quarta-feira, 26 de janeiro de 2011 | | By: BestOfFutebol

Benfica Sempre - 8ª Edição

Saudações Benfiquistas

Esta semana jogou-se mais uma partida referente à Taça da Liga, competição, onde o Benfica tem aproveitado para rodar a equipa e dar mais tempo a alguns jogadores menos utilizados.

Desta vez recebeu o Olhanense e venceu por 3-2, num jogo que contou com a participação de Jara, Moreira, Felipe Menezes, Roderick e César Peixoto, entre ouros menos utilizados.

Isto coloca aqui uma questão, que tem a ver com a desvalorização da Taça da Liga por parte dos “ditos “ grandes de Portugal. Tanto o Benfica, o Porto e até mesmo o Sporting, aproveitam a competição para dar minutos aos jogadores menos utilizados, chegando mesmo ao ponto de como aconteceu com o Benfica de alterar quase toda a equipa, não sei por quanto tempo será uma competição para manter, até porque parece apenas mais uma pseudo cópia da Taça de Portugal. Juntando também o facto de que nos jogos da T.L. o número de espectadores diminui relativamente a outras competições nacionais, o que mostra que mesmo os adeptos não dão muita importância a esta competição.

Após a Taça da Liga, o Benfica recebeu no Estádio da Luz a equipa do Nacional da Madeira, depois de na primeira volta ter perdido com os insulares, o Benfica tinha aqui uma oportunidade para se redimir da derrota.
O jogo até começou a correr bem para os encarnados, Gaitán, Sidnei e Cardozo colocavam o placar em 3-0, a equipa jogava bem, criava lances, trocava bem a bola, mas, depois tudo mudou, a equipa começou a partir-se os jogadores da frente começaram a não recuar para ajudar o sector defensivo, a equipa começou a olhar só para a frente e o Nacional aproveitou para marcar dois golos, ganhou confiança, foi para a frente e o empate chegou mesmo a temer-se. Por fim, Jara deu uma cabeçada no jogo e colocou o resultado final em 4-2 para o Benfica.


Podia-mos lhe chamar o Mike Tyson de Portugal, podia-mos lhe chamar o Scolari da luz, mas não, o nome dele é mesmo Jorge.

Com o cabelo a esvoaçar, numa fria noite de inverno, Jesus no fim de um jogo difícil ainda teve forças para no meio de uma paragem cerebral ir agredir um jogador adversário.

Isto não é mais do que estupidez pura, além de desvirtuar o futebol a acção dele põe em causa o clube que ele representa e mesmo a integridade física do jogador da outra equipa.

Porque nenhum funcionário está acima da instituição, além da pena aplicada pela Comissão Disciplinar da Liga, o clube tem como dever e obrigação punir J.J.
Com este acto ele denegriu a imagem do clube, podendo até ter implicações na parte desportiva, porque o Benfica paga ( e não é pouco) para ter um treinador, e não é para ele passar jogos na bancada porque foi suspenso pelas suas atitudes ao nível de um país de terceiro mundo.



É capaz de ser desta vez que David Luís estará para sair, 25M, 30M pouco importa, o Benfica segurou-o para esta época por causa das elevadas expectativas para a Liga dos Campeões, não quis e muito bem enfraquecer o sector mais recuado da equipa. Com o fiasco que foi a L.C., com o campeonato sossegado ( com 8 pontos de diferença para1º e 3º) e com a desvalorização gradual do passe do jogador, existe aqui uma boa altura para ganhar alguns trocados com a venda do brasileiro, o Chelsea está disposto a leva-lo já em Janeiro. Será sempre a perda de um jogador importante para o clube, mas como ele está também interessado em sair, penso que será um negócio acertado, já a pensar na próxima época.



Jogador da Semana:

Fernando Albino de Sousa Chalana, nascido a 10 de Fevereiro de 1959, era um extremo esquerdo, que passou pelo Benfica nas décadas de 70 e 80.
Estreou-se como sénior apenas com 17 anos, pela mão do técnico John Mortimore, num jogo onde entrou para substituir Toni.

No Benfica esteve desde 1975 a 1984, tendo regressado em 1987 e saído novamente em 1990, contando com 6 campeonatos ganhos, 3 Taças de Portugal e 2 Super Taças, tendo sido considerado jogador português do ano em 1976 e 1984.
Pela selecção participou em 22 jogos tendo apontado 2 golos.
Dotado de uma grande técnica foi apelidado de “Pequeno Genial” nome que deu o mote para a sua grande exibição no Euro 84.

Após o Euro, Chalana foi vendido ao Bordeus por cerca de 220 mil contos, dinheiro que serviu para o Benfica concluir as obras da antiga Catedral.
Depois de ter terminado a carreira de futebolista em 1992, Chalana trabalhou nas camadas jovens do Benfica, depois foi treinador principal do Paços de Ferreira e do Oriental mas sem grande sucesso.
Posteriormente regressou ao Benfica onde tem trabalhado nos últimos anos como Treinador Adjunto.

Um dado curioso, foi dele o mérito de Miguel (actual jogador do Valência), ter ser tornado lateral direito. Num jogo em que dirigiu o Benfica, Chalana optou por recuar Miguel no terreno, e pô-lo a jogar a lateral, experiência que se tornou um sucesso, tendo Miguel passado de um extremo direito dispensável, a uma defesa direito de grande qualidade.
Pode-se afirmar que Chalana é uma das figuras históricas do Benfica, que muito contribuiu para o sucesso do clube.



Carreira:
1991/92 - Est.Amadora - 9 jogos / 1 Golo
1990/91 - Belenenses - 13 jogos / 0 Golos
1989/90 - S.L. Benfica - 8 Jogos / 0 Golos
1988/89 - S.L. Benfica - 14 Jogos / 2 Golos
1987/88 - S.L. Benfica - 10 Jogos / 2 Golos
1986/87 - Bordéus - 0 Jogos / 0 Golos
1985/86 - Bordéus - 2 Jogos / 0 Golos
1984/85 - Bordéus - 10 Jogos / 1 Golo
1983/84 - S.L. Benfica - 23 Jogos / 7 Golos
1982/83 - S.L. Benfica - 29 Jogos / 3 Golos
1981/82 - S.L. Benfica - 21 Jogos / 0 Golos
1980/81 - S.L. Benfica - 24 Jogos / 1 Golo
1979/80 - S.L. Benfica - 8 Jogos / 0 Golos
1978/79 - S.L. Benfica - 30 Jogos / 3 Golos
1977/78 - S.L. Benfica - 28 Jogos / 8 Golos
1976/77 - S.L. Benfica - 28 Jogos / 10 Golos
1975/76 - S.L. Benfica - 2 Jogos / 0 Gol

Boa semana e bem aja a todos
Pedro Pereira


Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

Luis disse... [Responder a Comentario]

És o primeiro Benfiquista que ouvi dizer que o Jesus agrediu e que devia ser castigado. Até a instituição disse que foram só empurrões lool.
O Chalana merece uma homenagem, foi um excelente jogador, ainda quando jogou o jogo de solidariedade, jogava melhor que alguns mais novos que ali estavam :).

João Manuel Couto disse... [Responder a Comentario]

Boa Tarde,
Não vai ser um jogo fácil muito pelo contrário. Lá estarei no dragão!
abraço

Pedro Pereira disse... [Responder a Comentario]

@Luis
Se ele teve coragem para ter a atitude que teve agora tem de ser homenzinho para assumir as suas responsabilidades.
Tal como a comissão Disciplinar da Liga tem que ter coragem para o castigar, porque independentemente de quem seja, ninguém está acima da lei.
Benfica Sempre

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.