sábado, 8 de janeiro de 2011 | | By: BestOfFutebol

Sporting vs Braga: 2-1

O Sporting bateu o Sp. Braga por 2-1 no fecho da primeira volta, na segunda vitória seguida de 2011 e depois de nas últimas duas épocas ter caído aos pés dos minhotos em Alvalade. Desta vez não houve duas sem três, mas o poste voltou a piscar o olho ao leão, num jogo em que uma substituição forçada acabou por estar na origem da vitória.

O terceiro lugar a meio do campeonato é uma garantia que não serve de consolo, uma vez que a triste realidade dos 13 pontos de distância para o líder F.C. Porto mantém-se.

Com dois golos em apenas três minutos e contra a corrente do jogo, o Sporting chamou a si a glória, com uma tranquilidade e objectividade a que nem sempre está acostumado. Sofreu um, podia ter marcado mais e ainda acertou no ferro. O Sp. Braga começou por ter alma de vicecampeão mas com o passar do tempo tornou-se uma sombra de si mesmo.

Sem Pedro Mendes de início ou no banco, ele que estava de volta aos eleitos de Paulo Sérgio, depois de ter treinado com limitações durante a semana, e com Maniche castigado, o treinador apostou em Zapater no miolo defensivo, Vukcevic na direita do meio-campo, e voltou a contar com Postiga no ataque, desconhecendo, então, que por apenas oito minutos. Domingos voltou a contar com Moisés, recuperado, e na ausência do castigado Rodriguez manteve-se Paulão no eixo. Vandinho relegou Custódio para o banco, tal como Lima foi preferido a Keita.

O Sp. Braga entrou melhor e durante dez minutos não permitiu que o Sporting saísse do seu meio-campo. O único a fazê-lo foi Postiga, rendido por Diogo Salomão logo aos oito minutos.

E foi o jovem atacante quem começou por reescrever a história do jogo aos 11 minutos. Numa recuperação de bola de Liedson, com passagens por Valdés, Vukcevic e Zapater, o espanhol cruzou da direita para um grande golo de Diogo Salomão, a usar o calcanhar com mestria.

1ª Parte:


Enquanto o Sp. Braga ainda dissecava o sucedido, o segundo dos leões surgiria dois minutos depois e após Hugo Viana isolar Liedson, que soube segurar a bola perante a defesa minhota e soltá-la para Valdés na direita, que com um remate cruzado bateu Artur Moraes pela segunda vez.

A reacção surgiria também minutos depois, agora com eficácia, depois de Paulo César empurrar um cruzamento de Alan para o fundo da baliza de Rui Patrício.

Até ao intervalo mais uma oportunidade para cada lado, a primeira para o Sp. Braga e negada por André Santos, que cortou um remate de Sílvio com selo de golo; depois o mesmo lateral a evitar que Salomão conduzisse o contra-ataque leonino para zona perigosa e pelo qual foi punido disciplinarmente.

Tal como no primeiro tempo, o Sp. Braga entrou no segundo com a determinação de que podia vencer o Sporting e não fosse a intervenção de Rui Patrício teria chegado ao empate logo de início, com Alan a rematar cruzado.

2ª Parte:


Domingos Paciência aproveitou para retocar a equipa, fez entrar Hélder Barbosa e Meyong para os lugares de Mossoró e Lima, mas a reacção foi pouco expressiva. Melhor esteve o seu guarda-redes, a negar o golo a Liedson, que se preparava para desviar de cabeça um cruzamento de Evaldo.

Depois de Paulo César ter voltar a crescer junto da baliza de Rui Patrício, Paulo Sérgio não hesitou e aproveitou não só para aplaudir a exibição de Diogo Salomão como assegurar que o Sp. Braga não colocaria em perigo a vantagem, com a entrada de Nuno André Coelho. O central estaria, aliás, na última jogada de perigo da sua equipa, com o guarda-redes do Sp. Braga a desviar a bola da sua baliza.

No final não houve assobios, nem mesmo para o árbitro Bruno Paixão, muito contestado antes e durante o jogo. Só aplausos.

Texto: maisfutebol



Paulo Sérgio, treinador do Sporting, depois da vitória sobre o Sp. Braga (2-1), no Estádio de Alvalade, em jogo da 15ª jornada da Liga:

«Obviamente estou satisfeito com o resultado, satisfeito também com muitas coisas de qualidade que a equipa demonstrou. Depois dos golos a equipa, estrategicamente e bem, baixou as suas linhas para se tornar mais compacta. Era um adversário de valia que soubemos respeitar e guardar a vantagem que tínhamos».

[Três vitórias consecutivas, é a melhor fase da época do Sporting?]

«Não sei se é a melhor fase. Já fizemos boas exibições sem averbar pontos. É uma exibição boa da equipa, temos de olhar para o lado positivo. Respeito este Sp. Braga, acho que tem uma boa equipa, é bem orientado, o ano passado fez uma boa campanha na Liga dos Campeões e foi vice-campeão, e acho que não desaprendeu. Acho que temos de valorizar o que foi bom no jogo. Um jogo que abriu com muitos golos e depois com duas equipas que souberam apresentar argumentos uma há outra. Acho que se viu um bom jogo aqui em Alvalade».



