sexta-feira, 26 de novembro de 2010 | | By: BestOfFutebol

Antevisão: Sporting vs Porto

Entrar no domínio das antevisões não se afigura uma tarefa fácil. É um mergulho na dificuldade de antever e antecipar acontecimentos num jogo de futebol, que à partida, e por si só, se vislumbra de resultado imprevisível, e que ao mesmo tempo, encerra um elevado grau de complexidade.

Todos os jogos da natureza de um clássico trazem consigo uma carga histórica a ter em consideração (último resultado foi favorável ao Sporting por 3-0). Além disso, a carga emocional resultante de alguns acontecimentos recentes, vão seguramente apimentar este embate entre “leões” e “dragões” (a mudança de Moutinho para o FC Porto no último defeso, num processo que levou o ex “capitão”, e a maior referência do universo leonino na altura, a ser apelidado de “maçã podre”). De notar ainda, as dúvidas e eventuais regressos: a possibilidade de o FC Porto ter de remodelar a sua ala esquerda, devido às lesões de Álvaro Pereira e Varela, e se vislumbrarem os regressos de Fernando e Maniche às suas equipas.

“Fait divers” e outros acontecimentos à parte, creio que vai ser um jogo bastante emotivo e interessante de seguir. Do meu ponto de vista muito pessoal, creio que mais que um embate em que se defrontam estilos e filosofias diferentes, vai ser um duelo de equipas com dinâmicas distintas.


O FC Porto tem vindo a mostrar que não mudará a sua abordagem ao jogo. Apesar de se ver forçado a mudar alguns jogadores, manterá a postura, estrutura táctica e a mesma filosofia. Espero o mesmo 4-3-3 ofensivo, com um pivot no meio campo, fazendo uma pressão intensa, em especial nalgumas zonas, com o intuito de ganhar a bola para mandar no jogo através da posse. Se ou quando os leões o forçarem a jogar no momento defensivo, para não desgastar muito o Hulk em tarefas defensivas, e para aproveitar as transições ofensivas, este assegurará uma referência de transição para o ataque num espaço entrelinhas e mais subido em relação ao bloco da sua equipa. No outro corredor, e até porque o Sporting terá naturalmente uma maior capacidade de projecção no eixo profundo pela sua direita, o extremo baixará um pouco para ajudar o seu lateral nas tarefas defensivas, incorporando uma 2ª linha no bloco da equipa, posicionando-se sempre de frente para o lateral do adversário (Abel ou João Pereira).


Nutri-BemEstar

Será que o Sporting vai manter o 4-4-2, ou vai mudar e assim dar indicações de adaptação face ao que o FC Porto tem produzido? Não posso assegurar com toda a certeza se vai jogar com um ou dois pontas de lança. Baseando-me um pouco no que tem sido o leque de decisões utilizado até ao momento, pode até vir a apresentar-se num 4-2-3-1. No entanto, mais do que o sistema a utilizar, a organização colectiva e a dinâmica irão ao encontro dos comportamentos tácticos evidenciados até ao momento. Devido ao facto de jogar em casa e de contar o apoio do seu público, tentará fazer uma pressão um pouco mais subida e mais agressiva. Julgo que o grande desafio dos leões, nesta partida, vai ser a eficácia desta pressão, não afastando demasiado as suas linhas, pois devido à elevada capacidade de posse e circulação de bola dos portistas, podem ficar mais expostos se a equipa não estiver bem posicionada e com coberturas próximas, em especial no corredor onde actua Hulk.

Aposte connosco neste jogo e mande-nos por email o seu prognóstico



Paulo Sérgio irá ter especiais cuidados? Talvez. Essencialmente, terá de ocupar bem as zonas ou espaços referência de transição ofensiva do Porto. A equipa deverá dominar a carga emocional do jogo, pois sofrer um golo primeiro, pode levá-los a cometer erros e a ter de suportar a pressão do seu público e a entrar em crise de raciocínio táctico. Manter-se em campo com igualdade numérica também será um desafio, especialmente para os jogadores que normalmente são mais intensos e agressivos. Devido ao excelente posicionamento da cortina defensiva do meio campo portista, onde é evidente uma articulação de equilíbrios e de coberturas interiores muito completa, o Sporting terá todo o interesse em aproveitar o jogo exterior, pois naturalmente, nesta partida, terá mais dificuldade em dar profundidade ao seu jogo.

Especial Sporting vs Porto

Nutri-BemEstar

O equilíbrio global e a inteligência táctica para superar eventuais obstáculos criados pelo adversário vão ser determinantes no desfecho deste emocionante jogo entre equipas com estados de espírito diferentes! Acredito que mais do que a capacidade que uma equipa terá para aproveitar o que o jogo lhe trouxer, será determinante aquilo que a mesma será capaz de provocar não só na partida, mas acima de tudo no adversário. É nesta dimensão da confrontação que se joga a excelência das equipas, ou não...

Paulo Sérgio:
Paulo Sérgio garante que os «leões» estão preparados para travar a invencibilidade do FC Porto no campeonato. O treinador do Sporting confia no grupo e garante que, se a equipa cumprir a estratégia que está delineada para o clássico, os «leões» têm tudo para ser felizes.

"Trata-se de duas equipas com percursos distintos, mas, a jogar em casa, o Sporting é favorito no jogo de amanhã (sábado). Estou preocupado com o Sporting e nada mais. Claro que o FC Porto é a equipa mais regular do campeonato, está a fazer uma prova brilhante, mas a nossa missão é estarmos concentrados. Se colocarmos em prática tudo o que treinámos durante a semana, o Sporting terá tudo para ser feliz", vincou.


Nutri-BemEstar

O técnico dos «leões» afirma que o clássico é só mais um jogo de campeonato, apesar da distância pontual para o líder. “Quero ganhar ao FC Porto e aos outros todos. É um jogo que queremos vencer, como todos os outros. Temos uma estratégia, que não vou revelar, e uma única ambição, que é vencer. Foi para isso que nos preparámos, não faz sentido fazer outro tipo de avaliação e é nisso que o grupo está concentrado. Estamos preparados para vencer e é a pensar nisso que vamos entrar em campo. Independentemente da diferença pontual, a única mensagem que passei aos jogadores foi essa, ou seja, que só temos de pensar em ganhar”, exprimiu.

Questionado sobre a possibilidade de utilizar Liedson e Postiga juntos de início, Paulo Sérgio deixou no ar essa possibilidade. "É possível, por que não? Já jogaram tantas vezes juntos e amanhã podem voltar a fazê-lo. Mas só amanhã terão essa certeza”, disse.

O regresso de Moutinho a Alvalade foi tema incontornável na antevisão do clássico, mas Paulo Sérgio desvalorizou o tema. “Não faço parte de uma comissão de boas-vindas nem o contrário, não sei a quem serve esse tipo de situações, mas, por vezes, provocam danos. Só penso em futebol e na minha equipa. Que seja um bom jogo, que o Sporting ganhe e que o FC Porto chegue e saia de Lisboa em segurança”, salientou.


Antevisões de adeptos famosos:

Júlio Isidro:


Cláudia Jacques




Rubim:








Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.