sexta-feira, 22 de outubro de 2010 | | By: BestOfFutebol

Opinião: Resposta ao Sr. Luís Sobral


Depois do rescaldo da vitória do Futebol Clube do Porto na Turquia, o Sr. Luís Sobral, colocou no seu artigo de opinião um texto sobre o presidente Jorge Nuno Pinto da costa, não deixe de ler aqui, a nossa resposta directa face ao seu conteúdo.

Boa tarde a todos...
Irei agora abrir aqui um precedente naquilo que eu considero ética jornalística e comentar aquilo que o Sr.Luís Sobral escreveu e publicou no site MaisFutebol, referente a um artigo de opinião Sobe e Desce, onde o Sr. Sobral atribui uma nota negativa ao Presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, artigo que podem ver aqui

Antes de mais, a mim confere-me dizer que não sou jornalista profissional, a minha profissão não tem directa ligação com o Futebol, sou apenas um entusiasta do desporto rei! Com uma preferência clubística , a qual todos temos direito de ter.

Quando lemos o artigo do Sr. Sobral, conseguimos perceber a quantidade de raiva e ironia que o jornalista se dirige a uma pessoa que está à frente dum clube que é sem dúvida o melhor clube Português dos últimos anos, que ganhou mais campeonatos nos últimos 20 anos que todas as restantes equipas juntas do nosso pequeno Futebol Português, que elevou o nome de Portugal no Mundo, com vitórias nas provas mais importantes do Futebol Europeu.


E essa pessoa, ao qual o Sr. Sobral acha que tem “momentos anedóticos” é a principal responsável por essa evolução no Futebol Clube do Porto, por isso, no meu entender, ela merece uma coisa que o Sr. Sobral e toda a restante imprensa já se esqueceram: Respeito!

Numa altura que o Futebol Clube do Porto, voltou a elevar o nome do Futebol Português na Europa, como tem feito ao longo dos anos, acho que chega a tocar o ridículo que o único destaque que o Sr. Sobral seja capaz de dar é das palavras de Pinto da Costa no final do jogo… Se as suas palavras foram ridículas, que dizer dos comentários do Presidente Luís Filipe Vieira acerca do treinador Portista? Que dizer sobre o apelo encarnado à não comparência dos adeptos nos jogos da sua equipa? Que dizer sobre todas as criticas que a imprensa, ao qual se incluí o Sr. Sobral, quando o Futebol Clube do Porto assumiu o risco de contratar um dos treinadores mais novos e talentosos do Futebol Português?



Por fim, falando de respeito, não posso deixar em claro o P.S. dado pelo Sr. Sobral no final do comentário que passo a transcrever:

P.S. : Uma hora depois de ter escrito este artigo, umas dezenas de comentários de leitores. Alguns apenas pouco polidos, a maior parte suportados por uma reacção básica: criticou o presidente do F.C. Porto, logo é um perigoso benfiquista (o que também diz algo sobre o que conta o Sporting para estas coisas, hoje em dia; mas isso seria outra conversa). Um adepto é, por definição, alguém sem distanciamento crítico. Nem sequer é uma opinião, é um facto que se demonstra diariamente e muito aproveita aos dirigentes desportivos.

Quer dizer, o Sr. Sobral ofende o presidente de um clube e depois ainda acha que os adeptos Portistas não têm o direito à sua indignação? O Sr. Sobral ao publicar um artigo de opinião tem de estar ciente que os adeptos também têm direito à sua opinião. Porque é disto que tudo se trata…O Sr. Sobral deu a sua opinião… que sinceramente acho que, como o próprio disse, foi “pouco polida e suportada por uma reacção básica”, portanto, tem de se sujeitar à opinião dos outros, porque eu defendo a igualdade e defendo que, a opinião de um jornalista é exactamente igual à opinião de um adepto ou de um entusiasta, sendo que o facto de se ter um espaço para comentar e opinar, não dá o direito de ofender porque são duas coisas diferentes e eu pelo menos, sei distingui-las bem uma da outra, só gostava que mais pessoas o fizessem e se possível com mais seriedade.

