quinta-feira, 30 de dezembro de 2010 | 3 comentários | By: BestOfFutebol

Melhor Porto 2010


Para todos os amantes do FC Porto, aqui fica o melhor que o Porto fez nos primeiros 5 meses da época de 2010 / 2011.
As melhores Jogadas, os melhores remates, as melhores defesas e os melhores Golos, tudo que um Adepto do FC Porto gosta de ver...

Não queríamos deixar passar o ano sem antes colocar para todos os nossos visitantes, um apanhado do que melhor fez o FC Porto na época 2010.

Por acharmos que todos os visitantes do BestOfFutebol merecem o melhor, aproveitamos esta oportunidade para informar, que nos próximos dias teremos um site novo. Onde continuará a ter todos os resumos e cronicas aos jogos, assim como todas as noticias mais importantes sobre o Futebol em geral.

Com a vantagem de ter um site com mais opções e com a possibilidade de ter sempre as noticias mais disponíveis e acessíveis ao seu dispor...

1ª Parte:

-


2ª Parte:
-



3ª Parte:
-


Espero que tenha gostado, dentro em breve colocaremos os melhores lances e melhores golos de cada jogador...

Mas por enquanto fico a espera das vossas opiniões para vermos quais foram os melhore golos desta época...

Abraço a Todos, com a esperança que todos se despeçam deste ano da melhor forma... e que o 2011 nos traga tudo aquilo de bom que 2010 se esqueceu de trazer...

Cumprimentos
BestOfFutebol


Leia Mais…

Fucile até 2014

Fucile formalizou ontem a renovação com o FC Porto, assinando um contrato válido até 2014 que fica blindado por uma cláusula de 20 milhões de euros. Aliás, só faltava mesmo a assinatura do uruguaio, porque o entendimento entre as partes estava garantido há muito, tal como o próprio jogador admitira antes de embarcar para as férias de Natal. A revisão contratual agora finalizada deverá colocar um ponto final nas especulações sobre a continuidade do lateral, pelo menos no que diz respeito à janela de mercado que se abre em Janeiro.

Ainda recentemente, o uruguaio tinha sido associado a um suposto interesse do Liverpool, isto depois de terem igualmente chegado ecos de alegadas piscadelas de olho provenientes de Espanha e de Itália. Apesar de nem sempre fazer parte das opções de André Villas-Boas, alternando com Sapunaru no onze, Fucile foi sublinhando, nas suas últimas intervenções públicas, a vontade de continuar no plantel portista, onde apenas Helton o suplanta no que diz respeito à antiguidade. Da parte do FC Porto - que reforça a posição face às anunciadas investidas de mercado sobre um dos jogadores mais valorizados no último Mundial -, o uruguaio recebe também um sinal claro de confiança, adiando para outra altura, se for caso disso, a hipótese de experimentar outros campeonatos.

A renovação de Fucile insere-se num plano de gestão da SAD portista que será alargado a outros jogadores. Uns porque têm alíneas nesse sentido inseridas nos contratos anteriores, outros porque o seu rendimento suscitou o interesse de, atempadamente, rever a ligação contratual. Como tem sido noticiado, Sapunaru, Belluschi ou Falcao - mas não só - estão entre os casos a resolver. Aliás, o único contrato que termina no final desta época é o de Mariano. De resto, o FC Porto tem as peças nucleares bem protegidas e, pelo menos entre os actuais titulares, só Helton, que até assumiu a braçadeira de capitão esta temporada, termina a ligação aos portistas em 2012.



Fucile assinou o novo contrato e fez questão de sublinhar a relação especial que o une ao clube e à cidade. "O Porto é a minha segunda casa", disse. "Sinto-me bem, estou muito feliz por ter renovado contrato com o FC Porto. O clube é parte da minha vida.

Vou continuar a trabalhar com a mesma vontade que tinha no primeiro dia em que aqui cheguei, de forma a ajudar a equipa a ganhar mais títulos e a atingir os seus objectivos", acrescentou ainda. "Estes anos têm sido muito bons e assim irá continuar a ser. Sinto sempre muito carinho dos portistas em todos os lugares a que me desloco e isso também se traduz numa motivação diária para treinar e ajudar a equipa a vencer". Agora que formalizou o novo contrato, o uruguaio diz que só fica a faltar uma coisa. "Gostava que este ano da renovação ficasse marcado por mais um título de campeão.

