quinta-feira, 21 de outubro de 2010 | | By: BestOfFutebol

Besiktas vs Porto - 1-3

Um ambiente terrível para qualquer adversário, uma equipa esforçada e agressiva, uma arbitragem caseira, foi este o ambiente que o F.C.Porto encontrou esta noite em Istambul, onde derrotou a equipa do Besiktas por três bolas a uma. O Besiktas entrou decidido num jogo em que os oito lesionados onde se incluí as estrelas Quaresma e Guti, fizeram que a equipa Turca subisse ao relvado com apenas quatro jogadores de campo no banco dos suplentes.

Assim, o período inicial foi de sufoco para os Dragões que com apenas três minutos de jogo, viram Merte Nobre, o grande impulsionador do ataque da equipa Turca, isolar-se na frente e rematar para uma grande defesa do guardião Helton.
Foram precisos sensivelmente quinze minutos para que o F.C.Porto tomasse conta do jogo, com as investidas do Incrível Hulk e um Falcao muito lutador entre a barreira Turca, iniciando aí uma fase de mais controlo Portista que culmina aos 26 minutos com um canto em que Belluschi, um dos melhores elementos da equipa Portuguesa na primeira parte, arranca um cruzamento irrepreensível que Falcao, o matador do F.C.Porto, finaliza de cabeça para aquele que é o seu quarto golo na Liga Europa 2010/2011.


É a partir daqui que entra, uma das figuras que deveria passar despercebida dos adeptos e que passa a assumir o protagonismo: O Arbitro..o Espanhol Carlos Gomez anulou dez minutos mais tarde, o segundo golo Portista, um cruzamento milímetro de Hulk, uma desmarcação incrível de Falcao, onde o Espanhol viu uma falta do Colombiano que mais ninguém conseguiu ver.

Entramos assim numa fase de grande pressão da equipa Turca, que a jogar em casa tudo fazia para alterar o rumo de um jogo que não corria de feição com sucessivos ataques à baliza Portista e é num desses lances, que o avançado brasileiro do Besiktas, Bobô ganha a frente a Maicon, que numa atitude desesperada faz a falta quando o avançado seguia de frente para a baliza sendo expulso, vermelho directo sem margem para dúvidas, deixando a equipa Portuguesa reduzida a dez elementos.



Antes de acabar a primeira parte do desafio, ainda houve tempo para o Juiz da partida deixar passar em claro uma falta já dentro da área do central Zapotocny, que empurrou pelas costas Falcao, num lance idêntico à expulsão de Maicon, só que desta vez nem o árbitro, nem os juízes de baliza nem os juízes de linha viram, o que só reforça as muitas críticas existentes a essa novidade introduzida pela Fifa no ano anterior.

Na segunda parte, quando se esperava um maior forcing e pressão dos homens do Besiktas, tudo foi diferente, Villas-Boas retirou Falcao do jogo reconstruindo a linha defensiva com Otamendi a jogar ao lado de Rolando, recuou Moutinho para o lado do amarelado Fernando e a equipa estabilizou, deixando para Hulk, a função de corresponder aos passes longos que vinham de um meio campo mais recuado, fazendo um jogo à imagem do Inter de Milão de José Mourinho da época passada.

O Besiktas tinha mais bola nesta segunda parte, mas o FC Porto, mesmo jogando com dez elementos, controlava o jogo de uma forma calculista e segura e é à passagem do minuto 60, que Hulk aproveita da melhor maneira um erro irrepreensível do central Zapotocny, para fazer o 2-0 e o seu primeiro golo no jogo.

Com o tempo passando e a equipa Portista controlando o jogo a todos os níveis, a equipa Turca foi cada vez perdendo mais o fulgor físico com que iniciou o jogo e é aos setenta e sete minutos que Hulk arranca com a bola controlada para a baliza, faz uma verdadeira maldade ao central Uzulmez e remata forte para o fundo das redes Turcas, eliminando aqui todas as hipóteses remotas que ainda poderiam existir de o Besiktas poder fazer alguma surpresa.



Antes do final da partida, ainda houve tempo para um golo da equipa Turca marcado após uma desmarcação do brasileiro Bobô, quando os Portistas já só jogavam com 9 elementos, devido à expulsão de Fernando por acumulação de amarelos, que caiu no meio campo Portista e agarrou a bola com a mão num lance que o árbitro da partida entendeu não haver falta.

