terça-feira, 28 de dezembro de 2010 | | By: BestOfFutebol

Benfica Sempre - 4ª Edição

Saudações Benfiquistas

Cá estamos nós a chegar ao fim de mais um ano e como não podia deixar de ser, acontece nesta quadra a já tradicional paragem do campeonato portuga de futebol que começou no dia 20 de Dezembro 2010 indo-se prolongar até 07 de Janeiro de 2011

Pelas minhas contas são cerca de 18 dias sem campeonato, sem taças sem nada, nós em Portugal gostamos mesmo é de descansar, e depois em alturas de grande aperto espetam com as partidas da taça da liga no meio, mas no natal não pode ser, os meninos aqui são bem tratados, ganham bem e ainda tiram 18 dias de férias para comerem umas rabanadas e cantarem musiquinhas de natal, vá o que importa é que eles se sintam bem, porque para trabalhar vão ter tempo quando forem jogar para o estrangeiro, que paragens por lá … há poucas.

Na passada quinta-feira dia 23 de Dezembro, o Jornal de Noticias publicou um artigo que dava conta da divida à banca dos clubes portugueses de futebol, aqui fica um excerto.

“Benfica, FC Porto e Sporting devem um total de 322,8 milhões de euros em empréstimos bancários e no prazo de um ano terão de liquidar quase metade desse valor (156,2 milhões). Uma situação insustentável e que, face às receitas previstas (venda de jogadores é inevitável), vai obrigar os clubes a contrair novos empréstimos para pagar os que se vão vencendo. A SAD do Benfica é a mais endividada, com um total de 216,6 milhões de euros em empréstimos bancários, o que representa mais do dobro do que FC Porto e Sporting devem à banca em conjunto. Para agravar a situação financeira - cujo passivo ascende os 420 milhões de euros - os encarnados têm um ano para pagar ao banco 92,2 milhões.”

Como sempre se soube, os clubes têm vivido acima das suas possibilidades, no caso em concreto do Benfica, faz me muita confusão o facto de se ter gasto tantos milhões e se dever tanto e os resultados desportivos serem medíocres, (exceptuando-se claro uma época ou outra), das duas uma ou a gestão que está a ser feita é tão má a ponto de não se conseguir materializar os milhões investidos, ou então passar-se-á alguma coisa menos clara dentro do clube, só para que se conste Alverca não fica assim tão longe da luz e o que se passou com esse satélite do Benfica depois de Luis Filipe Vieira por lá ter passado ainda provoca interrogações a muitos.

Michel Preud’homme
Michel Georges Jean Ghislain Preud’Homme, nasceu em 24 de Janeiro de 1959, em Ougrée, Bélgica.

Começou a jogar como profissional no Standard de Liège na época de 1977, em 1986 transferiu-se para o YRKV Mechelen, aos 35 anos pela mão de Manuel Damásio rumou à luz estávamos então em 1996, onde permaneceu até completar 40 anos.

Guarda-redes de muito completo, chegou á luz em 96, dois anos depois de ter conquistado o troféu Troféu Lev Yashin, enquanto melhor guarda redes do Campeonato Mundial de Futebol em 1994, tendo despertado algum receio entre os adeptos porque seria o primeiro guarda-redes estrangeiro a defender as redes do Benfica e pela sua idade avançada.



Passado algum tempo todo esse receio se desvaneceu e Preud'homme mostrou ser um dos melhores jogadores a pisar o relvado da catedral. Jogador muito experiente, seguro tanto nas bolas altas como nas bolas baixas, com um grande sentido posicional e reflexos muito apurados, defendeu a baliza da luz numa das piores épocas do clube, fazendo defesas incríveis só ao nível dos melhores.

Infelizmente o único título que conquistou com a camisola das águias foi a taça de Portugal época de 1995/1996. Preud'homme retirou-se do futebol no ano de 1999, já com 40 anos de idade, num amigável contra o Bayern de Munique.

Pela Selecção da Bélgica, Preud'homme jogou em 58 partidas, entre 1979 e 1995. Actualmente é treinador do FC Twente da Holanda.

Títulos:

Campeonato Belga de Futebol: 1981/82 e 1982/83 (Standard Liège) e 1988/89 (YRKV Mechelen)
Taça da Bélgica:
1981 (Standard Liège)
Supertaças da Bélgica: 1981 e 1983 (Standard Liège)
Vice-Campeão Taça dos Clubes Vencedores de Taças: 1981/82 (Standard Liège)
Taça dos Clubes Vencedores de Taças:
1987/88 (YRKV Mechelen)
Supertaça Europeia: 1987/88 (YRKV Mechelen)
Taça de Portugal: 1995/96 (S.L.Benfica)
Guarda-redes belga do ano: 1988, 1989, 1990, 1991 e 1994 (YRKV Mechelen)
Bota de Ouro da Bélgica: em 1987 e 1989
Troféu Lev Yashin: enquanto melhor guarda redes do Campeonato Mundial de Futebol em 1994.

Preud’Homme é daqueles jogadores que deixaram saudade e é dos poucos que vai ficar para sempre guardado nos corações dos benfiquistas, obrigado Michel.

Boa semana e bom ano a todos.
Pedro Pereira



Blog Widget by LinkWithin

1 comentários:

Sergio Pereira disse... [Responder a Comentario]

Aí está um dos jogadores, que guardo na minha memória, foi pena ir para o Benfica tão velho.

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.