No ano passado não conseguimos o "Penta", mas este ano queremos voltar a ganhar. A nível pessoal também quero contribuir para o sucesso do FC Porto e somar mais títulos ao meu currículo, por isso todas as perspectivas que tenho em mente são bem positivas".


Leia Mais…
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010 | 4 comentários | By: BestOfFutebol

Cardozo em litígio com Benfica

Depois da não comparência de Óscar Cardozo, no inicio dos treinos do Benfica, gerou-se de imediato algum barulho em redor deste assunto, inicialmente pensei que era mais uma forma da CS ter com que encher as paginas dos jornais, mas pelos vistos...

Óscar Cardozo, não compareceu nos inícios de trabalho do Benfica, porque aparentemente o seu filho tinha sido contaminado com a Gripe A, e desta forma Cardozo, entendeu que não estariam reunidas as condições para treinar com a camisola da águia ao peito, porque a sua cabeça estaria com o seu seu filho no Paraguai.

Até aqui penso que está tudo entendido... O Estranho é a reacção do Benfica, mais propriamente de Rui Costa, que pelas palavras de Cardozo (não tinha motivos para mentir) lhe disse que não aceitava a sua falta nos treinos e que exigia o regresso mais rapidamente possivel.



E mais estranho ainda é a ficha que vem no relatório do treino, Cardozo, ausente por motivos pessoais, devidamente autorizado he he Como podem ver nas próprias declarações do Gaitan, a direcção do Benfica pode estar a criar um problema dentro do balneário, porque nenhum jogador pode deixar de ficar solidário com um colega de campo, que tem um problema como o Cardozo está a ter...

E depois disto tudo e pelas ultimas noticias, Óscar Cardozo chega amanhã de manhã a Lisboa, num voo proveniente de São Paulo com partida inicial de Assunção, capital do Paraguai. Takuara virá sozinho, permanecendo o filho e a esposa no seu país.

à espera do internacional paraguaio estará uma série de exames de despistagem da gripe A, patrocinada pelo clube, apesar de já ter sido vacinado este ano contra a gripe sazonal, que desta vez contempla a estirpe da Gripe A.

É seguro que não irá para o Seixal nos dias seguintes, razão pela qual não deva ser opção para o jogo de domingo, frente ao Marítimo, no Estádio da Luz, a contar para a Taça da Liga.

Agora eu Pergunto:
Se não vai estar no seixal nos próximos dias e possivelmente não irá jogar no Domingo, porque é que o Homem não pode ficar ao pé do seu filho numa altura tão difícil e delicada como esta?

Recorde-se que o período de incubação do vírus pode variar entre um a sete dias e causa alguma estranheza, por isso, que Takuara venha já para Portugal. Provavelmente, pode ficar afastado do plantel até que o departamento médico benfiquista considere seguro para os restantes colegas, pelo perigo de contágio.


Leia Mais…
terça-feira, 28 de dezembro de 2010 | 1 comentários | By: BestOfFutebol

Villas Boas mais Dragão

Em dia de aniversário de Pinto da Costa, foi o presidente do F.C. Porto que ofereceu a prenda. O dirigente prolongou o contrato de André Villas-Boas como treinador da equipa principal por mais uma época, num acto público e com muitas testemunhas: toda a equipa técnica, mais estrutura da SAD e órgãos sociais do clube, que bateram palmas após a conclusão do acto formal.

A renovação do contrato com Villas-Boas, que a partir de hoje se mantém com vínculo até 30 de Junho de 1013, já foi aliás comunicada à CMVM. Num curto comunicado, o F.C. Porto informa que a renovação é por uma época e não refere a existência de qualquer cláusula de rescisão. Naturalmente, o treinador sai desta renovação com condições contratuais melhoradas.