Texto de: Hugo Pinto (BestOfFutebol)




Blog Widget by LinkWithin

16 comentários:

Pedro Barbosa disse... [Responder a Comentario]

Concordo contigo Hugo, temos de por esta gente facciosa na praça publica. O que acontece é que estes pseudo-jornalistas dão a sua opinião que 99% das vezes é a proteger o clube do regime. Usam a tactica "vamos atacar o vizinho antes que nos ataquem a nós" e não fazemos nós outra coisa a não ser tentar defender o nosso clube. Já é tempo de o nosso presidente, representante da nossa gente e do nosso clube dar um murro na mesa e por essa gente na linha.
Obrigado Hugo, pelo texto no qual me consigo retratar...

BestOfFutebol disse... [Responder a Comentario]

Hugo parabens por mais um excelente texto...
Entendo-te perfeitamente concordo contigo...

Mas sinto-me na obrigação de ser coerente comigo e com os meus princípios, e por isso digo que mesmo entendendo e compreendendo as declarações do PC tenho que as criticar, porque sou a favor de um futebol positivo e não de um futebol onde as atenções se central no dirigente, ou invés de se central no jogador...
Mas eu entendo na perfeição, porque por vezes não podemos ficar calados a tudo, alias como nós no BestOfFutebol fomos obrigados a fazer os vídeos da inocência do futebol.

Mas eu como adepto gosto é de bola e não gosto nada deste jogos de bastidores...

Porque um diz, o outro responde... Um chora o outro responde... E assim nunca mais vai acabar este mau espetaculo...

Mas entendo a tua indignação, porque tb eu quando li esse péssimo artigo a tive, e digo péssimo artigo apenas por uma coisa. Esse sr. tem todo o direito de dar a opinião dele como nós damos a nossa.
Agora podia escrever um pouco sobre aquele hino ao Futebol que foi o Porto ganhar nas condições que ganhou por 3-1 em Istambul

Hugo Pinto disse... [Responder a Comentario]

Olá a todos..

Bem.. primeiro há que distinguir a diferença entre este texto e as declarações de Pinto da Costa..eu não quis dizer que o que ele disse está certo, critiquei sim a posição do Sr. Luís Sobral, porque penso que como jornalista profissional deveria ser um pouco mais isento e coerente, mesmo tratando-se de um artigo de opinião...

Muito obrigado pelo apoio de todos
Um Abraço
Hugo

Anônimo disse... [Responder a Comentario]

Parabéns Hugo!
Principalmente pelo imparcialismo e pela denúncia de injustiças em que ninguém é inocente, mas há culpados que colocam as culpas nos outros para justificar fracassos e falta de carácter..
Deixo aqui a minha opinião relativamente a outro assunto do dia entre os clubes da 2ªcircular e que está a ser alvo de chacota e tentativas de colocar em causa a honra e preferência de Vítor Baía pelo FCP.


VÍTOR BAÍA E OS ABUTRES

Sou suspeita para fala do Baía porque sou fã mas..

O que pude perceber é que ele desentendeu-se com alguém no FCP e por isso saiu..

As declarações têm várias interpretações, mas o que me chateia são os abutres que se aproveitam disso!A minha interpretação é positiva, porque como homem inteligente que ele é nem poderia ter outro sentido!

O que leio nessas declarações é que ele sente que o Clube não relembra ou dignifica tanto os que contribuiram para o seu sucesso, é admissível pensar isto, e para exemplificar enumerou o benfica e o Sporting, porque são exemplos de clubes que elogiam e homenageiam as figuras mais importantes e que contribuiram de algum modo para as vitórias ou glórias dos clubes..

Pode não ter usado as melhores palavras mas entende-se bem a intenção e o sentido dessas declarações!



