terça-feira, 30 de novembro de 2010 | | By: BestOfFutebol

Estado Puro: Terceira Edição

A Paixão do Jogo: Futebol em estado puro!

Olá o meu nome é Jorge Sousa, podia eu apitar um Sporting-Porto sem validar um golo em fora-de-jogo e expulsar um jogador injustamente? Podia, mas não era a mesma coisa!

Começo a edição do estado puro desta semana com esta analogia a um comercial de uma televisão por cabo conhecida, que serve na perfeição para classificar aquilo que se passou nesta jornada da Liga Portuguesa.

Antes de mais, deixo aqui um abraço ao nosso comentador António, que no meio dos seus muitos comentários deixou-nos aqui esta pérola:

António disse... [Responder a Comentário]
Os penaltys não marcados contra o benfica e os penaltys marcados a favor no ano passado!?
Este ano tambem ja estou farto de ver penaltys por marcar contra o porto.
Queres saber quantos penaltys ja ficaram por marcar contra o porto este ano, e ainda não chegamos a meio do campeonato???


Humm.. algo me diz, caro António, que falou depressa demais, senão vejamos, o que podemos dizer no fim de uma jornada em que:

1º - O FC Porto foi prejudicado em um golo sofrido precedido de um fora-de-jogo, uma expulsão irreal em Maicon se desvia para deixar passar Liedson, e o “levezinho” cai na mesma, sem falar que o Liedson não era o ultimo homem, porque o Rolando estava mais a frente, e mesmo assim Maicon é expulso, uma brutalidade de Maniche que nem amarelo leva.
2º - Um penaltie que põem o Benfica em vantagem e que sinceramente o árbitro só o marcou porque se chamava Jacinto Paixão! Porque sejamos sinceros, lances daqueles acontecem em todos os jogos, só aquele foram assinalados e porquê? A resposta é simples: Porque é preciso manter a verdade desportiva!
3º - O Guimarães, neste momento o verdadeiro concorrente directo do Benfica por um lugar na liga Sagres, é prejudicado contra o Marítimo num penaltie inexistente, também abrangido pela lei da verdade desportiva.

Todos estes lances pode-os ver aqui

Ora, visto isto, dei por mim a pensar qual seria o verdadeiro significado de Verdade Desportiva, que tanto se fala hoje em dia! Após uma semana de pesquisa na net e muita barba por fazer, cheguei a conclusão que a Verdade Desportiva é:

O Estado a que o Futebol Português atinge, quando o Sport Lisboa e Benfica consegue ser mais beneficiado que os outros restantes clubes Portugueses, para se atingir este estado, é necessário que, além do clube citado ser beneficiado, tenha também que se prejudicar os restantes clubes concorrentes, podendo estes ser prejudicados em lances casuais jornada após jornada ou então numa época inteira através do afastamento de jogadores fundamentais para a equipa.



De resto, o Sporting de Braga venceu de novo para a Liga Sagres, batendo o Nacional em casa por 2 bolas a zero, o que já não acontecia desde a 8ª Jornada em que os Bracarenses venceram o Olhanense por 3-1.

A equipa de Domingos também não se livra da contestação, neste jogo, principalmente no primeiro golo marcado por Lima, após um penaltie cobrado por Mateus, o Brasileiro do Braga aproveitou a recarga e fez o golo, a repetição mostra que Lima já estaria dentro da área quando o penaltie é cobrado o que torna o golo irregular.
Resumindo e concluindo, foi uma jornada quente, com muitos erros de arbitragem e com um claro beneficiado, mas o que é importante é irmos mantendo o nível da Verdade Desportiva!

Para a semana, a edição do estado puro trará uma novidade em primeira mão que não irão querer perder: Uma nova escuta de Pinto da Costa nunca antes revelada!
Sim é verdade, estamos em condições de afirmar que irá causar surpresa!

Deixo aqui uma palavra de apreço ao campeonato feito pela União de Leiria! Um clube que esteve em risco de não poder ser inscrito no inicio do campeonato devido às dificuldades financeiras que atravessa, e que neste momento se encontra em 6º lugar depois duma vitória sobre o Rio Ave e que mostra que nem sempre o futebol é feito de manobras e dinheiro, mas por vezes também de espírito de sacrifício e emoção e Amor pela Arte!

Faça parte do nosso grupo de apostadores na BetClic, e aposte connosco



No futebol Mundial, quero dar destaque aquele que se já muitos consideram o jogo do século! Barcelona recebeu ontem nas suas hostes o todo "poderoso" Real de Madrid.
Um jogo recheado de emoção, futebol ao mais alto nível, golos e jogadas fantásticas! Não percam a crónica detalhada a todos os lances do jogo que o BestOfFutebol fez, clique Aqui!!

Não percam também o especial detalhado que o BestOfFutebol fez, com todos os pormenores e vídeos deliciosos Aqui!