A renovação aconteceu no auditório do Dragão, também perante os jornalistas, isto porque, explicou Pinto da Costa, «este acto não deve ser feito num simples gabinete, mas deve ser tornado público». Pinto da Costa quis desta forma dar dimensão ao acto da renovação de Villas-Boas. «Quando no início da época apresentámos o treinador, não foi um acto de coragem ou de arrojo.»

«Conheço o André Villas-Boas desde os quinze anos e sabia que não era uma promessa, era já uma certeza», adiantou Pinto da Costa, que não quis classificar este acto como um voto de confiança. «Um voto de confiança só tem sentido quando não há confiança. Para mim só existe uma maneira de dar confiança ao treinador, é renovar-lhe o vínculo aumentando-lhe o prazo do contrato.»



O jovem treinador assinou com os azuis e brancos há cerca de seis meses, pelo que naturalmente é uma surpresa uma renovação de contrato tão prematura até Junho de 2013. «É um grande privilégio e uma honra para mim. Estou consciente que ganhamos sempre quando estamos todos unidos», disse Villas-Boas.

O treinador considerou que esta renovação «é um voto de confiança e de apreço» no trabalho por ele efectuado. «Estamos a meio de um caminho que é longo e esperamos levá-lo até ao fim com muitos sucessos. É uma honra ter esta confiança ao meu dispor e espero aproveitá-la para conseguir títulos para o clube.»

Perante um auditório do Dragão cheio de gente do clube, desde os adjuntos que o acompanham diariamente até toda a estrutura da SAD, Villas-Boas repetiu que é um privilégio estar no F.C. Porto. «Agradeço todas as condições que colocam ao meu dispor para poder fazer o meu trabalho da melhor forma.»

Pinto da Costa, que já tinha dado início à conferência de imprensa, antes de chamar o treinador ao palanque e de com ele formalizar com uma assinatura a renovação de contrato, não deixou de desejar que a ligação vai mais longe do que 2013. «Espero que esta seja só a primeira de várias renovações de contrato», disse.



Leia Mais…

Escolhas Pinto da Costa

Não falta quem diga que é melhor dar que receber sem nunca passar das palavras aos actos. Pois bem, no dia em que cumpre o seu 73º aniversário, Pinto da Costa, presidente do FC Porto há mais de 28 anos, aceitou o desafio de dar em vez de receber. Na verdade, aceitou partilhar, com os leitores de O JOGO, algumas das escolhas que foi fazendo ao longo do trajecto que o tornou num dos presidentes mais bem-sucedidos da história do futebol mundial e também num dos que registam maior longevidade no cargo.

73 anos de vida e mais de três décadas de dirigismo ao mais alto nível - foi director do departamento de futebol antes de assumir a presidência do FC Porto -, caucionados pelos quase 70 títulos acumulados só no futebol e pelo convívio diário com alguns dos melhores treinadores, jogadores e dirigentes de sempre, garantem-lhe um crédito único no momento de fazer uma lista com o seu "best of". Sem querer estragar o prazer da descoberta aos leitores, sempre podemos adiantar que há algumas surpresas entre os tops de Pinto da Costa que publicamos aqui ao lado. Não é o caso da presença de Eusébio entre os seus cinco melhores jogadores de sempre, onde Maradona não coube apenas por falta de espaço. Mas não haverá muita gente capaz de adivinhar qual é o primeiro nome que o presidente do FC Porto menciona no momento de eleger os treinadores com mais potencial. E também não haverá quem saiba porque é que uma vitória frente ao Penafiel por 1-0 lhe merece o mesmo destaque dos históricos triunfos em Viena, Sevilha ou Gelsenkirchen.

Batalhas:

"Quando nos quiseram tirar a Taça de Portugal do Estádio das Antas, com o argumento que o Estádio Nacional era 'muito helénico'. Na verdade, era porque o FC Porto estava na final. Acabámos por vencê-la e disputar a final aqui."