Nós gostamos muito do nosso País mas estamos sempre a dizer que se vivessemos noutro não seríamos tratados do mesmo modo, isto é um exemplo, mas não é por isso que deixamos de amar a nossa terra e não a defendemos, certo?



Temos o exemplo da homenagem que tantos adeptos desejam e que o Clube não dá sinais de a concretizar, assim como é estranho o apoio a Jardel (que muito contribuiu é certo) mas a ser assim há figuras prioritárias que mereciam este tipo de iniciativa, que é o caso do Baía e outros e não é só por motivos Portistas, mas também Nacionais.



Quanto a um futuro regresso ao Clube de Baía, confirmou as minhas suspeitas, ele vai voltar mas com outra direcção ou presidência porque algo se passou para ele sair assim repentinamente e silenciosamente, e no momento não deve ter condições para continuar (digo eu)



Posto isto só digo: BAÍÍÍÍÍAAAAAaaaaaa!!



Jinhoooo azulinho para ti CAMPEÃO!



Autoria: Leonor Cavadas

Hugo Pinto disse... [Responder a Comentario]

Olá Leonor..

Infelizmente ainda não tive oportunidade hoje de ler as declarações do Vitor Baía...

Mas sei que, acerca disso, o Ricardo vai-nos proporcionar um texto excelente que ainda deverá ir para o "ar" hoje..

Em relação ao Victor em si....eu penso que é nada mais nada menos que um dos mais importantes jogadores da história do FCPorto e também sei, ou pelo menos espero que ele volte numa outra presidência....ou talvez....voltará com a SUA presidência ;)

Cumprimentos
Hugo Pinto

TiagoRamos disse... [Responder a Comentario]

eu sobre este assunto, acho sinceramente que o nosso presidente nao deveria ter este tipo de "ataques", apesar de o que ele disse nao estar errado. so penso que uma guerra entre dirigentes causa uma guerra entre adeptos e simpatizantes,pois eu pelo menos sempre me identifiquei com as opinioes dos nossos lideres.
quanto a esse dito jornalista, o sr. Luis Sobral, so acho que mais que qualquer presidente de qual quer que seja o clube, devia pensar antes de falar. eu ate posso vir aqui e dizer o que me apetece, muitos irao achar correto o que digo, mas muitos mais acharao que eu nao percebo nada de futebol e que so falo porque nao devo ter mais nada para fazer do que vir ate a internet dar opinioes. Pois uma pessoa que tira um curso de jornalista, muito pior ligado ao futebol devia ser isento ou pelo menos evitar falar sobre um presidente ( que suponho eu que nao goste) da maneira que fala.
Vamos falar antes da grande jornada europeia, Braga,Porto e Sporting deram pontos para o ranking e que mostraram que o nosso futebol nao e aquele que o benfica foi mostrar a França.
Um grande abraço a todos os que trabalham neste blog, com a maior das vontades de mostrar que o futebol e muito mais que um simples desafio de 90 minutos.

BestOfFutebol disse... [Responder a Comentario]

@TiagoRamos

Obrigado Tiago...
Concordo contigo a 100%, como alias já tivemos oportunidade de conversar...

Estas em grande, nas cartas nao pescas nada, mas de futebol das uns toques... :P ehehehehe

Hugo Pinto disse... [Responder a Comentario]

Tiago concordo contigo...

Mas acho que este tipo de coisas são importantes de divulgar porque acho que já é tempo destes jornalistas darem mais importância às pessoas, e quanto mais criticas houver...com mais facilidade eles vão perceber onde erram e a imprensa ficará mais "limpa"....se não resultar...ao menos tentamos

Abraço!

