sexta-feira, 17 de dezembro de 2010 | | By: BestOfFutebol

Sorteio da Liga Europa

Chegou o dia do sorteio e de todas as decisões... Já todos os clubes Portugueses sabem quem são os seus adversários na Liga Europa, penso que antes de tudo há ressalvar um facto, temos 4 equipas nesta fase da prova coisa que não tem sido muito normal e que por si só já é de parabenizar

Vamos ter dois grandes regressos a palcos míticos. O Porto e o Benfica vão regressar a casas onde tiveram muitas emoções e que ficaram nas suas historias por duas finais que lá disputaram, estou a falar da final da Taça UEFA de 2003 pelo Porto e da final da Taça dos Campeões Europeus em 1988 pelo Benfica.

No caso do Porto que até tem tido alguma sorte este ano em termos de sorteios, basta vermos o caso da taça de Portugal, teve hoje um pouco do inverso da medalha, no meu ponto de vista saiu-lhe uma das favas, o Sevilha que aparentemente pode ser considerado acessível, porque o Braga o eliminou, mas é uma equipa recheada de grandes jogadores como é o caso do Renato, Luís Fabiano, Kanouté e como nao podia deixar de estar o grande Jesus Navas, e uma equipa com estes jogadores tem sempre que ser levada em consideração.

E um dos problemas do Porto vai ser a "pressão do Braga", uma equipa que foi goleada pelo Braga tem que ser acessível ao Super Porto! Pois... aparentemente até pode ser... Mas no futebol não existem dessas coisas, primeiro porque o jogo é só em Fevereiro, e depois porque o Braga pode lá ir jogar mais umas 100 vezes que nunca mais faz um jogo daqueles, e espero que esse facto não coloque mais pressão e algum nervosismo na equipa do Porto.



Alem disso por aquilo que já tive oportunidade de ouvir na TV e nas rádios, parece que iram ser favas contadas para o Porto, e todos nós sabemos que este não é o ambiente que o Porto mais gosta, porque uma coisa é sermos considerados favoritos contra o Sofia, outra é ser mos considerados favoritos contra o Sevilha, enquanto com uns podemos relaxar um pouco, que mesmo assim ganhamos, porque temos jogadores muito superiores e que aparecem sempre nas alturas mais precisas, com o Sevilha as coisas são um pouco diferentes e se esse relaxamento acontecer, será o adeus Liga Europa...
Mas confio no meu treinador e na inteligência que tem em contornar estes aspectos e em usa-los para motivar a equipa, tirando partidos das debilidades dos adversários



O Benfica vai jogar com o Estugarda, todos sabemos que não é nenhuma equipa fortíssima, no meu entender o Shalke 04 é muito mais equipa, e se é certo que o Benfica perdeu com o Shalke, com o Estugarda as coisas poderão ser diferentes, até porque o Estugarda ocupa neste momento os lugares de despromoção, mas também sabemos que o Benfica por norma tem-se dado mal na Alemanha.

Depois lá está vem a equação dos jogos serem apenas em Fevereiro... Ninguém sabe como estarão as equipas nessa altura, e por isso não sabemos se o facto de jogar o primeiro jogo em casa será uma vantagem ou não!
Eu prefiro sempre jogar o primeiro jogo fora e poder recuperar se for o caso posteriormente em casa, mas também é verdade que jogando em casa podemos tomar balanço e conquistarmos mais facilmente uma vitoria. E candeia que vai à frente ilumina duas vezes...

O Sporting penso que teve mais sorte, o Glasgow Rangers perdeu muitos dos seus melhores jogadores no inicio desta época, não tem uma equipa fraca, mas considero que tem uma equipa perdida, que ainda não se encontrou.

Mas depois tem um treinador que é uma lenda na Escócia, considerado o segundo melhor treinador escocês e que por aquilo que anunciou, vai deixar o futebol no final desta época, o que poderá ser uma motivação extra para fazer uma boa figura na Liga Europa...

Depois ainda temos o facto que ao contrario do Porto, que não saberemos como estará em Fevereiro, penso que o Sporting estará melhor em Fevereiro, porque pior é um pouco difícil... Por isso penso que será um adversário acessível para os lados do Leão...



O Braga no meu entender tem a equipa mais fácil, uma equipa que mesmo tendo feito uma boa figura na fase de grupos, onde inclusive deixou para trás a Juventus, vem de um futebol Polaco que verdade seja dita, não é nenhuma escola de futebol, penso que a maior dificuldade do Braga pode ser o primeiro jogo fora, por causa das condições climatéricas.

