quinta-feira, 4 de novembro de 2010 | | By: BestOfFutebol

Porto vs Besiktas: 1-1

O jogo que se viu no Porto esta noite começou muito morno e acabou...a ferver!
Em jeito de resumo daquilo que foi o jogo entre o FCPorto e o Besiktas esta noite, a figura principal do encontro foi.... o árbitro! Não gosto de falar em arbitragens, especialmente para caracterizar um jogo de futebol, porém a de hoje foi má demais para um jogo europeu.

Agressões, golos mal anulados, foras-de-jogo mal tirados, lancamentos marcados ao contrário, penalties duvidosos, expulsões por assinalar, tudo faz parte do cardapio dos juízes de jogo nesta noite...mas vamos ao que realmente interessa: O Futebol!

André Villas-Boas já tinha anunciado que poderia haver alguma gestão do plantel e assim o fez! Além de Maicon e Fernando, de fora por castigo, o treinador Portista fez descansar João Moutinho e Varela fazendo entrar Freddy Guarín e Cristian Rodriguez e o Porto acusou estas mudanças, levando-nos a pensar: Pode o FCPorto jogar sem Fernando? Pode, mas não é a mesma coisa! A verdade é que a linha defensiva acusou a insegurança da falta do medio defensivo e na qual Guarín não foi capaz de resolver e é através de um passe errado do Colombiano que nasce a primeira oportunidade de golo para o Besiktas logo aos 3m através de Bobô, que volta a beneficiar de outra oportunidade desta vez aos 12m que Helton conseguiu mais uma vez segurar.


Num jogo de muita apatia Portista e de uma feroz luta a meio campo, só a passagem do primeiro quarto de hora é que o FCPorto começa a dar sinais que quer ganhar o jogo, inicia-se aqui uma sequência de lances à baliza, grande parte deles protagonizados por Hulk e Falcao.

É aos 36m que nasce o golo dos Dragões: Grande passe de Otamendi e Falcao isola-se, o guarda-redes Turco, Hakan Arikan não consegue chegar à bola e derruba o Colombiano dentro da área sendo assinalada grande penalidade, que no entanto deixa muitas dúvidas, visto que o ponta-de-lança do Porto já ia em desiquilibrio quando choca com o guarda-redes da equipa Turca.

Depois disto, não se viu muito mais da primeira parte e o jogo foi para intervalo, com o FCPorto a controlar em certa parte o jogo apesar do Besiktas se revelar perigoso, especialmente pelo lado esquerdo da defesa Portista, onde Guarín tinha dificuldade em compensar as subidas de Álvaro Pereira, quem viu esta primeira parte dificilmente estaria a adivinhar o que ia acontecer na segunda.




Nos segundos 45 minutos, o Besiktas entrou pressionante, mas sempre sem incomodar Helton, ao invés disso, era o FCPorto que ia rematando mais à baliza e é a fase dos 57 - 62m que há a grande reviravolta do jogo: aos 57 Hulk tem uma grande perdida em frente ao guarda-redes Turco depois dum passe fantástico de Falcao, aos 59m Rodriguez é provocado por dois jogadores Turcos, vê o segundo amarelo e é expulso, aos 61m Nihat manda uma primeira bola ao poste e um minuto a seguir o mesmo jogador através duma bomba faz um grande golo restabelecendo a igualdade no marcador.

O FCPorto acusou em demasia estes minutos de pesadelo, descontrolou-se e os minutos que se seguiram foi duma grande pressao da equipa do Besiktas que atacava e tentava o segundo golo, até que perto do minuto 68, Ibrahim Toraman tem uma entrada dura sobre Falcao e vê o segundo amarelo do jogo restabelecendo a igualdade em unidades no campo com a equipa Portuguesa.

Veja as fotos do jogo aqui

Quando se pensava que a expulsão Turca iria trazer outra estabilidade ao FCPorto, o Besiktas continuou a atacar, sempre pelo esquerdo Portista que dava sinais de grande fragilidade, fragilidade essa que Villas-Boas percebeu, tentando estabilizar o meio campo Portista fazendo entrar Moutinho (63m) para o lugar de Hulk e Souza(73m) para o lugar de Belluschi..por esta altura, já BoBô, avançado Brasileiro do Besiktas tinha enviado uma bola à barra do meio-campo que se tivesse entrado seria um sério candidato ao golo do ano da Liga Europa.

As substituições em certa parte estabilizaram o jogo Portista, que conseguiu controlar as investidas do meio-campo do Besiktas e é aos 80m que acontece o caso do jogo: Guarín faz um grande passe, isola Ruben Micael que passa a bola por cima do guarda-redes Turco mas há um defesa que tira a bola quando já toda a gente no Dragão festejava o golo...Na repetição, consegue-se ver que a bola estava claramente dentro da baliza, fazendo mais uma vez levantar a questão: 1 árbitro, 1 fiscal de linha, 1 árbitro de baliza a metros do lance, como é possível que não se consiga ver que aquela bola realmente entrou?




Até ao fim do jogo, pouco mais há a evidenciar, tirando a agressão a Fucile, não punida e a falta assinalada ao Besiktas quando o FCPorto ia em ataque de 3 para 3 com grande possibilidade de finalizar com sucesso , beneficiando o infractor...

CONCLUSÃO:
Com este empate a equipa Portuguesa garante o apuramento devido ao resultado do CSKA Sofia e o Rapid de Viena, e só não garantiu o primeiro lugar porque não foi capaz de vencer, de qualquer das formas, foi um bom teste aos nervos da equipa do FCPorto que, provavelmente já tem a cabeça posta mais em Domingo no grande clássico frente´à equipa da Luz, que será recebida com uns belos Cravos Vermelhos à chegada...