"A batalha do rebaixamento do Estádio das Antas. Dentro da Direcção, havia muita gente contra: uns diziam que passava um rio por baixo, outros que havia um cemitério, e só tive apoio do Óscar Cruz, responsável das obras. Tive oposição interna e depois externa, com o pedido de subsídios que eram sempre recusados. Só andaram para a frente graças ao ministro Valente de Oliveira, que acabou por desbloquear a questão."

"A construção do Estádio do Dragão. O célebre Plano de Pormenor das Antas. Uma batalha terrível em que quem mais devia lutar por este equipamento fez tudo para o destruir e bloquear de todas as maneiras. Foi uma batalha ganha, e todos temos orgulho no nosso estádio e na sua envolvência."

Dinheiro:

O dinheiro é importante para que as pessoas possam ter uma vida digna, possam manter a sua independência e possam ajudar quem precisa e mereça. Agora, a obsessão pelo dinheiro... às pessoas que estão obcecadas, costumo dizer que não dá para o levar no caixão. As pessoas devem gozar a vida e proporcionar o bem-estar a quem as rodeia e é para isso que o dinheiro serve.

Trabalho:

O trabalho é um direito e uma obrigação de todas as pessoas e a sua falta é um dos principais problemas da nossa sociedade. Pelo menos, daqueles que querem trabalhar, porque há muitos que não querem e preferem viver de subsídios. Mas é dramático perceber que há muita gente que quer trabalhar e não pode. E mais ainda quando, ao mesmo tempo, ficam sem trabalho famílias inteiras. É um dos problemas que este país tem de encarar de frente e ultrapassar.

Amizade:

A amizade é um sentimento único e sublime. Traduz o lado positivo da vida. É, de facto, raro e especial perceber que se tem uma pessoa de quem se pode dizer, no verdadeiro sentido da palavra, que é nosso amigo. Por definição, um amigo não o é por interesse, mas sim por se identificar com os interesses e o carácter do outro. Só o prazer de usufruir da sua companhia e de, muitas vezes, ter o privilégio de lutar ao seu lado por aquilo em que ambos acreditam é um privilégio. Especialmente quando as amizades perduram muitos e muitos anos, como acontece sempre que são verdadeiras.

Amor:

O amor também não é mau. Em muitos aspectos, é semelhante à amizade. O amor fraternal pode ser fantástico, o amor no seio da família é muito importante e o amor entre duas pessoas é especial. É algo que nos leva a fazer tudo o que está ao nosso alcance para proporcionar o bem-estar às pessoas que amamos e também um sentimento que nos proporciona uma felicidade ímpar. É um sentimento fundamental para a realização de qualquer pessoa.

Sexo:

O sexo do meu tempo, que é o que ainda mantenho, é algo de normal, mas que, para mim, só tem significado, quando as duas pessoas se entregam totalmente e com amor.

Casamento:

Há dois tipos de casamentos: um que eu não compreendo, embora tenha sido promulgado e, portanto, sobre esse não falo. Sobre o casamento tradicional, entre homem e mulher, digo que é um relacionamento especial que começa por ser muito bonito, mas pode acabar feio. Quando uma pessoa toma a decisão de casar, naturalmente, está convencido que está a tomar um passo importante e seguro, que muitas vezes não o é. Por isso é que há tantos divórcios. Eu já tenho dois e não vou ficar por aqui porque estou a planear casar uma quarta vez. Mas todos reconhecemos que um casamento que dure 50 anos é algo de fantástico.

Escola:

A escola é absolutamente fundamental em qualquer sociedade que pretenda ter um futuro. É com base naquilo que aprendemos na escola que partimos na aventura da vida e por isso mesmo deve haver todo o investimento e todo o cuidado com essa área da sociedade para dispensarmos à educação a atenção que merece.

Justiça:

A Justiça é sempre atacada, por tudo e por todos, mas parece-me que exageradamente e de uma forma injusta. Em todos os ramos e actividades há melhores e piores profissionais, mas acho que a Justiça, mesmo tardando, ainda se faz neste país. E eu acredito na Justiça.