Mas também acredito que o melhor Braga leva de vencida as duas mãos e estará nos oitavos de final da Liga Europa, onde aí sim, terá um adversário de respeito, ou o Liverpool que por o seu nome e os seus jogadores é sempre uma equipa a ter em conta ou o Sparta Praga que tem praticado um futebol que encanta quem tem assistido aos jogos.

Confira todos os jogos:

Nápoles-Villarreal
Glasgow Rangers-Sporting
Sparta Praga-Liverpool
Anderlecht-Ajax
Lech Poznan-Sp. Braga
Besiktas-Dínamo Kyev
Basileia-Spartak Moscovo
Young Boys-Zenit São Petersburgo
Aris Salónica-Manchester City
PAOK-CSKA Moscovo
Sevilha-F.C. Porto
Rubin Kazan-Twente
Lille-PSV Eindhoven
Benfica-Estugarda

Villas Boas:
«É uma viagem curta, a uma cidade que significa muito para o clube. Há uma série de emoções positivas que nos fazem regressar a Sevilha. Principalmente dentro da competição em que este jogo se insere», começou por comentar Villas-Boas. «É uma deslocação boa e que esperamos em massa para o primeiro jogo.»



O Sevilha, acrescentou, faz parte do lote de equipas que exigem o melhor do F.C. Porto. «É um adversário com prestígio, que tem demorado a encontrar-se após a saída de Manolo Jimenez. Passa por uma série de resultados negativa actualmente, o que não quer dizer que até Fevereiro as coisas não possam ser invertidas.»

«É uma equipa que tem grande prestígio nesta competição, teve duas presenças seguidas na final, ganhou uma e perdeu outra, é uma equipa com um orçamento altíssimo e que compete em Espanha para troféus. Apesar dos resultados não serem positivos não quer dizer que não encontre motivação para os últimos cinco meses.»

Gregorio Manzano, treinador do Sevilha, não ficou contente com o sorteio da Liga Europa, mas espera seguir para os oitavos-de-final.

«O F.C. Porto é um rival forte. Tem demonstrado força tanto no seu campeonato como na fase de qualificação da Liga Europa onde conseguiu cinco vitórias e um empate», frisou.

Ainda assim, o técnico lembrou que o Sevilha teria sempre de estar preparado «para o que viesse» e espera chegar a Fevereiro «com possibilidades de passar».

«Este podia ser um jogo da Liga dos Campeões, com duas boas equipas. Jogar no Porto na segunda-mão é desfavorável, mas espero que os meus jogadores estejam muito concentrados, como contra o Borussia Dortmund», concluiu.

Jorge Jesus:
“Vamos pensar eliminatória a eliminatória. Não podemos fazer agora uma conjuntura muito forte do Estugarda, pois o campeonato da Alemanha vai parar e normalmente as equipas reforçam os seus plantéis na reabertura do mercado. Por isso, não me vou debruçar muito sobre o Estugarda, porque tenho a certeza que quando chegar o jogo em Fevereiro esta equipa do Estugarda não vai ter muito a ver com o plantel que tem neste momento.”



Partilhe connosco a sua opinião e os seus prognósticos para estes 16 avos-de-final


Blog Widget by LinkWithin

1 comentários:

Unknown disse... [Responder a Comentario]

Acho que é em fevereiro que isto recomeça. Por isso só lá é que se pode dizer se foi um bom ou mau sorteio para ass equipas PT.
No enntanto parece que Braga passará, Sporting tem de melhorar, se não mais vale desistir já assim como o Benfica tambem tem de melhotar muito porque o penúltimo lugar do Estgarda é muito enganador, é um clube com muito dinheiro que já se sabe de antemão que se vai reforçar no inverno.
Já o meu FC Porto, calhou-lhe a fava. É jogo de nível Champions, o Sevilha não é o "mesmo" que foi atropelado pelo Braga, mas o Porto não é o Braga e quando estiver engrenado o Sevilha vai ter um sério problema, em Fevereiro o Porto ainda deverá estar mais forte para atacar a segunda metade da época e se não facilitar, tambem acho que tem boas possibilidades, e mesmo que fosse um Barcelona, o Porto já nos tem habituado a não cair sem dar luta, e por isso me orgulho de ser portista.

FORÇA PORTO!!!
FORÇA PORTUGAL NA LIGA EUROPA!!!

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.