HOMEM DO JOGO:
Bobô, o avançado da equipa Turca, apesar de não ter marcado o golo, fez uma serie de remates e causou bastantes problemas à defesa Portista, provando que talvez mereça estar num campeonato com mais visibilidade que o Turco.

LANCES POLÉMICOS:
Muitos e para ambos os lados, mas destaco dois: o Lance da Grande Penalidade que dá o golo Portista e claro está, o segundo golo do FCPorto mal anulado, pois a bola está dentro da linha de golo.


Porto vs Besiktas (1-1) - Falcao



Porto vs Besiktas (1-1) - Rescaldo dos Treinadores


Texto: Hugo Pinto (BestOfFutebol)




Para todos os portistas, estejam atentos que amanha divulgaremos os pormenores do Movimento dos Cravos, onde iremos receber o Benfica com flores, para não chorarem mais... Além de todos os artigos que temos no blogue, adira ao nosso movimento no Facebook, AQUI


Blog Widget by LinkWithin

9 comentários:

Anônimo disse... [Responder a Comentario]

O golo foi bem anulado, a bola estava fora da baliza. Não me pareceu falta a jogada que deu origem ao golo do Porto. Que interessa é que Portugal segue avante.

Ultrasfcporto disse... [Responder a Comentario]

Caros Portistas, mesmo que pela primeira vez não tenha ganho em casa, o F.C. Porto apurou-se para a próxima fase da Liga Europa, É mais que justo, por tudo o que os dragões fizeram ao longo da prova. Agora que venha o clássico pois alguém tem que pagar a frustração deste empate. :)

Cumprimentos,
ultrasfcportomatosinhos.blogspot.com

Hugo Pinto disse... [Responder a Comentario]

@Anônimo

Basta ver a capa do jogo de hoje para comprovar o que eu digo...a bola estava dentro e muito dentro da baliza....

Cumprimentos
Hugo Pinto

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse... [Responder a Comentario]

Jogo bastante pobre, apesar das cinco alterações implementadas por AVB. Os jogadores que entraram já mostraram possuir qualidade para garantir um nível exibicional mais elevado.

Ontem, a primeira parte do jogo ainda foi regular. Nesse período, podíamos e devíamos ter arrumado a questão, não fosse a pontaria estar tão desafinada.

Depois da estúpida expulsão do Cebola, que originou um período de completa e inexplicável desconcentração, relembro que em Istambul, tal não aconteceu e foram dois os jogadores portistas expulsos, os turcos criaram situações perigosas que podiam ter comprometido um resultado positivo.

O resultado acaba por ser o mais justo, permitindo desde já a qualificação para a fase seguinte.

Quanto ao golo anulado, fica a dúvida para ser discutida, tal como foi a defesa do Vítor Baía contra as «papoilas saltitantes». As imagens não são esclarecedoras, dando aso às especulações mais convenientes.

Um abraço

Hugo Pinto disse... [Responder a Comentario]

Caro Dragaopentacampeao... a verdade é que neste lance à um factor que acrescenta algo que o do Baía não teve.. o pé do adversário..

Dá para ver que o pé que está praticamente encostado ao relvado está dentro! e se esse pé está dentro, o outro que tirou a bola mais dentro está, como tal, é visível que a bola entrou e foi golo! mal anulado!

Cumprimentos
Hugo Pinto

P. Ungaro disse... [Responder a Comentario]

Estamos em optima posição para dar um passo decisivo rumo ao titulo, a ausencia de Fernando é importante mas ja vimos este ano que uma das nossas principais caracteristicas é a entre ajuda, entrega e abnegação de todos.
Com este espirito vamos ganhar porque SOMOS PORTO !!!

um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

António disse... [Responder a Comentario]

A grande cebola.
Ainda bem que ele escolheu o porto.
Um dos jogadores mais bem pagos do plantel do FCP, passa o tempo a aquecer o banco.
Se por acaso o cebola tem feito isto no benfica ( parece que fez peito para o antero depois da expulsão )provavelmente já o bestoffutebol tinha feito uma cronica a criticar o jogador, mas como foi no porto, esta tudo bem!

BestOfFutebol disse... [Responder a Comentario]

@António
Meu caro Antonio, vc tem TODA a razão...
Mas será que o BestOfFutebol incomoda assim tanto, para vc's não perdoarem nada? ehehehe

Mas eu explico... Não a fizemos, como alias pode comprovar que poucas cronicas fizemos esta semana... E sabe porque? Por causa do Movimento dos Cravos... Não nos deu tempo, para nada...

MAs volto a dizer que este assunto e o das escutas do PC vao ser faladas aqui e criticadas... Para poderem extravasar todas as vossas opiniões e todas as vossas justificações, para tudo que acontece de mal com o benfica...

Só espero que entendam que este blogue AINDA não é profissional, e como tal não podemos fazer tudo que gostaríamos...

Abraço

António disse... [Responder a Comentario]

Eu não vou falar aqui das escutas, mas que mania é essa que o que se passou nas escutas apenas diz respeito ao PC e ao benfica.
Isso é um engano muito grande, até porque quem comecou a falar do "sistema" não foi nimguem do benfica.
As escutas dizem respeito a muito mais que so o PC e o benfica.
Eu reconheço que o benfica tinha equipas muito mas, mas o campeonato não tem so o benfica e o porto!

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.