terça-feira, 23 de novembro de 2010 | | By: BestOfFutebol

Braga vs Arsenal 2-0

O sonho continua.

Assim mesmo, orgulhosamente isolada, a notícia mais relevante da noite merece um parágrafo só para ela. Num esforço heróico, a formação de Domingos garantiu uma vitória arrancada a ferros, mas muito elogiável, sobre o Arsenal, e com isso adiou para a última jornada a decisão do apuramento no Grupo H.

É verdade que o sonho continua a ser utópico: é necessário vencer em Donnestk por quatro golos de diferença ou então conseguir um resultado superior ao Arsenal (que recebe o frágil Partizan). Mas utópico ou não, o sonho continua. Matematicamente é possível. E esta capacidade bracarense em resistir é notável.

No fundo obriga-nos a um agradecimento particular, e a um acto de contrição. Aconteça o que acontecer em Donnetsk, há uma certeza: a carreira do Braga não envergonha ninguém. Não envergonha o clube, não envergonha a cidade e não envergonha o país. Quantos se atreviam a dizer isso após o jogo de Londres?


Naturalmente o estádio saiu em festa com o triunfo sobre um gigante, que esta noite foi menos grande. Dois golos nos dez minutos finais viraram as bancadas do avesso, elas que não se coibiram de assobiar uma mão-cheia de vezes. É natural: o Braga tinha tudo a perder e não parecia capaz de conseguir ganhar.

A primeira parte e boa metade da segunda foram aliás penosas. Muita precipitação da equipa de Domingos, passes falhados, uma dificuldade óbvia em criar situações de golo. Um cabeceamento de Moisés aos oito minutos e um remate de Luis Aguiar aos 61 minutos tinham sido os únicos gritos de revolta até então.

Depois entrou Elton e com ele mudou o jogo. O brasileiro que chegou como grande contratação, e que nunca justificou as expectativas criadas, fez uma abertura de trinta metros que isolou Matheus, o compatriota correu como um louco e à saída de Fabianski atirou para o primeiro golo. Num instante, tudo mudou.


Nutri-BemEstar

A partir daí instalou-se a festa no estádio, o Arsenal veio para a frente mas sem criar perigo, e confirmou-se o heroísmo da noite bracarense no segundo golo. Outra vez obra de Matheus: correu novamente como um louco, fintou um, fintou dois e atirou ao ângulo. O jogo não podia ter melhor fim: golaço!

Pouco antes, curiosamente, Rodriguez tinha feito penalty sobre Vela que o árbitro não assinalou. A história linda do Sp. Braga também se escreve por linhas travessas. O que não tira brilho à capacidade de resistência bracarense. Porque é disso mesmo que tudo isto se trata: uma enorme capacidade de resistência, o que leva o Arsenal para a última jornada obrigado a ganhar.

Aposte connosco na BetClic



Domingos Paciência:
«Temos de acreditar. Pode acontecer que cheguem ao final três equipas com 12 pontos. Sabemos que a tarefa não é fácil, mas há que acreditar. O nosso jogo com o Shakthar, aqui, e o facto de o Arsenal não ter ganho lá, pode acabar por ser a decisão deste grupo. Mas enquanto houver possibilidade vamos tentar e vamos à Ucrânia para ganhar.»

«Este é uma vitória muito importante. É histórico neste clube ganhar ao Arsenal e agradeço aos adeptos a forma como nos apoiaram. Vamos tentar tirar o máximo partido deste jogo. Não foi um jogo fácil, contra uma grande equipa e por isso a nossa abordagem foi anular o jogo do Arsenal e aproveitar uma eventual desorganização da parte deles. Fomos eficazes, aproveitamos os momentos que tivemos. Os meus jogadores foram inexcedíveis e mereceram este triunfo.»

«Penso que os adeptos e a equipa mereciam isto. Foi uma noite diferente de todas as outras, não temos tido uma pontinha de sorte no campeonato, entre os muitos problemas. Mas sinto e acredito que esta equipa tem valor e carácter e vai mostrar isso já no jogo com o Nacional aqui em casa. Vamos acreditar até à última, sabemos que temos um jogo difícil com o Shakhtar. Mas da mesma forma eles nos fizeram três golos aqui, também podemos fazer lá.»

Sobre o lance do penalty para o Arsenal: «Antes existe fora-de-jogo. Por isso, se há penalty, a jogada deveria ser cortada antes.»


Nutri-BemEstar

Matheus:
«O meu futuro está em suspenso. Agora só penso no Sp. Braga, o que vier depois será lucro. Naturalmente que espero por propostas, mas tanto do Sp. Braga como de qualquer outro clube. Se a Europa está de olho em mim? Todo a gente sabe que quando se faz um bom trabalho, os outros vêem. Mas é como digo, nesta altura estou só preocupado com o Sp. Braga e em ajudar o Sp. Braga. O futuro logo se verá.»

Alan:
«Foi uma vitória história do Sp. Braga, uma vitória importante sobre uma das melhores equipas do mundo. Estamos todos de parabéns. Vamos agora descansar para depois pensarmos no jogo em Donnestk. Queremos ganhar lá e vamos pensar antes de mais em ganhar o nosso jogo, depois vemos o resto.

Se fiquei surpreendido com os dois golos do Matheus? Não me surpreende nada a forma do Matheus. É um excelente jogador, já o provou em outros jogos e está de parabéns. Não só ele, aliás: toda a equipa está de parabéns. Na Liga estamos com algum azar, mas vamos tentar ultrapassar esta fase menos boa.»


Nutri-BemEstar

Moíses:
«A equipa teve uma postura completamente diferente do que tinha feito nos últimos jogos. Hoje o sistema defensivo esteve bem, a equipa defendeu em bloco, começou a defender na frente e assim fica mais fácil. O sistema defensivo do Sp. Braga não é o melhor do mundo, mas também não é tão ruim como se fala.»

«Tudo pode acontecer na última jornada. Enquanto pudermos acreditar, vamos acreditar. Vamos fazer o nosso trabalho na Ucrânia com confiança, com os ouvidos em Londres. Primeiro vamos tentar cumprir a nossa parte, e no final esperar que tudo esteja como deve ser para a nossa passagem para a próxima fase.»

«Fui abordado no começo na época e o que posso dizer é que estou feliz aqui em Braga e que tenho feito o meu trabalho bem feito. Pode falar-se que não quero renovar, mas não é verdade. O que eu quero é que nos sentemos para conversar. Sempre trabalhei dessa forma e não é agora que vai ser diferente.»


Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

Anônimo disse... [Responder a Comentario]

E VIVA AO BRAGA

Replica disse... [Responder a Comentario]

O Berrador(Eduardo Barroso) sportinguista é que está a incediar o

jogo Porto --Sporting

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.