Fé:

A fé ou se tem ou não se tem. Eu tenho. Fui criado no seio de uma família católica, o que muitas vezes não é suficiente, porque muitas pessoas acabam por perdê-la. Eu mantenho a minha fé e as minhas crenças e tenho motivos para isso porque nos momentos mais complicados nunca a perdi e sempre senti que há uma ajuda que ultrapassa o aqui que é explicável e natural.

Espírito de Missão:

Todos nós temos obrigações perante os outros e, quando podemos ser úteis, muitas vezes temos de colocar o nosso próprio interesse para trás das costas e fazer aquilo que é mais importante para a comunidade.

Natal:

Vejo sempre o Natal como um momento de felicidade. Ainda este Natal tive a felicidade de estar com a pessoa que amo e com a minha filha. Não me restarão muitos Natais, mas ainda espero poder passá-lo com a mulher que amo, com a minha filha e com o meu filho. Gostava que nos pudéssemos juntar os quatro.

Família:

A família é a base de uma sociedade saudável e funcional. É fundamental para o bem-estar de cada um de nós, para nos sentirmos parte de algo maior e mais importante que nós próprios.



Datas com Historia:

28 | Dezembro | 1937
Nasce na freguesia de Cedofeita, no Porto.

20 | Dezembro | 1953
Torna-se o sócio número 26 636 do FC Porto. A quota é de 20 escudos.

| 1962
Começa por ser vogal da secção de hóquei em patins.

26 | Fevereiro | 1967
Passa a ocupar funções no pugilismo, onde conhece Reinaldo Teles.

Maio | 1969
Empossado como director das Actividades Desportivas Amadoras.

13 | Maio | 1976
Aceita o convite do presidente Américo de Sá para assumir funções como director do departamento de futebol.

23 | Junho | 1976
José Maria Pedroto é anunciado como treinador para a época de 1976/77.

18 | Maio | 1977
O primeiro troféu como director do futebol: a Taça de Portugal.

11 | Junho | 1978

Ponto final no jejum de 19 anos. O FC Porto sagra-se campeão nacional.

Verão | 1980
Abandona a Direcção, sendo substituído no departamento de futebol por Teles Roxo.

17 | Abril | 1982
É eleito presidente do FC Porto, com 4573 dos 5024 votos contabilizados.

23 | Abril | 1982
Empossado presidente. Nesse ano, o hóquei em patins vence a Taça das Taças e o ciclismo ganha a Volta a Portugal.

| 1983
O basquetebol sagra-se campeão nacional.

16 | Maio | 1984
O FC Porto perde a final da Taça das Taças diante da Juventus.

21 | Junho |1986
O FC Porto sagra-se campeão europeu de hóquei em patins. Nesse ano, o voleibol conquista o título nacional.

7 | Janeiro | 1985
Morre José Maria Pedroto, "o treinador de Pinto da Costa".

Maio | 1985
Campweão nacional, com Artur Jorge como treinador.

17 | Dezembro | 1986
Vitória sobre o Benfica por 1-0, na inauguração do rebaixamento do Estádio das Antas.

27 | maio | 1987
O FC Porto sagra-se campeão da Europa vencendo o Bayern de Munique por 2-1, no Estádio do Prater.

13 | Dezembro | 1987
Campeão do mundo em Tóquio, Japão, ao derrotar, na neve, o Peñarol.

13 | Janeiro | 1988
Conquista da Supertaça europeia com dupla vitória sobre o Ajax.

Junho | 1990
O hóquei em patins conquista o segundo título de campeão europeu.

28 | setembro | 1993
O FC Porto comemora 100 anos de vida.

Maio | 1994
A equipa de hóquei em patins vence a Taça CERS, feito que repetiria na época seguinte.

27 | Agosto | 1994
Na madrugada deste dia, um acidente de viação tira a vida a Rui Filipe.

7 | Maio | 1995
O FC Porto, treinado por Bobby Robson, ganha em Alvalade, sagrando-se campeão.

12 | Maio | 1996
O bicampeonato é uma realidade. Oitavo título em 12 anos para Pinto da Costa.

18 | Setembro | 1996
Já com António Oliveira como treinador, o FC Porto conquista a Supertaça Cândido Oliveira derrotando o Benfica, por 5-0, em pleno Estádio da Luz.

