domingo, 16 de janeiro de 2011 | | By: BestOfFutebol

Academica - Benfica: 1-0

A vitória encarnada pintou-se com cores graves e uma Mancha enorme. Será o triunfo da capacidade de sofrimento, dirá Jorge Jesus. Talvez. Fica, para a história, uma arbitragem fraquíssima e uma Briosa do tamanho do Mundo. O Benfica foi perdulário e ganhou pela margem mínima. Suficiente, apenas.

A Académica entrou em campo com protestos pelo Metro do Mondego. Causa nobre, desde logo associada a outro protesto, com meros 19 minutos de jogo. Desta vez, contra um metro de Saviola, a medida estimada do fora-de-jogo no primeiro golo encarnado.

As contas são feitas por alto, mas não restam a mínima percentagem de dúvida, quanto à posição do Conejo no momento do remate de Cardozo. Bola parada, auxiliar no enquadramento do lance, erro gravíssimo e incompreensível.

A bola disparada pelo Tacuara desviou no corpo do argentino (parece braço, mas involuntário) e entrou. Sexto jogo consecutivo de Saviola a marcar! Não fosse a indesejada intromissão de Elmano Santos nos momentos decisivos, reclamaria maior protagonismo.

Até aqui, assistira-se a um duelo interessante. O Benfica comprovava o bom momento com uma entrada forte, um futebol alegre e ofensivo. A Briosa depositava todas as esperanças num belo trio de ataque, procurando disfarçar a disparidade de qualidade na comparação com os restantes sectores.

A meio-campo, nada. Airton parecia ter engatado uma mudança mais baixa, em relação aos seus companheiros. Diogo Melo e Bischoff faziam ainda pior, cavando igualmente um fosso para a respectiva defesa. Ou seja, quatro para quatro quando o Benfica atacava, três para três ou quatro nas respostas estudantis.

1ª Parte:


A chave do encontro seria esta, pensou-se. Mas Elmano Santos estragou a festa, uma vez mais. Vítor Pereira vê um jogo mau a cada fim-de-semana. Entre Alvalade e Coimbra, 24 horas apenas, vimos duas. Péssimas.

A equipa de arbitragem, num jogo com vários condimentos de real interesse, entrou numa espiral de erros e não conseguiu evitar a tal sensação de compensação. Fábio Coentrão, por exemplo, viu um amarelo por simular um penalty que realmente sofreu. Mais um lance capital.

Não perca o Lançamento do Vídeo do Século sobre a Verdade Desportiva da época 2009 / 2010


À terceira, o benefício da dúvida. 37 minutos. Bola pelo ar no centro do terreno e Pape Sow, com a cabeça não se sabe onde, salta estapafurdiamente com o pé à altura dos ombros de Cardozo. Foi lá que acertou, ou o resultado seria dramático. Cartão vermelho. Medida dura e penalizadora em termos desportivos, aceitável na análise disciplinar.

Assim, passou-se uma parte a pensar no juiz, desejavelmente discreto. Esqueceu-se a brilhante defesa de Roberto, quando Fidalgo ameaçou verdadeiramente o empate, esqueceu-se a raça de Diogo Valente à esquerda, mais um punhado de oportunidades falhadas do Benfica.

2ª Parte:


A etapa complementar prometia espectáculo vermelho. A equipa de Jorge Jesus gozava um belo momento, a Académica estava reduzida a dez e José Guilherme tirara o goleador Fidalgo para recompor a defesa. E então, o velho Benfica, aquele dos maus momentos, relaxado e arrogante.

Alicerçada num ataque com dois extremos rapidíssimo, mais dois médios com pontapé forte, a formação local conseguiu assustar a Bela Adormecida, confortavelmente iludida. Em dois minutos (68 e 69), o 1-1 ficou à distância de centímetros, com um poste pelo caminho. Jesus esbracejava, fazia tocar o despertador.

Agressivo, antes apático, o onze (terminaria com dez, Coentrão expulso ao minuto 89) encarnado cheirou o segundo golo. Luisão atirou ao poste, Cardozo falhou vários, tantos que a vitória parecia garantida sem nunca o ser.

A incerteza perdurou até ao apito final, o tal som que ecoou com desacerto ao longo da noite. Pelo meio, mais bases para um eventual castigo máximo, por mão na bola na área da Académica.



Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

Unknown disse... [Responder a Comentario]

hehehehe

Que engraçado:
Declarações de Jorge Jesus: "Erros de arbitragem não influenciaram resultado" (ai não??? então o jogo ficou 0-0 ???)
Outra frase magnífica para contrastar com a visão superior de Jesus: "A diferença pontual entre o 1º e o 2º class. deves~se maioritariamente a erros de arbitragem."

Bem, posto isto, então não é que o Benfica foi novamente prejudicado de forma bárbara com um golo com a mão e ainda por cima em fora de jogo de mais de 1 metro???
Ninguém faz justiça??? looooooooool

Mais um jogo ganho de forma "limpinha" e sem discussão com uma exibição avassaladora do gigante 5LB, que é tão forte e melhor equipa do universo que num só jogo consegue encostar duas equipas ás cordas....

Vergonhoso... e depois continuam a ser donos da razão e não há opiniões divergentes porque é crime....

Já agora, um pormenor interessante da equipa de arbitragem: no relatório do árbitro, o golo é atribuído a Saviola (será que posso lançar suspeitas sobre a prestação do árbitro, ou serei logo censurado??? )

Anônimo disse... [Responder a Comentario]

BIBA O El Mano!!!! De David Luiz iden!!!

VIRAM COMO SE GANHAM 3 PONTOS DE P*T@ MADRE!!! COM UM GOLO INVÁLIDO!! VIRAM COMO SE EVITOU FICAR DE FORA NO PRÓX JOGO POR CARTÕES VERMELHOS???? SER EXPULSO(COENTROS) NUM JOGO EM ANTES!!!! PARABÉNS BRIOSA!!!

Anônimo disse... [Responder a Comentario]

A parodia vermelha desta vez ficou-se pelos elogios estupidos e desonestos á equipa, digo estupidos e desonestos porque a jogar contra 10 os vermelhos viram-se á "rasca" para construir uma jogada decente no meio campo da Academica!
No final do jogo Saviola/mergulhador/maos leves, disse que era mais difícil jogar contra 10...bem, se formos a ver 12 contra 10 é bem mais facil mas este senhor com alcunha de roedor estava habituado ao circo da epoca passada e ainda não interiorizou a ideia de que este ano as arbitragens estão algo mais rigorosas e a conversa de deixar a vermelhiçe a jogar contra 10 ou 9 é mais difícil de concretizar...

Anônimo disse... [Responder a Comentario]

BestofFutebol 1-0 era merecido, mas o verdadeiro resultado era 2-1!!! Pelos casos do jogo, as contas não me falham... Mas INFELIZMENTE e graças ao El Mano, foi 0-1 !!!!

JINHOOOOOOOOOOOOOO AZULINHOOOOOOOOOO x2(faltou no 1º comment) :)

Tenente disse... [Responder a Comentario]

Destes Jogos nao se lembram o presidente e o treinador dos vermelhos quando falam de arbitragem...

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.