Com esta vitória, o conjunto de Villas-Boas deixa resolvida praticamente resolvida a questão do apuramento para a próxima fase da competição, os dragões ainda terão de receber os Turcos Besiktas, o CSKA de Sofia e ir à Áustria jogar com o Rapid de Viena, mas termina esta primeira fase de jogos isolado no primeiro posto com nove pontos, seguido da equipa Turca com seis e em terceiro o Rapid de Viena, que somou hoje os primeiros três pontos vencendo o CSKA de Sofia que aparece em ultimo posto com nenhum ponto somado.

Texto de:
Hugo Pinto (BestOfFutebol)





André Villas-Boas considerou que a "qualidade e espírito de sacrifício" dos futebolistas do FC Porto foram determinantes no triunfo, 3-1, sobre o Besiktas na Turquia, em jogo da Liga Europa. Os dragões inauguraram o marcador com golo de Falcão (26 minutos), mas o árbitro anulou-lhe um tento limpo, aos 35, e, aos 43, expulsou Maicon.

O FC Porto terminou o encontro reduzido a nove jogadores, pois Fernando (88) também saiu por questões disciplinares "A qualidade dos jogadores fez a diferença. Espreitamos a oportunidade e chegamos ao 2-0 e 3-0 (Hulk, 59 e 77) e com isso acabar com a partida", vincou.

GIF vidasfuturas 468x60



Schuster lamentou a ausência de jogadores como Ricardo Quaresma e Guti: “São jogadores que fazem a diferença numa equipa, assim como Hulk faz no FC Porto”.
O treinador do Besiktas afirmou, esta quinta-feira, depois da derrota por 1-3, imposta pelo FC Porto, que a equipa de André Villas-Boas demonstrou o porquê do favoritismo no Grupo L da Liga Europa.
“Foi um FC Porto muito superior e demonstrou que é o favorito do grupo. Eles apresentaram-se muito superiores a nós”, disse o Bernd Schuster, em conferência de imprensa.

O técnico alemão realçou que a formação turca teve momentos que poderiam ter sido mais eficazes.
“O Besiktas jogou bem mas o FC Porto mostrou-se superior”, acrescentou.

Schuster lamentou a ausência de jogadores como Ricardo Quaresma e Guti: “São jogadores que fazem a diferença numa equipa, assim como Hulk faz no FC Porto”.

Para a segunda mão, já daqui a quinze dias, o treinador do Besiktas diz estar “tudo em aberto”, apesar de conhecer as dificuldades.
“Nada está perdido, eu nunca penso assim”, rematou.

GIF CR 468x60



“Só quero dizer que foi o 14º jogo oficial do FC Porto treinador por André Villas-Boas, o tal que disseram que contratei à pressa, e foi a nossa 13ª vitória. Com esta exibição, com dez e nove jogadores em campo [Maicon e Fernando foram expulsos], com uma arbitragem inacreditável, cale de vez os Bin Laden do futebol português”, atirou Pinto da Costa em zona mista.





O marcador do primeiro golo do FC Porto, esta noite, frente ao Besiktas, afirmou que a equipa está “bem lançada”.
“Estamos bem lançados nesta competição. Eu como avançado fico feliz por ajudar a equipa marcando golos. Mas há que realçar o valor deste grupo, ainda por cima com dois jogadores a menos e neste ambiente dificil”, disse Falcao em zona mista, após o triunfo por 1-3 sobre os turcos do Besiktas.
“Queremos manter este nível daqui para a frente”, acrescentou.

O colombiano foi substituído ao intervalo, no detrimento de Maicon, e o colombiano explicou que apenas se tratou de uma opção técnica de André Villas-Boas.
Refutando a pergunta do jornalista, Falcao diz que a equipa azul e branca não entrou nervosa.
“Acho que mantivemos o mesmo nível durante o jogo e aproveitamos da melhor forma os deslizes e ineficácia” da equipa turca.




Hulk mostrou-se "feliz" com os 2 golos marcados frente ao Besiktas mas "ainda mais com os 3 pontos" conquistados.
O Incrível mostrou-se impressionado com os adeptos do Besiktas. "Estiveram 90 minutos a pular e apoiar e inclusivamente bateram palmas quando marquei. Fiquei contente mas sobretudo com os nossos adeptos que vieram cá para nos incentivar", disse.
O brasileiro destacou o empenho do grupo. "A equipa deu o máximo, mesmo com menos um e estamos todos de parabéns. Tento dar o máximo durante a semana para chegar aos jogos a um nível máximo", referiu.

