segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 | | By: BestOfFutebol

Benfica Sempre - 7ª Edição


Saudações Benfiquistas

Perante a teimosia do Futebol Clube do Porto em não desarmar na sua corrida para o título nacional, o Benfica começa, cada vez mais a ver-se obrigado a brilhar noutras competições para amenizar a sempre dolorosa entrega das faixas aos rivais do Norte.

Para isso o Benfica teria que vencer o Olhanense num jogo a contar para a Taça de Portugal, teria e venceu, com cinco golos sem resposta as Águias impuseram o seu domínio numa competição que parece ser preponderante para que esta temporada não seja como muitas no passado (para esquecer).

Com um Olhanense órfão de Jardel, que de goleador só tem mesmo o nome, o Benfica cada vez mais sul-americano inaugurou o marcador aos 21 minutos por Saviola, tendo Salvio aumentado a vantagem aos 27 e Cardozo com uma chapelada fixou o fim da primeira parte com um 3-0 animador.

Com a segunda parte chegaram mais dois golos, primeiro por Luisão e já a fechar a partida por Cardozo. De referir a enorme subida de rendimento de Saviola, que a par de Salvio têm se mostrado como os principais dinamizadores do ataque do Benfica nestes últimos jogos.

Após o jogo da Taça os encarnados deslocaram-se ao difícil terreno da Académica a fim de disputar aquele que seria o primeiro encontro da segunda volta. Num jogo algo estranho, o Benfica marcou o único golo da partida num livre de Cardozo, que ao bater em Saviola que se encontrava em fora-de-jogo, enganou Peiser colocando assim o placar em 0-1.

Depois veio a expulsão de Sow, um penalty não assinalado por mão na área da Académica e já no final do jogo a expulsão por acumulação de amarelos de Coentrão. Importa frisar que apesar de estar a jogar com 10, a Académica sempre se mostrou uma equipa mordaz, criando diversas dificuldades aos encarnados.



Com esta vitória o Benfica segue isolado em segundo lugar, a oito pontos do líder F.C.P, aumentando a distância para o terceiro lugar em oito pontos, o que os coloca numa posição privilegiada para o acesso à Liga dos Campeões da próxima época.

Tanto se falou em Jardel que vinha, era para vir e depois não veio, que ao fim de alguns anos o actual presidente Luís Felipe Vieira, quis dar uma prenda a todos os benfiquistas (se o Sporting e o Porto tiveram o Jardel, a gente também vai comprar um), no dia do jogo da Taça frente ao Olhanense, olhando com atenção para a formação da equipa de Olhão pressente-se a falta da central Jardel. Numa jogada astuta, Vieira conseguiu trazer um Jardel para o Benfica, pena não ser o saudoso matador.

Eu como confesso adepto Benfiquista achei uma tremenda palermice (chamo palermice, porque não posso usar palavrões) a contratação de mais um central, com David Luís, Luisão, Sidnei, Roderick, Miguel Vítor, mais Fábio Faria, que chegou esta época, qual é a necessidade de contratar mais um, tendo em conta que a maioria deles não conseguem arranjar espaço para se mostrar no plantel, acabando depois por serem emprestados, como foi o caso de Miguel Vítor e agora de Fábio Faria.

Depois como acabam de passar da idade de serem considerados como futuras esperanças, são vendidos por uma bagatela ou dispensados, é mais do mesmo.

Numa nota final quero dar conta da rescisão do contrato por parte do Presidente do Sporting, mantendo a esperança de que o Sporting se irá reerguer, pois em Portugal precisamos de equipas fortes para mostrar por essa Europa fora, que Portugal não é só Mourinho e Cristiano Ronaldo.

Jogador da Semana:

Manuel Galrinho Bento
Manuel Bento, nascido em 1948 na Golegã, foi um guarda-redes português que actuou entre 1966 a 1992. Bento iniciou a sua carreira no Clube Atlético Riachense , passando depois pelo FC Barreirense , até que em 1972 foi transferido para o Benfica, clube que representou até 1992, contabilizando no clube das Águias 636 jogos e 447 golos sofridos.

Pela Selecção actuou 63 vezes tendo se estreado a 16 de Outubro de 1976 num jogo frente à Polónia a contar para a qualificação do Mundial de 1978.
Conta no seu currículo com 8 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal, 2 Super taças Cândido de Oliveira - 1979/80 e 1984/85, 1 Taça Ibérica - 1983/84 e 1Titulo Futebolista Português do Ano – 1977.



Num jogo contra o Sporting numa quezília com Manuel Fernandes, Bento recorda:” roçou com as pitons da bota na minha cabeça. Levantei-me normalmente e encostei o cotovelo na cara dele, que fez o seu papel atirando-se para o chão". "No dia a seguir ao jogo, fomos almoçar juntos e sanámos tudo o que se havia passado".
Terminou a sua carreira de futebolista em 1992 aos 44 anos, passando a ser treinador de guarda-redes no Benfica, depois passou como Treinador principal pelo Leça, União de Coimbra e pelo Amora, até que regressou à luz para trabalhar com as camadas jovens.

Veio posteriormente a falecer em 1 de Março de 2007 vítima de um enfarte fulminante, tinha então 58 anos.

Boa semana e bem aja a todos.
Pedro Pereira




Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

Tenente disse... [Responder a Comentario]

Jardel parece-me ser bom central mas realmente com estes centrais todos para que mais um?

Nao sou do tempo do bento mas o meu pai fala-me muito bem dele...

Parabens Pedro.
Gostei bastante desta cronica. (tambem gostei das outras:))

Pedro Pereira disse... [Responder a Comentario]

@Tenente
Oh o Porto é que devia comecar a perder para as coisas ficarem mais interessantes lol

TENENTE disse... [Responder a Comentario]

ERA INTERESSANTE MAS NAO SERIA MUITO BOM PARA OS HOSPITAIS AO DOMINGO Á NOITE COM TANTOS ATAQUES CARDIACOS... :)

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.