Football Legends!



Nenhuma crónica de verdadeiro futebol que se prese pode deixar passar as lendas que, um bocado por todo mundo deram o seu contributo para que o futebol apaixonasse os adeptos, criasse emoções, fosse vivido pelas pessoas como algo que faz parte da sua vida e não um mero desporto como os outros.

Neste capitulo começarei com um jogador, que para mim e certamente para os leitores foi uma das maiores lendas do Futebol Moderno (não arrisco a dizer a melhor, porque o futebol está recheado de bons jogadores), mas este foi para mim, um verdadeiro talento, uma pessoa que deu tudo o que tinha em campo, espalho magia e o terror para as equipas adversárias, mas era sobretudo um jogador completíssimo, que marcava livres como ninguém, recuperava bolas, comandava as equipas por onde jogou e sobretudo com um toque de bola mágico, subtil mas ao mesmo tempo venenoso, no final do Mundial de 2006, o mundo do futebol ficou mais pobre, quando Zinedine Zidane decidiu pôr um fim à sua brilhante carreira de futebolista, eu, como bom amante de futebol que sou, não consegui deixar de sentir tristesa e pesar quando constatei que Zidane abandonaria os relvados, fica aqui a minha homenagem a um dos melhores futebolistas de todos os tempos.



Zinedine Zidane, mais conhecido como "Zizou" nasceu no dia 23 de julho de 1972 em Marselha (França), desdente de pais Argelinos, Zizou sempre teve desde pequenino uma habilidade formidável para o futebol, começando a sua carreira por vários clubes de pequena dimensão Francesa, é no Cannes que incia e desenvolve o perfume que deixava os adversários a desejar que o jogo terminasse rápido.



Em 1992, Zidane assina pelo Bordéus e é neste clube que conquista o seu primeiro título como futebolista profissional: A Taça Intertoto!, seguiu-se uma final da já extinta Taça Uefa e o Bordéus tornava-se pequeno demais para Zizou, estamos na época de 1996, onde aparece a toda-poderosa Juventos, que contrata o médio por três milhões e meio de euros.



Na Vecchia Signora, Zizou venceu vários titulos como a Taça Uefa, o Scudetto (campeonato Italiano), a Taça Intertoto, a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental, não conseguindo vencer a Champions League, facto que viria a ser alterado mais tarde.

Em 2001, Zizou é protagonista daquela que é hoje a segunda maior transferência do futebol, o Real Madrid, uma equipa de galácticos oferece ao clube Italiano setenta e cinco milhoões de euros! Clube onde Zizou venceu tudo o que havia para vencer, Liga dos Campeões incluída, este seria o último clube onde Zidane jogaria até ao fim da carreira



Mas Zizou também teve uma grande carreira a nível Internacional, representando a selecção Francesa por 104 vezes, sendo a primeira delas em 1994, entrando no jogo e marcando dois golos em vinte minutos quando a França perdia por duas bolas a zero, sendo que foi na selecção Francesa que Zidane conquistou títulos como o World Cup e o Europeu!



A sua carreira recheadíssima de titulos internacionais ou nacionais viria a ter um fim no World Cup de 2006, na final contra a Itália, a sua carreira fica manchada pela negativa num lançe que o árbitro expulsa o Francês do jogo por agressão a Materazzi, o lançe atingiu escala a nível planetária e Zidane viria a ser muito criticado por isso.

Hoje em dia, aquele que é considerado por muitos como um dos melhores jogadores de sempre é embaixador da ONU na luta contra a fome e ocupa um lugar na direcção do Real Madrid sob a presidência de Florentino Perez!

Aqui deixo a minha grande homenagem a este jogador, peço que dispensem uns minutos, vale a pena ver estes minutos de magia!



Por fim queria-vos falar do momento mais emocionante do futebol, aquele que nos faz explodir de alegria e que contagia as pessoas a gostarem do desporto-rei: O Golo!

Ele pode surgir de várias maneiras e feitios, em jogadas rápidas, em remates de longe, de penaltie, de livre, de cabeça….etc..

Porém, existem outras maneiras menos convencionais de marcar golo, e todas elas valem o mesmo, deixo-vos aqui um vídeo que podem ver e deliciarem-se com alguns golos….mais ortodoxos (qualquer analogia feita a Roberto e ao Benfica, é pura coincidência e não é da minha responsabilidade):


PRÉMIO IMPRENSA:
O Prémio imprensa desta semana vai para o BestOfFutebol e para a noticia Desnorte da Manada 2, escrita brilhantemente por R.A.! que se ainda não viram, podem ver aqui! A razão é simples, se um artigo incomoda muita gente, dois artigos incomodam muito mais! É interessante ver que ainda existem pessoas que se incomodam a ouvir a verdade, e mais importante que isso, recusam-se a aceita-la.