17 | maio | 1997
Pinto da Costa conquista o tri que escapara ao clube em três ocasiões.

30 | Junho | 1997
Os associados aprovam por unanimidade a criação das SAD para o futebol e o basquetebol.

3 | Janeiro | 1998
Pinto da Costa toma posse para cumprir o sexto mandato. Já soma 16 anos como presidente do FC Porto.

26 | abril | 1998
O FC Porto iguala o Sporting conquistando quatro campeonatos seguidos.

12 | Abril | 1999
O andebol ganha o campeonato, o único título que faltava a Pinto da Costa em 16 anos como presidente.

30 | junho | 1999
A festa do penta no Estádio das Antas. Uma semana antes, o FC Porto garantira a conquista do título com uma vitória em Alvalade.

5 | agosto | 2002
É inaugurado o Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto/Gaia.

23 | abril | 2003
Pinto da Costa completa 20 anos na presidência portista.

21 | maio | 2003
O FC Porto conquista a Taça UEFA ganhando ao Celtic, por 3-2, na final disputada no Estádio Olímpico de Sevilha.

16 | Novembro | 2003
É inaugurado o Estádio do Dragão, com capacidade para 50 mil espectadores e um dos 10 estádios do Euro'2004.

25 | novembro | 2003
O FC Porto recebe o Manchester United para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, no primeiro jogo europeu no "Dragão".

31 | Dezembro | 2003
Pinto da Costa é sócio do FC Porto há precisamente 50 anos. Numa cerimónia organizada pelo Conselho Cultural recebe a roseta de ouro.

26 | maio | 2004
Pinto da Costa festeja na Alemanha o segundo título europeu do FC Porto com uma vitória na final por 3-0, diante dos franceses do Mónaco. Este é igualmente o jogo da despedida de José Mourinho.

12 | Dezembro | 2004
Com Victor Fernandez a treinador, o FC Porto conquista a sua segunda Taça Intercontinental, diante do Once Caldas.

24 | janeiro | 2004
O último jogo oficial no Estádio das Antas.

4 | Dezembro | 2004
Pinto da Costa lança o livro "Largos dias têm cem anos".

17 | abril | 2007
Pinto da Costa cumpre 25 anos à frente do FC Porto.

23 | abril | 2007
É lançada a primeira pedra do Dragão Caixa, o pavilhão multiusos do FC Porto, que será inaugurado oficialmente esta noite.

5 | abril | 2008
O FC Porto goleia o Estrela da Amadora e conquista o tricampeonato. O 23º do clube, 16º da era Pinto da Costa.

16 | Junho | 2008
UEFA confirma FC Porto na Champions, depois das dúvidas levantadas pelas averiguações decorrentes do processo Apito Dourado. Foi a primeira parte de uma importante vitória jurídica dos portistas, que viria a concluir-se quase um mês depois - 15 de Julho - quando o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) encerrou em definitivo o assunto.

23 |Abril |2009
27 anos depois de ter tomado posse, Pinto da Costa concretiza um dos grandes objectivos, inaugurando o pavilhão das modalidades, baptizado como Dragão Caixa.

10| Maio |2009
Os dragões ganham por 1-0 ao Nacional e confirmam matematicamente o tetracampeonato. O segundo da história do clube, algo que só o Sporting tinha conseguido até então.

30 | Maio |2009
O FC Porto vence no Jamor o Paços de Ferreira, por 2-0, e conquista a 14ª Taça de Portugal, a 10ª da era presidencial de Pinto da Costa.

9 | Agosto | 2009
Outra vez o Paços de Ferreira como adversário, agora na Supertaça. O FC Porto vence e carimba a 16ª do currículo de troféus.

24 | Abril | 2010
FC Porto vence a Oliveirense e sagra-se eneacampeão de hóquei em patins. Nove títulos consecutivos, feito inédito na modalidade.

16 | Maio | 2010
Mais uma final da Taça de Portugal: o FC Porto vence o Chaves, por 2-1, e conquista a 15ª Taça.

