um objetivo importante. É o momento mais negro e que mais me marcou no Sporting, mas, depois de uma semana, tem de se andar para a frente e transmitir confiança ao grupo”, concluiu.



O treinador do Vitória de Setúbal, Manuel Fernandes, não acredita que o Sporting esteja mais fraco no jogo desta segunda-feira, a contar para a 14.ª jornada do campeonato, apesar do triunfo sadino na última semana por 2-1 para a Taça de Portugal. “É sempre de desconfiar destas fragilidades das equipas grandes”, reitera o técnico que diz “não estar preocupado com as fragilidades, porque qualquer jogador do Sporting tem classe para resolver jogos”.

O técnico sabe que o encontro desta noite “vai ser idêntico ao da taça, sem supremacia de nenhuma equipa”, esperando assim que “a equipa tenha a mesma eficácia”. Manuel Fernandes afirma que “tanto o Vitória como o Sporting necessitam de pontos”, pelo que essa é a única diferença entre este jogo e o da Taça de Portugal. O treinador adianta ainda que poderá fazer alterações no onze que irá subir ao relvado do Bonfim. “Podem existir alterações não só estratégicas, mas também a nível dos jogadores”, realça.



Já o guarda-redes Diego, diz esperar “um jogo muito mais difícil”. O jogador brasileiro refere que “o Sporting quer dar uma resposta aos seus adeptos e aos próprios jogadores” tendo em conta o encontro para a Taça. O guardião da baliza sadina não se contenta com um eventual empate perante a formação lisboeta, já que “o Vitória precisa de um bom resultado no campeonato para subir na classificação”. Diego realça que “a ambição do clube é sempre vencer” e espera que o público compareça no estádio. “A equipa joga em casa, tem o apoio dos adeptos e isso torna-a mais forte”, sublinha.

Sobre o mau momento que a equipa de Alvalade atravessa, o guarda-redes afirma que “uma equipa grande como o Sporting vai recuperar, embora se espere que não seja neste jogo contra o Vitória”. O jogador do Vitória de Setúbal tem consciência de que “o Sporting vai surgir muito mais forte do que no jogo da taça”, pelo que para vencer “vai ter de ser muito melhor do que aquilo que foi na última partida”.

Questionado sobre o facto de o seu nome estar a ser falado para representar outros emblemas, Diego diz sentir-se “feliz por haver clubes interessados”, embora a sua “realidade” seja o Vitória, clube com o qual assinou por dois anos. Para o guarda-redes o que importa “é sempre ser feliz seja em Portugal ou no estrangeiro”. A partida entre Vitória de Setúbal e Sporting está marcada para as 19h45, no estádio do Bonfim.



Leia Mais…
domingo, 19 de dezembro de 2010 | 8 comentários | By: BestOfFutebol

Paços Ferreira vs Porto 0-3

Foi uma vitória arrancada a ferros aquela que o FCPorto conseguiu hoje na Mata Real frente a um Paços de Ferreira muito bem organizado e em alguns momentos até superior à equipa dos Dragões.

Sem surpresas, Villas-Boas manteve James Rodríguez e Otamendi no onze inicial mantendo assim a aposta no jovem Colombiano e nas suas boas exibições nos jogos anteriores e FCPorto começou a partida num autêntico massacre, o Paços estava a ter muita dificuldade em aproximar-se da área do Futebol Clube do Porto e aos 11min a equipa Portista faz o primeiro golo: Livre de Hulk e Otamendi marca o seu terceiro golo com a camisola dos dragões, mas a verdade é que a equipa Portista podia ter inaugurado o marcado mais cedo.

Estávamos numa altura em que o FC Porto até podia ter aumentado a vantagem, cinco minutos depois, Falcao liberta-se de tudo e todos e só com a baliza à frente envia a bola ao lado, perdeu-se assim a oportunidade do FC Porto ter uma partida mais sossegada.

Foi a partir daqui que Porto parece ter tirado o pé do acelerador, com o jogo controlado desenvolvia um futebol cada vez mais lento mas assertivo, o Paços vinha crescendo lance após lance, mas não o suficiente para incomodar a baliza Portista, aos 30min, Hulk passa pelos defesas todos, e quando se preparava para fazer o golo, Cássio, o guarda-redes Pacense, tira o pão da boca a Hulk com um carrinho a cortar um lance que daria golo e a tranquilidade ao FC Porto, o intervalo chegaria depois a um jogo que se tornava mais morno a cada momento que passava.