MOMENTO DE OURO:
O momento de ouro da jornada vai para: O Jornalista entrevistador da flash interview feita a Jorge Jesus.. Falando Português correcto, o Homem até poderá ficar sem emprego, mas não pode ser acusado de não ter tido “tomates” para conduzir a entrevista e fazer as perguntas que todos queríamos ver respondidas.

MOMENTO DEPRIMENTE:
Vamos dividir isto: Primeiro momento deprimente, as maçãs atiradas pelo publico Sportinguista, primeiro por ser incrível o facto daquelas maçãs todas entrarem no Estádio, será que os seguranças do estádio pensaram que o público ia fazer uma saladinha de fruta??

Segundo momento: Maniche! Relembro que em três edições de estado puro, Maniche aparece em duas pelo mesmo motivo, Agressão a um jogador! Neste caso a João Moutinho, lance que o arbitro convenientemente não viu, é incrível e inadmissível que um jogador daquela idade tenha este tipo de atitudes jornada após jornada, merecendo até um castigo interno, a meu ver, um jogador é pago para jogar futebol e não para dar porrada, isto porque um Boxista até recebe um salário inferior, não havia necessidade de pagar um salário tão alto ao Maniche para ele fazer o que tem feito!!

PERGUNTA PARA OS LEITORES:
Qual é o vosso conceito de Verdade Desportiva?

SEJAM CRIATIVOS!!!! Fico à espera das vossas respostas!

Have a nice Day!

Texto: Hugo Pinto (BestOfFutebol)

P.S: A partir de hoje, existe um email para o qual podem dar as suas críticas e sugestões sobre o estado puro... estadopuro.bof@gmail.com



Blog Widget by LinkWithin

7 comentários:

Hugo Pinto disse... [Responder a Comentario]

Boas....antes de mais peço desculpa pela extensão do artigo, mas peço que percam um pouco de tempo a lê-lo, acho que vale a pena..

Já agora existe um email para o qual podem dar as suas críticas e sugestões sobre o estado puro...

estadopuro.bof@gmail.com

Agradeço as vossas criticas e as vossas sugestões para que esta secção possa ser melhorada!

Abraços!
Hugo Pinto

BestOfFutebol disse... [Responder a Comentario]

Parabéns ao Hugo por mais um excelente artigo.

Desde já quero agradecer-te o premio, e quero agradecer por dois motivos:

1º - Por encaixares o BestOfFutebol, um pequeno blogue no "grupo" da Imprensa ehehehe Essa é nova para mim, mas gosto :)
2º - Porque vindo de ti, que és uma pessoa informada, actualizada e principalmente rigorosa este premio tem outro valor :) Mesmo que eticamente possa dizer pouco aos visitantes, porque pensam que saiu a casa ehehehe

Sobre este artigo penso que não podia reflectir mais a nossa realidade, uma jornada que só é falada porque ainda existem benfiquistas que teimavam em justificar o domínio do FCP por causa das arbitragens, começam a ficar sem argumentos...

Posto isto quero fazer apenas um pequeno reparo, penso que deste "tempo de antena" a quem não merece, esse tal de Antonio, ou red sniper, ou se quiseres apenas membro da Manada.

Quero felicitar-te também por mais esta inovação do Football Legends!Acho que pode ser uma cronica muito engraçada, e dou-te uma sugestão, inves de a incluíres no estado puro, porque não fazer uma cronica independente? Penso que tem pernas para andar...

Anônimo disse... [Responder a Comentario]

Penso eu de que o artigo está optimamente elaborado,decente,linguagem acessível e conteúdo verídico.Pode ser modificado,dividindo-o em partes.Eu,opino três:
1ª-A Paixão do Jogo(visão e comentário a acontecimentos abrangentes sobre a tal verdade desportiva que existe sempre que determinada equipa é beneficiada em vários campos)
2ª-A Legenda do Passado(pode incluir outros "Zidanes" ou alguns daqueles que atingiram o topo à custa de uma Imprensa favorável)
3ª-substituir os parágrafos:Prémio,Momento de Ouro e Momento Deprimente,por MOMENTOS (Elevado,Discreto e Deprimente)
Apenas uma ideia nada de pretensioso,se ficar como nasceu,fica muito bem.
Saudações

Anônimo disse... [Responder a Comentario]
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
BestOfFutebol disse... [Responder a Comentario]
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse... [Responder a Comentario]
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
BestOfFutebol disse... [Responder a Comentario]

@Anônimo
Por aquilo que sei, o URL é um link, por isso o Dragão Porto não pode ser aceite...
Experimenta colocar apenas o nome, porque também concordo que o anonimo é algo um pouco impessoal...

Mas qualquer duvida manda pelo chat do blogue (Menu lado direito)

Espero que nao te importes mas vou apagar estes teus comentarios, porque nada tem haver com este artigo...

Abraço

Se nao conseguires diz-me no chat que eu mesmo vou tentar...

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.