7 | Agosto | 2010
Estreia oficial de André Villas-Boas. O FC Porto vence o Benfica, por 2-0, e garante a 17ª Supertaça .



5 Jogadores:

PELÉ
CRUYFF
DI STÉFANO
MADJER
EUSÉBIO

"Só fica de fora o Maradona, não por falta de qualidade, mas por falta de espaço"

Equipas:

AJAX de Cruyff
BARCELONA de Guardiola
REAL MADRID de Di Stéfano
FC Porto de 1987
SPORTING dos Violinos

Clubes:
Barcelona

Miúdos em que viu mais potencial:

VÍTOR BAÍA - "Nem sequer era titular, mas percebi logo que era especial e mandei assinar contrato com ele"

RICARDO CARVALHO - "Ia ser dispensado para o Trofense, mas eu não deixei"

DECO - "Quando o vi, com apenas 18 anos, percebi logo o potencial que tinha"

JORGE COSTA - "Vi-o ainda júnior, estava para ser emprestado ao Penafiel e eu já não queria que ele fosse"

ROMÁRIO - "Queria ficar no FC Porto quando veio cá com o Vasco da Gama, e percebia-se o jogador que viria a ser"

Vitórias:

Viena'87
Tóquio'87
Sevilha'03
Gelsenkirchen'04
VITÓRIA EM PENAFIEL - "Ganhámos com um golo do Bobó. Foi o último jogo em que o Pedroto esteve no banco. Sabia que ele ia para Inglaterra para tratamento, embora ele ainda não o soubesse"

Derrotas:

Juventus em Basileia, na Taça das Taças
"Essa e as duas Supertaças europeias que perdemos, não me lembro de mais..."

Dirigentes:

Dr. CESÁRIO BONITO - "Foi um grande dirigente e lutador em prol do FC Porto e do Norte"

SANTIAGO BERNABÉU - "Com quem privei quando ainda era director e que me impressionou pelos conhecimentos de futebol"

JOSEP LLUÍS NÚÑEZ - "Grande presidente do Barcelona"

Fernando Martins - "O presidente máximo do Benfica"

AFONSO PINTO DE MAGALHÃES - "Ao lado de quem fui dirigente durante três anos"

Treinador com mais potencial:

"Acredito que o António-Pedro Vasconcelos merecia uma oportunidade no Benfica e o Eduardo Barroso no Sporting. Mas mais a sério..."

LEONARDO JARDIM - "O actual treinador do Beira-Mar parece-me poder fazer uma boa carreira"

VÍTOR PEREIRA - "Membro da equipa técnica de André Villas-Boas e um valor seguro para o futuro"

Mulheres bonitas:

"Para mim, a beleza é interior, tanto como exterior. Por isso..."

A minha MÃE
A minha filha, JOANA,
As minhas irmãs ALICE e EDUARDA
e a FERNANDA MIRANDA

Locais:

Porto
Viena
Sevilha
Natal (Brasil)
ROTUNDA DO AEROPORTO EM LISBOA - "Gosto sempre de lá passar quando me venho embora"


Leia Mais…

Benfica Sempre - 4ª Edição

Saudações Benfiquistas

Cá estamos nós a chegar ao fim de mais um ano e como não podia deixar de ser, acontece nesta quadra a já tradicional paragem do campeonato portuga de futebol que começou no dia 20 de Dezembro 2010 indo-se prolongar até 07 de Janeiro de 2011

Pelas minhas contas são cerca de 18 dias sem campeonato, sem taças sem nada, nós em Portugal gostamos mesmo é de descansar, e depois em alturas de grande aperto espetam com as partidas da taça da liga no meio, mas no natal não pode ser, os meninos aqui são bem tratados, ganham bem e ainda tiram 18 dias de férias para comerem umas rabanadas e cantarem musiquinhas de natal, vá o que importa é que eles se sintam bem, porque para trabalhar vão ter tempo quando forem jogar para o estrangeiro, que paragens por lá … há poucas.

Na passada quinta-feira dia 23 de Dezembro, o Jornal de Noticias publicou um artigo que dava conta da divida à banca dos clubes portugueses de futebol, aqui fica um excerto.

