domingo, 21 de novembro de 2010 | | By: BestOfFutebol

Sporting vs Paços Ferreira 1-0 (Taça Portugal)

Apuramento garantido, mas com muita matéria a rever antes do Clássico com o F.C. Porto. O Sporting derrubou o Paços de Ferreira com um pontapé feliz de Yannick, à beira do intervalo, mas fez uma exibição pouco ou nada entusiasmante.

Paulo Sérgio deu um passo em falso no processo de crescimento da equipa, ao prescindir de um esquema que tinha proporcionado um triunfo importante em Coimbra. Postiga e Valdés, as figuras da equipa nas últimas semanas, foram os principais prejudicados. Isto para além dos 8.742 espectadores que assistiram a um pobre espectáculo.

Liedson regressou às opções e Paulo Sérgio não hesitou em fazê-lo entrar directamente no «onze», ainda que para tal tenha alterado o esquema táctico. Com Yannick e Valdés nas alas (e Pedro Mendes de regresso à titularidade), o treinador do Sporting formou um 4x4x2 tradicional, que sentiu muitas dificuldades para iludir a organização defensiva do Paços de Ferreira.

A defesa visitante distraiu-se logo nos instantes iniciais, quando Postiga apareceu ao segundo poste e falhou o cabeceamento (5m), mas só acabaria por ceder nos descontos da etapa inicial. Pelo meio ainda houve um remate de André Santos à barra (36m), mas aí o mérito vai todo para o fantástico pontapé do jovem médio leonino. Paulo Sérgio já devia estar a memorizar todos os reparos a fazer aos seus jogadores, ao intervalo, quando Yannick Djaló lhe proporcionou uma palestra bem mais tranquila. Numa das poucas jogadas em que o ataque do Sporting conseguiu criar desequilíbrios, o camisola 20 leonino apareceu em posição frontal e rematou de pé esquerdo, beneficiando de um ressalto em Samuel, que traiu Cássio.


Mais folgado, mas com a mesma dinâmica do primeiro tempo (ou a falta dela), o Sporting permitiu que o Paços de Ferreira discutisse o apuramento até ao fim. Com Liedson, Postiga e Valdés ofuscados, a equipa leonina foi recuando no terreno. Tivesse a equipa pacense outro poder ofensivo, e a passividade leonina podia ter trazido outras consequências. A equipa de Rui Vitória foi-se aproximando cada vez mais da baliza de Rui Patrício, à medida que o relógio avançava, mas revelou pouco discernimento no último terço do campo.

Ainda assim esteve nos pés de Maykon o prolongamento, mas o brasileiro, já em período de descontos, atirou à malha lateral, após ter aparecido completamente solto na área.

Paulo Sérgio:
«Fizemos uma boa primeira parte, em função das dificuldades criadas pelo adversário. A equipa foi paciente, e circulou bem a bola, embora o devia ter feito mais rápido. Conseguimos criar três ou quatro boas situações, sem que a nossa baliza tivesse corrido perigo. Na segunda parte faltou alguma chama, alguma alegria. Entendo que o Paços de ferreira tenha tentado reagir, mas a equipa esteve sempre bem posicionada. Soubemos gerir o jogo, mas não fomos agressivos a sair para o ataque. O Paços, na única vez em que vai com perigo à nossa baliza, é no último segundo do jogo. Podia ter levado o jogo para prolongamento, na sequência de uma perda de bola nossa, quando podíamos ter sentenciado o jogo. Não foi um grande jogo, mas o Sporting fez aquilo que tinha a fazer nesta altura: vencer os jogos.»



Rui Vitoria:
«O que faltou? Faltou um golo. Na primeira parte tivemos a preocupação de anular alguns espaços vitais no ataque do Sporting, controlar algumas zonas fortes. Conseguimo-lo, até ao minuto 46, fruto de alguma instabilidade gerada pela lesão de um jogador nosso e o consequente desacerto posicional. É um momento determinante. Tivemos uma reacção muito boa na segunda parte. A sorte que não tivemos no último minuto da primeira parte, não a tivemos no último minuto do jogo. Merecíamos mais, pois tivemos uma postura sempre positiva. Encarámos o adversário sem receio. A nossa equipa merecia mais qualquer coisa, mas infelizmente não conseguimos. Estou satisfeitíssimo com a prestação, mas não com o resultado. É o dia-a-dia do futebol.»





Texto:
maisfutebol

Não deixem de Não deixem de ver o Repto que o BestOfFutebol faz a todos os adeptos, Clique Aqui

Visite-nos também no Facebook

Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.