quinta-feira, 25 de novembro de 2010 | | By: BestOfFutebol

Mourinho 10 anos de carreira (vídeo)

O outro lado de José Mourinho contado por quem bem o conhece “José Mourinho – o melhor treinador do Mundo” O treinador do Real cumpre 10 anos de carreira e algumas das pessoas que com ele conviveram explicaram o que faz dele tão especial, como é o caso de Diego Maradona, Cristiano Ronaldo, Frank Lampard, Jorge Costa, o presidente do Real, Florentino Pérez, entre outros.

Tudo começou com a vitória no campeonato, ao serviço do FC Porto, em 2002-03. Desde então, José Mourinho não parou de coleccionar troféus. Seguiram-se a Taça de Portugal e a Taça UEFA, depois a Supertaça, novo título no campeonato seguinte e a Liga dos Campeões. O treinador português emigrou para o Chelsea e continuou a ganhar: dois títulos da Premier League, duas Taças da Liga inglesa, uma Supertaça e uma Taça de Inglaterra. Etapa seguinte, Milão. No primeiro ano no Inter venceu a Série A e a Supertaça italiana. E no ano passado fez o “triplete”: campeonato, Taça e Liga dos Campeões. Agora, a missão é ganhar no Real Madrid.

Aos 47 anos, José Mourinho soma 17 troféus – mais do que qualquer outro treinador com essa idade. Louis van Gaal, que teve Mourinho como adjunto no Barcelona, aproxima-se da cifra do técnico português do Real Madrid. O holandês já tinha conquistado, com 47 anos, 15 títulos, divididos entre Ajax (11) e Barcelona (4). Van Gaal tinha vencido um total de cinco troféus internacionais (duas Supertaças europeias, Liga dos Campeões, Taça UEFA e Taça Intercontinental), contra os actuais três de Mourinho.

Mourinho 10 Anos de Carreira: 1ª Parte


Mourinho 10 Anos de Carreira: 2ª Parte


Mourinho 10 Anos de Carreira: 3ª Parte


Mourinho 10 Anos de Carreira: 4ª Parte


Mourinho 10 Anos de Carreira: 5ª Parte


Nas dez épocas de actividade como treinador, Johan Cruyff conquistou todos os 14 troféus que constam do seu currículo. O holandês, que colocou um ponto final na carreira aos 49 anos, averbou todos os títulos do seu palmarés antes dos 47 anos, ao serviço dos mesmos clubes de Louis van Gaal – Ajax e Barcelona. Destacam-se o tetracampeonato ao serviço dos blaugrana, entre 1990-91 e 1993-94.

Alex Ferguson, a quem José Mourinho já elogiou publicamente como um exemplo, chegou aos 47 com 13 títulos no currículo. A contabilidade do treinador escocês só disparou a partir do momento em que chegou ao Manchester United. Ferguson assumiu o comando técnico dos “red devils” em 1986, com 45 anos, e nos dois anos seguintes venceu uma Taça de Inglaterra e uma Supertaça. A maior parte do currículo do escocês, até aos 47, foi construída na Escócia, nomeadamente ao serviço do Aberdeen.

Veja as fotos do jogo Aqui

“Vejo-me como um novo Ferguson, no sentido de que o entusiasmo que tenho hoje é, como referi, o mesmo do primeiro dia, e por isso acredito que aos 70 continuarei no banco, a treinar”, disse há alguns dias José Mourinho. E, a chegar aos 70 ainda no activo, o técnico português arrisca-se a ultrapassar a fasquia estabelecida pelo treinador do Manchester United: Alex Ferguson, que completará 69 anos em Dezembro, tem no currículo 46 títulos.





Reportagem SIC transmitida dia 25-11-2010

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

BestOfFutebol disse... [Responder a Comentario]

Grande Entrevista e grande trabalho da SIC...
Adorei toda a entrevista e ao estilo do Mourinho o que adorei mais foi, numa altura que todos falam do Villas-Boa, ele não ter dito uma palavra apenas sobre o André.

E ter dito que o sucessor de le era outro... Isso é Fantastico por dois motivos, 1ª Porque do que conheço do Mourinho é sinal que o Villas Boas está no bom caminho, e 2º Porque vai ser uma grande força para o André... O mourinho como não é Portista não sabe, mas é disto que a malta gosta, para serrar os dentes...

Mas realmente acho que o André nao é sucessor de ninguem porque penso ser um mistura da forma de estar do Mourinho, com o jogo do Guardiola... Salvo as comparações, por muito que goste e admire o André, não sou como uns e outros que dizem barbaridades, e que chegaram a dizer que o JJ era melhor que o Mourinho... eheh

Ele tem ainda que ganhar muitas coisas... Mas comparando este Porto com o Porto do Mourinho este dá 1000 a zero e não meio zero... Mas são coisas diferentes, bem sabemos :)

Silva disse... [Responder a Comentario]

@BestOfFutebol
Não posso concordar contigo quando dizes que foi um grande trabalho por parte da Sick, e explico-me muito rapidamente, no dia que fizerem uma reportagem (mais uma) do Mourinho e disserem que foi no Porto que ele se lançou para onde está hoje, aí poderei dizer que foi um grande trabalho, porque sei o que isso lhes (Cs) custa, admitir a grandeza do Porto, agora dizer que foi no chelsea, Whattt?

BestOfFutebol disse... [Responder a Comentario]

@Silva
Eu entendo o que quer dizer, mas tb entendo a ideia da mensagem... Porque na realidade foi no chelsea que provou ao mundo que era de facto um bom gestor de homens, mais do que bom treinador...

E isso pode ser lido de varias maneiras, A doente: No Porto qualquer um ganha até o Mourinho :)
Ou que Portugal não esta dentro dos parametros competitivos, que possa atestar a consistência de um treinador, porque pode descansar mais jogadores internamente para os colocar frescos na Europa...

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.