A segunda Parte chega e com ela a surpresa: Villas-Boas decide deixar Falcao no banco e lançar Walter num jogo que parecia controlado, no entanto, surge um Paços revigorado, decidido a travar os Dragões e o jogo mudou de figura, foram os Pacenses a encostar a equipa Portista às cordas, que estava nesta fase um pouco atónita com o que se passava em campo, foram várias as oportunidades que o Paços de Ferreira teve para fazer o empate como aos 47 e aos 50min, que Rondón falhou duas vezes isolado com Helton pela frente.

Aos 60min, Villas-Boas decide tirar James Rodríguez para lançar Souza e tentar dar mais segurança ao meio campo Portista que tinha definitivamente perdido o controlo do jogo mas a medida não resultou como jovem treinador Portista desejava, os minutos passavam e a incerteza do resultado era cada vez maior, apesar do frio, os adeptos Portistas suavam, a equipa estava a ganhar mas o Paços dava a sensação de poder empatar a qualquer momento.



Na equipa Portista, só Hulk dava sinais de querer mudar alguma coisa e era precisamente o Brasileiro que ainda ia agitando o ataque dos Dragões, se bem que por vezes acusava o seu maior defeito: Ser individualista! Só não o foi aos 75m, num lance que recebe a bola descaído na direita e numa atitude surpreendente tenta servir Walter quando podia ter rematado para o golo, o lance perdeu-se porque nem Walter acreditou que Hulk iria passar aquela bola.

O jogo ia caminhando para o fim, o FC Porto nesta fase tinha acertado mais nas marcações e nas transições para o ataque, apesar do Paços ainda representar perigo, sempre pelo seu avançado Rondón, eram cada vez mais diminutas as oportunidades de haver uma surpresa como desejava o Presidente Pacense, até chegarmos aos 89m, livre descaído sobre a esquerda que Guarín cobra, David Simão corta a bola com o pé o árbitro assinala penaltie erradamente, Hulk cobre a marca dos 11metros e o FC Porto faz o 2-0 e a tranquilidade do jogo.



Antes de terminar, já o jogo ia no 4º minuto de desconto, Hulk ainda consegue fazer uma maldade sobre o defesa do Paços deixando-o para trás, entra pela área encostado à linha e no momento certo faz o passe para Walter encostar para dentro da baliza estabelecendo o 3-0 e resultado final para o FC Porto.

CONCLUSÃO:
O FC Porto termina o ano com uma serie impressionante de 35 jogos sem perder, mantendo assim a distância de 8 pontos para o segundo classificado Benfica, num campo dificílimo de jogar, onde o FC Porto perdeu pontos em anos anteriores, boa vitória e um bom passo para o objectivo final de ser campeão Nacional.

Texto: Hugo Pinto (BestOfFutebol)

Villas Boas:

«O resultado final é conseguido após um período fortíssimo do Paços. Tivemos muitas dificuldades, mas na primeira parte podíamos ter chegado a uma vantagem mais confortável. O Paços esteve forte e teve boas oportunidades na segunda parte. Esta é uma deslocação complicada, a um campo emocional. Cansaço na minha equipa? Creio que não. Temos de dar mérito total ao Paços. Correu muitos riscos e teve uma grande ascensão na segunda parte. Tivemos três dias de recuperação, o que é suficiente. O Paços podia ter feito golos, mas o Porto antes também podia ter marcado mais. O normal seria que o jogo terminasse em 0-1. Mas naqueles dez minutos finais tudo podia acontecer.»



Os objectivos que pretendia foram alcançados?
«Para já os objectivos estão a ser cumpridos. Tivemos um Dezembro só com vitórias. É importante agora que a equipa se reencontre e continue a vencer em Janeiro. Não sei se o Benfica vai ou não vacilar, mas temos dois jogos agora em casa e queremos controlar a vantagem. Teremos de estar sempre alertas.»

Rui Vitoria:
«Sinto algo esquisito. Perdemos mas estou satisfeito porque criámos problemas ao F.C. Porto. Não posso ficar magoado com os meus jogadores. Fomos penalizados porque tivemos um bom conjunto de oportunidades na cara do Helton e não marcámos. Estivemos dentro do jogo até ao minuto 90. O resultado é enganador. O Porto entrou muito forte, mas a partir do meio da primeira parte soltámo-nos um pouco mais e na segunda parte chegámos a encostar o Porto ao seu sector mais recuado. Esta noite o adversário foi mais feliz.»



Helton:
«Acho que o grupo está de parabéns, o resultado foi fruto do trabalho desde o início do jogo, ficou bem clara a disposição e entrega em busca de um resultado destes. A equipa soube sofrer e conseguimos o nosso objectivo, que era a vitória.»



[Sobre a braçadeira de capitão e a titularidade] «Estou aqui para dar a cara pelo grupo, mas capitães somos todos, desde Falcao ao Helton, pelo espírito colectivo. Sempre que necessário, darei a cara mas capitães somos todos. Não existem titulares absolutos, todos trabalhamos com o intuito de ajudar o F.C. Porto e quem estiver vai dar o seu máximo.»