GIF CR 468x60



Não deixem de ver o Repto que o BestOfFutebol faz a todos os adeptos, clique aqui

Visite-nos também no Facebook





Blog Widget by LinkWithin

7 comentários:

Pedro Barbosa disse... [Responder a Comentario]

Só tive oportunidade de ver a segunda parte,e pelo que percebi, confirma-se a arbitragem caseira com o FC Porto a conseguir a justa e super importantevitória.

BestOfFutebol disse... [Responder a Comentario]

Meus amigos, antes de tudo deixem-me dar os PARABÉNS ao Hugo por este seu primeiro texto para o bestOfFutebol, um texto digno de um jornalista e completamente imparcial... Muitos Parabéns mais uma vez e espero que seja o primeiro de muitas crónicas...

Dito isto, penso que o Porto fez um jogo digno de um campeão... Não que tudo tivesse saído bem, mas porque soube ser mortífero quando tinha que ser e soube sofrer quando o jogo assim o obrigou... Um jogo para mostrarmos mais tarde a todos aqueles que quiserem um bom exemplo do que é ser uma GRANDE EQUIPA, não da boca para fora, mas sim dentro do Campo.

Jogar num ambiente dos mais terríveis da Europa, com um arbitro completamente cego, para não dizer pior, com 2 jogadores expulsos e a conseguir marcar mesmo assim 3 golos, sendo 2 deles com 10 jogadores...

Enquanto muitos disseram ser das melhores equipas da Europa, que falam e falam e que depois dão a desculpa de terem menos um jogador, o Porto não fala nada mas prova e demonstra onde tem que demonstra a sua supremacia... No Campo...

TiagoRamos disse... [Responder a Comentario]

"onde derrotou a equipa do Besiktas por três bolas a zero." tirando este erro no texto acho que o texto esta muito bom.
quanto ao jogo em si, acho que esta equipa esta a mostrar todo o seu valor. So tenho de tirar o chapeu ao trabalho que o vilas boas esta a fazer no FCPorto. vejo toda a gente motivada,grande espirito de sacrificio, mas acima de tudo nota-se uma grande uniao de todos os jogadores.
Nao falamos em conferencias de imprensa a dizer que somos a "melhor equipa do mundo" a jogar em pressao alta, mas podiamos dizer que somos uma das melhores equipas a jogar um futebol de alto nivel e atraente.

Anônimo disse... [Responder a Comentario]

RESUMO DE GAJA QUE NÃO PERCEBE NADA DE FUTEBOL

-Homem do jogo: Helton
-Golos: 1-3
-Cartões: 2 vermelhos ao FCP (vermelhos para fuçar a besta)
-Pinto da Costa: entediado (está spr a ver o msm "filme" k até o aborrece)
-Villas-Boas: sempre com cara de quem estava a perder (sede de vencer)
-Grau do jogo: difícil, sofrer é VENCER
-FCP: jogar com 9, normal
-Besiktas: jogar com 11, aflição
-Árbitro: CULPADO (a jogar em casa,pelo menos parecia)

»»Resumindo: LFV faz queixa à polícia!!

Frase da noite: ""Besiktas Temos Pena! Saudações PORTISTAS!""

Não percebem?? Nós traduzimos:""Biz Penaltı Besiktas! PORTISTA selamlar!""

Jinhooooo AZULinhoooooooo

Hugo Pinto disse... [Responder a Comentario]

Muito obrigado pelos parabéns...não tendo eu formação especifica na área do jornalismo, tentei ser o mais imparcial possível..

Na minha opinião, Hulk é o melhor em campo, não só pelos golos que marcou, mas pelas jogadas que fez e principalmente pela maneira que obrigou aos defesas do Besiktas a movimentarem-se, se repararem, o treinador do Besiktas tirou um central para meter um avancado apenas nos finais da segunda parte e podia ter feito mais cedo...não o fez porque Hulk andava endiabrado e assumir esse risco era sujeitar-se a sair de lá com mais :)...

Tiago obrigado pela correcção..eu realmente nem me dei conta quando escrevi o texto, também fi-lo um pouco à pressa...

Cumprimentos e um abraço a todos..
Hugo Pinto

Pedro Barbosa disse... [Responder a Comentario]

De facto nota-se que o artigo está extrememente bem desenvolvido. Espero sinceramente que o Hugo continue a mimar-nos assim com exelentes textos sobre o nosso FC Porto...
Força Hugo,
Força BestOfFutebol
Força FCPorto

Hugo Pinto disse... [Responder a Comentario]

@Pedro Barbosa

Obrigado pela força Pedro :) farei sempre o melhor para ajudar a fazer do BestOfFutebol o melhor blog de desporto online :)

Abraço!

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.