Anônimo disse... [Responder a Comentario]

Pinto da Costa ( também tenho uma "tese")


O PC tb tem 2 interpretações, não se deixem emprenhar pelos ouvidos!! Ele aproveitou um jogo de notariedade (pk o árbitro parecia lampião e o estádio parecia o da luz) para dar recados!! É diferente de ele desvalorizar o jogo em si os jogadores e/ou o treinador!!! Eu pessoalmente gostei, foi o melhor momento para dar o recado! Tem k se ler entre linhas e não dar a intenção k os mouros querem, somos mais inteligentes! Eu ouvi:: " Vejam como um treinador k disseram k escolhi às pressas e k criticaram a idade fez hoje! Vejam como o FCP apesar das adversidades arbitrais e adversário ganhou msm só com 9 joadores. Vejam como o Porto efrenta os Bin Laden de Portugal!! Eu não sou burro e represento um Clube Inteligente e com táctica"" Foi isto k eu ouvi!!

Cada cabeça sua sentença, e eu sentencio o PC assim ;))
É uma questão de reflectir sobre a história do Porto e sobre quem é Pinto da Costa, que tem andado calado, e quando fala é logo distorcido nas palavras ;))
Até pk há títulos de imprensa a dizer k ele falou em defesa do VB, e se pensarmos o lamparina no "DIA Seguinte" disse k nunca tinha visto um treinador a defender e aparecer tanto nas conferências de imprensa como aparece o VB...
Foi tudo uma resposta curta e grosssa a todas as picardias vermelhas, no sítio e momento certo ;)) MAINADA!!!

Jinhoooooo azulinhoooooooo

zetosousa disse... [Responder a Comentario]

Agora é que Eu estou como o Sr. Pedroto dizia :Só se atira pedras as Árvores que dão fruto.

Anônimo disse... [Responder a Comentario]

concordo com a sua visão,estou a ver que há alguns Portistas que querem derigir a estas escumalhas sem vergonhas com "rosas e beiginhos" e e muito menos o PC!

se algum dia isto mudar,e todos comportar como deve ai já estou deacordo. assim ou é "pau" neles ou o despreso.

Carlos Cortinhas disse... [Responder a Comentario]

Boas malta

Este senhor perdeu o resto da credibilidade que eu erradamente ainda lhe dava. o desce dele foi extremamente forçado, talvez para compensar ter escrito um desce sobre o slb? E assim tentar agradar a gregos e troianos. Mas a injustiça não agrada a ninguém.

Eu concordo com as declarações de PdC, não concordo de todo é com o timing, estavam os 'jornalistas' à procura de uma razão para criticar o Porto após a vitória na Turquia, sem sucesso, até que PdC lhes deu algo em que pegar, tal e qual aconteceu com luis sobral.

Já agora, alguém comenta no maisfutebol? Que é necessário para que aprovem um comentário? É que os que fiz, muito poucos, nunca passam.

Saudações DesPortistas

Zé disse... [Responder a Comentario]

Mas até já os corruptos e os ladrões merecem respeito??

TiagoRamos disse... [Responder a Comentario]

Olhe Sr."ZE", nao e por voce nao gostar do Sr. Pinto da Costa que tem o direito de falar como lhe apetece.
Qualquer pessoa merece ser respeitado. Agora se acha que o Sr. Luis Sobral tem razao no que diz, faça um esforço por ser educado e espresse a sua opiniao de uma forma que nao estrague a sua imagem.

Zé disse... [Responder a Comentario]

Não gosto de ladrões e corruptos sejam eles quem forem.
Isso de qualquer pessoa mereces ser respeitado é a tua opnião, mas eu respeito a tua opnião.
Neste portugal de injustiças as coisas são para ser ditas pelos nomes.

P.S. Já agora so te mostras indignado com os meus comentarios, os outros ja podem dizer aquilo que querem?

"derigir a estas escumalhas sem vergonhas"
"intenção k os mouros querem"

J.P. Gonçalves disse... [Responder a Comentario]

Realmente cada vez é preciso ser mais doente mental para dar importância a conversa da treta como a que se vê por aqui. Desporto não é isto.

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.