[Sobre a renovação] «O que prometo é trabalhar ainda mais. Se precisarem do meu trabalho, e espero que sim, agradeço, é óbvio, mas não me tira o sono. Tenho contrato até 2012 e não está na hora de pensar nisso.»

Hulk:


Otamendi:




Leia Mais…

Agressão a tratador Águia Vitoria

Mais uma vez problemas no estádio da Luz com stewards, desta vez o agredido foi um membro da própria casa, e pelos vistos já não é a primeira vez que tal acontece, no intervalo do jogo para a Taça com o Arouca, em Outubro, Bernabé já se tinha envolvido num incidente com seguranças na Luz.

Por aquilo que tive oportunidade de ver esta manha, penso que neste artigo todos estaremos com a mesma opinião, é bárbaro e o que aconteceu com o Tratador da famosa Águia Vitoria, o Sr. Bernabé, que depois de tantos anos de dedicação ao Benfica é tratado desta maneira...

Mas isto é algo que não é de admirar, porque se repararem todas as pessoas que começam a ter muito protagonismo, são varridas do Benfica, o único que pode ter esse protagonismo é o seu Presidente o todo PODEROSO Luís Filipe Vieira.

«Quando me preparava para fazer o número com a águia apareceram três 'stewards' que me deitaram ao chão. Depois de me humilharem, queriam que fosse fazer o voo da águia, mas neguei-me. Rui Pereira [chefe de segurança do clube] deu-me cinco minutos para abandonar as instalações» — as declarações pertencem a Juan Bernabé, treinador da águia Vitória

O Advogado do sr. Barnabé veio a publico defender e explicar o que se passou com o seu cliente, e prometeu para hoje (estejam atentos que teremos aqui a conferencia de imprensa) uma explicação detalhada sobre o sucedido, veremos se a "PIDE" encarnada o vai permitir...



Depois veio o Sr. João Gabriel, o mesmo que em tempos veio criticar o Sporting pelo "choradinho" feito depois do Roubo que aconteceu no jogo da final da Taça da Liga entre o Benfica e o Sporting, e que posteriormente, veio fazer outro choradinho por causa do jogo do Guimarães, e que por isso nos merece a consideração e a credibilidade que merece, dizer o seguinte:



O que pede aos jornalistas...? Então acha que é normal um homem que esteve 6 anos a trabalhar pelo Benfica sem ganhar nada, a dedicar-se pela causa de um clube, ser tratado dessa forma...?

"Uma pessoa que não respeitou a instituição e que não cumpriu com as normas desta casa" Cada vez mais este Benfica me surpreende, quer dizer como não cumpriu as normas (será?) mas mesmo que seja, como não cumpriu, porrada nele... É assim...?

Por toda a razão que o Benfica possa ter, acham que é à base da violencia que se resolvem as coisas? Então e reunião que tiveram com o Ministro da administração interna? Será que vão fazer outra reunião...? Quer dizer pelo que podemos constatar, a violencia só é recriminada quando são os outros... Nada que o BestOfFutebol já não tivesse alertado no vídeo da Inocência no Futebol



O Moralismo continua para os lados do estádio da Luz... Penso que é inadmissível o que aconteceu, com uma pessoa que trabalhou e dedicou-se pelo Benfica da forma que o sr. Barnabé o fez, ser tratado à "porrada" mas infelizmente este Benfica já nos tem habituado a estas situações...

Pelos vistos a única forma que conhecem para conseguirem ser ouvidos, é à base da violencia e da chantagem (pedidos aos sócios, pressões sobre Vítor Pereira)e agora isto.....?!?!?!?! Inacreditável...

Como disse no inicio, penso que todos estamos de acordo em relação a este assunto, basta vermos alguns dos comentários de elementos do Benfica...





No meio de tanta informação e contra informação, estejam atentos porque esta noticia estará sempre a ser actualizada, assim que novos factos sejam lançados a publico, nomeadamente a conferencia de Imprensa do Sr. Barnabé...

Declarações do sr. Barnabé:
«Proibiram-me de entrar pelo túnel dos jogadores, estou sempre a ser humilhado em todos os jogos. Neguei-me a entrar pela porta da maratona porque estava a chover. passámos muito mal pelo parque de estacionamento, com insultos e agressões. O chefe de segurança Rui Pereira dificulta-me sempre a vida, está sempre a humilhar-me»

«Fui agredido, deitado ao solo por três seguranças. Recebeu ordem directa do administrador, o senhor Domingos Soares Oliveira, para abandonar as instalações, se não ia saber quem ele era.»



Texto: R.A (BestOfFutebol)


Leia Mais…