quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 | | By: BestOfFutebol

Novo "Messi" no Dragão?

O F.C. Porto pode estar muito próximo de fechar a contratação de um jovem que na Argentina é apelidado de «novo Messi». Trata-se de Juan Manuel Iturbe, um avançado de 17 anos que nesta altura disputa o Sul-Americano de sub-20. Por aqui já se vê como é um jovem fenómeno: joga no escalão acima da idade.

A notícia foi confirmada ao Maisfutebol por Romeo Ortigoza, director de comunicação do Cerro Porteño. Isto porque o Cerro Porteño, do Paraguai, é o clube dono dos direitos desportivos do atleta. Mas já lá vamos. Antes disso importa dizer que dois dirigentes do Cerro Porteño viajam neste momento para o Porto.

«A família chegou ontem a Portugal, na companhia do empresário Gustavo Mascardi, para negociar com o F.C. Porto. O Cerro Porteño ficou à espera que houvesse um acordo, para viajar também para Portugal e fechar a transferência. Esta quarta-feira recebemos a indicação de que podíamos ir», disse o dirigente.

Nesse sentido, adianta, o director jurídico Carlos Sosa Jovellanos e o director Jorge Morga deixaram o Paraguai às 14 horas locais, em direcção a Portugal. «A partir do momento em que a família chegasse a um entendimento com o F.C. Porto, nós também nos poríamos de acordo. Da nossa parte não há problema.»

Uma história longa... que até meteu Chilavert pelo meio

A história de Iturbe dá muitas voltas. Nascido em Buenos Aires, viajou muito novo para o Paraguai, para onde foram trabalhar os pais. Nesse sentido fez toda a formação no Cerro Porteño e ficou com dupla nacionalidade. Na altura de escolher uma selecção, preferiu a Argentina. Hoje joga ao lado de Funes Mori.



Considerado desde sempre um talento, Iturbe foi disputado por vários empresários. Pelo meio até entrou... Chilavert. O antigo craque paraguaio disponibilizou-se até a pagar 17 mil dólares por mês aos pais para ficar com os direitos de negociação do jovem. No meio de tantas promessas, a carreira deu um passo atrás.

Aproveitando o facto de não ter um contrato profissional com o Cerro Porteño, Iturbe foi levado para a Argentina. O clube entrou com uma queixa na FIFA, por reclamar que detinha direitos de formação sobre o jovem, e ganhou. Durante os últimos meses, Iturbe ficou a treinar no Quilmes, da Argentina, sem jogar.

O que não impediu o seleccionador argentino, Walter Perazzo, de o chamar para o Sul-Americano sub-20. Uma opção que já rendeu frutos: na estreia, frente ao Uruguai, a Argentina venceu por 2-1 com um golo e uma assistência de Iturbe. Esta quarta-feira a celeste volta a entrar em campo, frente à Venezuela.



Uma contratação para o futuro

Ora por ter ganho a acção na FIFA, o Cerro Porteño tem por isso direito a ser ressarcido economicamente. Os argentinos dizem que vai receber um milhão de euros do F.C. Porto, que ainda dá mais meio milhão a dividir pelo empresário Gustavo Mascardi e pelo pai do atleta. Ao todo, o jovem de 17 anos custa milhão e meio.

Enquanto isso, e por só ter 17 anos, Iturbe ainda não poderá assinar contrato profissional com um clube europeu. Por isso o F.C. Porto deverá garantir o jovem avançado, através de um pré-contrato, e mantê-lo cedido ao Quilmes até ao final da época. A 4 de Junho, Iturbe faz 18 anos e pode viajar para Portugal.

Noticia: Maisfutebol




Blog Widget by LinkWithin

1 comentários:

Unknown disse... [Responder a Comentario]

Novo messi não sei até porque não conheço, mas para o FC Porto garantir um jogador tão jovem (ainda menor) é porque é mais que promessa, á semelhança de Anderson e James Rodríguez.... So tenho pena não aportarem nos portugueses, o que é feito do Diogo Viana, por exemplo?? Nunca mais ouvi falar dele. Veio para o FC Porto envolvido no negócio Postiga, é jovem e até me parecia interessante.... mas ainda há esperança para os tugas, por exemplo o Sérgio Oliveira, já com cláusula de 30 Milhões, por alguma coisa um jogador com 18 anos já tem uma cláusula dessas...

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.