quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 | | By: BestOfFutebol

Sporting vs Lille: 1-0

Primeira etapa superada em estilo, bem mais pelo balanço inicial do que pelas últimas impressões. O Sporting passou a fase de grupos da Liga Europa como líder e está nos 16 avos-de-final da Taça UEFA. A qualificação e o primeiro lugar foram garantidos esta noite, a uma jornada do fim, com uma vitória por 1-0 sobre o Lille, assinada por Polga.

A uma jornada do fim, os «leões» têm 12 pontos em cinco jogos, 14 golos marcados e apenas cinco sofridos. São a equipa mais goleadora da fase de grupos, agora a par com o Zenit. Começaram muito bem esta fase de grupos, ganharam em Lille, golearam Levski e Gent. A história fez-se aí, com um arranque em que a equipa de Paulo Sérgio se colocou praticamente a salvo de sobressaltos. Depois, a derrota na Bélgica só adiou matematicamente o apuramento e, agora, contas acertadas em Alvalade. Bem feito, motivos para festejar em Alvalade. Ainda que o anunciado marco das 100 vitórias europeias venha um pouco atrasado: se contarmos com a Taça das Cidades com Feira, antecessora directa da Taça UEFA e da agora Liga Europa, já são 108 os triunfos dos «leões», o 100º aconteceu há coisa de um ano.

Deste jogo, aliás, fica aquilo que garantiu. Não sobrará mais grande coisa para a história. Um Sporting sem pressão, sem necessidade de grande intensidade, o Lille a tentar sem conseguir. Um golo à meia hora que tranquilizou os «leões», está feito o resumo.

Paulo Sérgio fez uma alteração no «onze» inicial em relação ao clássico com o F.C. Porto, entrou Yannick e Valdés começou no banco. O jogo começou em tom morno, era o Lille quem mostrava mais vontade de acelerar. Aos seis minutos, um cabeceamento de Túlio de Melo obrigou Rui Patrício a uma defesa apertada.


1ª Parte:

O primeiro remate dos «leões» só chegou aos 11m, foi Evaldo quem chutou de longe. Dois minutos mais tarde, Polga esteve muito perto do golo, num cabeceamento à trave.

O Sporting ganhava maior dinâmica e aos 25 minutos Postiga ficou a reclamar penalty, por falta de Beria à entrada da área. O árbitro não marcou, o golo do Sporting havia de chegar três minutos depois, também com polémica. Canto batido por Pedro Mendes, na área Postiga salta de braço no ar, o árbitro nada assinala e sobra para Polga, que faz o golo.

Com Levski e Gent empatados ao intervalo, o Sporting até podia dar-se ao luxo de perder. Passará também por aí a falta de intensidade do início da segunda parte. Voltava a tentar mais o Lille fazer pela vida, ainda que sem grande sucesso.

A meia hora do fim, Valdés trocou com Yannick. No Lille entrou Frau, o treinador Rudi Garcia punha mais um homem na frente para tentar dar a volta ao resultado. Não resultou por aí além.

2ª Parte:

Na segunda parte, depois de anunciada a presença de 16.569 espectadores nesta noite fria em Alvalade, alguns momentos para aquecer. Umas aparições de Túlio na área, Landreau a travar boa oportunidade para Postiga, uma sequência de tabelas na baliza de Patrício a sete minutos do final, o entretanto entrado Vukcevic a cruzar para Liedson tentar sem sucesso o seu golo da noite, uma bola à trave de Vukcevic mesmo ao cair do pano. Nada de mais, ficou assim, 1-0. Vitória, qualificação e primeiro lugar, o Sporting leva tudo.

Texto: maisfutebol


Faça parte do nosso grupo de apostadores na BetClic, e aposte connosco



Paulo Sergio:

«O objectivo primeiro era o apuramento, o segundo vencer o grupo. Foi 2 em 1, conseguimos as duas coisas, contra um adversário de valor. A exibição não é mais brilhante e colorida porque pela frente está um adversário difícil, que é vice-líder do campeonato francês. Não deixámos que aplicassem aqui o método de jogo deles. Esse respeito e inteligência táctica do Sporting levou a que, nomeadamente na segunda parte, o jogo não fosse tão dinâmico e ofensivo, mesmo assim as melhores oportunidades foram nossas.»



«A equipa não decresceu na segunda parte. Mudou o posicionamento no meio-campo, porque entre linhas é onde o Lille é mais forte, hoje não os deixámos fazer isso. Na segunda parte baixámos um pouco o bloco. Quando se faz o segundo golo as exibições ficam mais abrilhantadas, quando não o jogo fica menos bonito.»









Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

BestOfFutebol disse... [Responder a Comentario]

Não posso deixar de ficar contente com mais esta vitoria de um clube Português.

Mas penso que aconteceu uma troca, parece que este é o Sporting do campeonato (antes do Porto) e o do Porto parecia o da Liga Europa.

Uma primeira parte aceitável, mas uma segunda parte muito fraca, também é verdade que estes jogos motivacionalmente são sempre difíceis, mas penso que uma equipa como o Sporting tem sempre obrigação de jogar mais e principalmente de conseguir aguentar os 90 minutos...

Para terminar, quero trazer alguma polémica ao comentário, sempre nos habituamos a ver o Sporting chorão com arbitragens, desde a era Paulo Bento, eu gostava de ver alguma Coerência e gostava de os ver agora.

Depois de uma serie de imensos jogos serem escandalosamente Beneficiados, os casos mais recentes foram o golo fantasma contra o Guimarães (onde a bola nao entra e existe uma falta nitida ao GR) Um penalti contra a Academica no mínimo discutível, uma expulsão perdoada e um golo em fora de jogo contra o Porto e neste jogo onde marca o unico golo com 2 jogadores a torarem a bola com a mao, onde o Postiga tinha sido expulso etc...

Gostava de ouvir alguem da direcção ou dos seus comentadores, se possivel o Doutor chanfrado da TVI a explicar o acontecido...!!!

Silva disse... [Responder a Comentario]

@BestOfFutebol
Sei que estamos em época natalícia, e como tal compreendo os teus desejos, mas isso é algo que nunca verás reconhecido, Para aqueles lados impera amnésia selectiva.. Ehehe.. O que é triste de se ver é a quantidade de hipocrisia que se vê esses senhores, donos da compreensão futebolística, cuspirem da boca para fora semana atrás semana... Um bem haja...

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.