“Benfica, FC Porto e Sporting devem um total de 322,8 milhões de euros em empréstimos bancários e no prazo de um ano terão de liquidar quase metade desse valor (156,2 milhões). Uma situação insustentável e que, face às receitas previstas (venda de jogadores é inevitável), vai obrigar os clubes a contrair novos empréstimos para pagar os que se vão vencendo. A SAD do Benfica é a mais endividada, com um total de 216,6 milhões de euros em empréstimos bancários, o que representa mais do dobro do que FC Porto e Sporting devem à banca em conjunto. Para agravar a situação financeira - cujo passivo ascende os 420 milhões de euros - os encarnados têm um ano para pagar ao banco 92,2 milhões.”

Como sempre se soube, os clubes têm vivido acima das suas possibilidades, no caso em concreto do Benfica, faz me muita confusão o facto de se ter gasto tantos milhões e se dever tanto e os resultados desportivos serem medíocres, (exceptuando-se claro uma época ou outra), das duas uma ou a gestão que está a ser feita é tão má a ponto de não se conseguir materializar os milhões investidos, ou então passar-se-á alguma coisa menos clara dentro do clube, só para que se conste Alverca não fica assim tão longe da luz e o que se passou com esse satélite do Benfica depois de Luis Filipe Vieira por lá ter passado ainda provoca interrogações a muitos.

Michel Preud’homme
Michel Georges Jean Ghislain Preud’Homme, nasceu em 24 de Janeiro de 1959, em Ougrée, Bélgica.

Começou a jogar como profissional no Standard de Liège na época de 1977, em 1986 transferiu-se para o YRKV Mechelen, aos 35 anos pela mão de Manuel Damásio rumou à luz estávamos então em 1996, onde permaneceu até completar 40 anos.

Guarda-redes de muito completo, chegou á luz em 96, dois anos depois de ter conquistado o troféu Troféu Lev Yashin, enquanto melhor guarda redes do Campeonato Mundial de Futebol em 1994, tendo despertado algum receio entre os adeptos porque seria o primeiro guarda-redes estrangeiro a defender as redes do Benfica e pela sua idade avançada.



Passado algum tempo todo esse receio se desvaneceu e Preud'homme mostrou ser um dos melhores jogadores a pisar o relvado da catedral. Jogador muito experiente, seguro tanto nas bolas altas como nas bolas baixas, com um grande sentido posicional e reflexos muito apurados, defendeu a baliza da luz numa das piores épocas do clube, fazendo defesas incríveis só ao nível dos melhores.

Infelizmente o único título que conquistou com a camisola das águias foi a taça de Portugal época de 1995/1996. Preud'homme retirou-se do futebol no ano de 1999, já com 40 anos de idade, num amigável contra o Bayern de Munique.

Pela Selecção da Bélgica, Preud'homme jogou em 58 partidas, entre 1979 e 1995. Actualmente é treinador do FC Twente da Holanda.

Títulos:

Campeonato Belga de Futebol: 1981/82 e 1982/83 (Standard Liège) e 1988/89 (YRKV Mechelen)
Taça da Bélgica:
1981 (Standard Liège)
Supertaças da Bélgica: 1981 e 1983 (Standard Liège)
Vice-Campeão Taça dos Clubes Vencedores de Taças: 1981/82 (Standard Liège)
Taça dos Clubes Vencedores de Taças:
1987/88 (YRKV Mechelen)
Supertaça Europeia: 1987/88 (YRKV Mechelen)
Taça de Portugal: 1995/96 (S.L.Benfica)
Guarda-redes belga do ano: 1988, 1989, 1990, 1991 e 1994 (YRKV Mechelen)
Bota de Ouro da Bélgica: em 1987 e 1989
Troféu Lev Yashin: enquanto melhor guarda redes do Campeonato Mundial de Futebol em 1994.

Preud’Homme é daqueles jogadores que deixaram saudade e é dos poucos que vai ficar para sempre guardado nos corações dos benfiquistas, obrigado Michel.

Boa semana e bom ano a todos.
Pedro Pereira



Leia Mais…