[Como reagiu aos assobios quando trocou Salomão por Nuno André Coelho?]

«Essa é uma pergunta fácil de responder. Para mim os adeptos e os sportinguistas têm sempre razão. Mas volto a dizer, porque estamos sempre à procura de polémicas e a procurar o lado negativo das coisas. Há tanta coisa positiva para destacar como um miúdo de 22 anos que entrou bem no jogo. Há muita coisa para valorizar em vez de pensarem que vou ficar irritado com a assobiadela no momento da substituição. Foi a opção que decidi tomar naquela altura, respeito as opiniões, mas o treinador sou eu. Temos feito jogos com boa competência, hoje tivemos muita competência, volto a referir o valor do adversário. Trabalhando sério, colocando este empenho em prol do Sporting, certamente vamos ter mais alegrias».
«Dá-me prazer ver Salomão a crescer»

[Porque escolheu Salomão em vez de Saleiro?]

«Acho que o miúdo entrou muito bem na partida. Na altura da substituição, como ele tem menos tempo jogado do que os outros e, além disso, é menos experiente para estes momentos escaldantes nos últimos dez minutos. A minha decisão para sair do jogo teve a ver com isso. Mas enquanto esteve em campo, justificou hoje aqui o porquê da SAD ter revisto a suas condições. Além de ter qualidade, é um miúdo com muita humildade e um miúdo sério. Dá-me prazer vê-lo crescer».

[O Sporting está a dois pontos do Benfica, ainda pode chegar ao segundo lugar?]

«Temos de fazer a nossa parte e não olhar para os outros. Temos de ser sérios e humildes e não jogar só andar em bicos de pé. Não são essas as nossas características».

[O Braga tinha ganho aqui em Alvalade nos últimos dois anos, foi importante ganhar hoje?]

«Já disse ontem. Não tem a ver com os resultados do Braga nos anos anteriores. Todos sabem da importância de somarmos vitórias, trabalhar numa casa como a do Sporting sem vitórias é impossível. O fundamental é ganhar. Os três pontos são o sal e a pimenta que fazem sentido. Essa tem de se sempre a nossa meta».



Domingos Paciência, treinador do Sp. Braga, depois da derrota diante do Sporting (1-2), no Estádio de Alvalade, em jogo da 15ª jornada da Liga:

«Não estou satisfeito de maneira nenhuma com o que fizemos aqui hoje. Tivemos aqui uma boa oportunidade para ganhar o jogo e, em dois minutos, conseguimos deitar tudo por terra. Uma equipa que entrou como o Braga entrou, depois sofrer dois golos em dois minutos¿ Erros destes arrumam com uma equipa. Se me disserem que o Sporting foi superior ao Braga, também digo que não foi. Esperava uma equipa que tivesse mais bola, que fosse mais rápida nas transições. Os dois golos intranquilizaram a equipa e pouco mais se pode dizer deste jogo».



[A oito pontos do Sporting, o que pode esperar mais desta época?]

«Continua em aberto o que queremos alcançar (terceiro/quarto lugar), mas para isso temos de ter uma postura diferente daquela que tivemos hoje. Agora vai começar a segunda volta e temos consciência de que temos de fazer muito mais fora de casa. Como é lógico, ninguém está satisfeito com o que temos feito fora de casa. Vamos continuar a trabalhar sabendo que esta equipa já fez coisas boas no passado e pode vir a fazer no futuro.

[O que faltou hoje ao Braga?]

«Em dois minutos o jogo muda. Na segunda parte, quando entramos no jogo, se o Alan tem a felicidade de empatar o jogo, podia ter sido tudo diferente. O Silvio também tem uma oportunidade para marcar, igual à do Valdés. A eficácia, a atitude, a agressividade, isso hoje é fundamental para uma equipa ser consistente. Sinto que perdi uma boa oportunidade para ganhar aqui em Alvalade. Acho que o Braga merecia mais do que aquilo que fez».



Jaime Valdés, médio do Sporting, comenta a vitória sobre o Sp. Braga neste sábado, na 15ª jornada, em Alvalade:

«Foi uma vitória importante num jogo muito difícil. Trabalhámos bem durante a semana e fomos premiados com este resultado.»

[Por ser o melhor marcador com cinco golos] «O importante são os três pontos, independentemente de quem marca. Estou a trabalhar bem e arduamente. Estou contente pela forma como tudo está a correr.»



[Ser mais regular] «Nem sempre estou a 100 por cento, depende dos jogos, da equipa ou mesmo da condição física. Há que continuar a trabalhar. Hoje [sábado] senti-me bem, foi um bom jogo e a vitória justa.»

[Sobre os objectivos da equipa] «Quem está à frente ainda deve perder pontos, mas o nosso objectivo é jogo a jogo.»

[Em que posição se sente melhor a jogar] «O treinador é que decide se devo jogar na direita, na esquerda ou no meio. Estou contente por estar cá e poder ajudar. Sinto-me bem em qualquer posição, o importante é contribuir para a equipa.»


Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.