terça-feira, 21 de dezembro de 2010 | | By: BestOfFutebol

Politica no mínimo "perigosa"

O FC Porto comunicou a venda de 35 por cento do passe de James Rodriguez à Gol Football Luxembourg.
Os azuis e brancos recebem pouco mais de 2,5 milhões de euros pelo negócio. Aliás, esta venda já esteve programada antes, mas foi abortada, em Outubro, em virtude de não se ter chegado a acordo. Os valores são os mesmos daquela altura.

Depois do Moutinho, e Walter agora foi a vez de James, ter uma percentagem do seu passe vendido, mesmo concordando que numa altura de crise, os clubes têm que tentar rentabilizar os seus activos, e que a não participação na Liga dos Campeões foi um revés nas finanças do clube, não posso concordar com a politica financeira actual do FC Porto...

Penso que este tipo de politica, não pode levar um clube como o FC Porto a lado nenhum, como alias já falei neste artigo, principalmente tratando-se de jogadores jovens, todos sabemos que quem compra os passes têm apenas na ideia a rentabilização a curto prazo do seu investimento, e as pressões para as vendas posteriores sobre os jogadores vão existir, e com isso o mau estar dentro do Balneário.

Se o Porto não tem dinheiro, não tem nada que comprar, não importa se o James ia para o Benfica ou para o Oliveirense, o que importa é o equilíbrio das contas e da estabilidade do balneário. Comprar jogadores para depois vende-los a retalho, só nos trás a médio e longo prazo problemas, e sinceramente é algo que me deixa algo perplexo, principalmente se olharmos para o nosso passado mais recente...

Eu sei que temos tido a hegemonia no futebol Português, mas isso não pode justificar tudo, eu como adepto quero ver o Porto existir daqui a 50 anos, e os meus filhos e netos daqui a 100. E por isso, algo me deixa intrigado e sinceramente algo preocupado com este tipo de noticias, porque também sei, que os títulos podem ser muito bons para criarem cortinas e para esconderem certas situações que podem estar acontecer...

Eu relembro para os mais esquecidos que o Porto nos últimos 2 anos fez mais de 100 Milhões de vendas, não estamos a falar em trocos, são 100 Milhões apenas em Vendas:

Lucho González - 18 Milhões
Lisandro Lopez - 25 Milhões
Aly Cissokho - 15 Milhões
João Paulo - 1.5 Milhões
Mario Bolatti - 8 Milhões
Pelé - 450 Mil Euros
Bruno Alves - 22 Milhões
Raul Meireles - 13 Milhões

Fora todos os outros jogadores que saíram por valores que nem temos conhecimento como são o caso do Bruno Gama, Stephane, Ivanildo, Adriano e Milan Stepanov e alguns outros.

Já só quis falar nos últimos 2 anos, porque se formos analisar desde 2004 estes valores triplicam, o que fazem deste FC Porto um dos clubes, que mais e melhores vendas têm feito ano após ano no futebol Europeu, e que me leva a seguinte pergunta: Para onde vai esse dinheiro?

Já não falando dos valores da Liga dos Campeões, porque aí teremos que acrescentar muitos e muitos milhões de euros, por isso não posso deixar de achar muito estranho o Porto ter Milhões de receitas ano após ano, e apenas reduzir o passivo em milhares... Penso que não devemos estar apenas atentos às cortinas de fumo dos outros mas também às nossas, e aqui pode estar uma delas, porque o facto de termos tido lucros nos últimos anos, a mim não me diz nada, mal era se assim não fosse... O que penso é que deveríamos ter tido muito mais lucro e muito mais redução de passivo, porque se não o conseguimos nesta altura, quando é que iremos conseguir?

Se juntarmos a isso alguns outros factos, como a saída do administrador Fernando Gomes e de todo o "barulho" que a sua saída teve, penso que estamos no direito de questionar e de nos preocuparmos com este aspecto.

Sinceramente gostava de saber como é possível depois disto tudo, precisarmos de vender 35% do passe de um dos jovens com mais perspectivas de crescimento do plantel, por apenas 2.5 Milhões de Euros? Penso que existe uma má gestão financeira no FC Porto.

Muitos também dirão, está bem, mas nós dentro do campo dominamos... Concordo! Mas gostava que pensassem no seguinte:



Dificilmente o Porto conseguirá um estatuto melhor no futebol Português e Europeu. Em Portugal já é o melhor clube nos últimos anos, tem ganho a maioria dos títulos. A nível Europeu penso que o Porto esta no topo daqueles clubes que lideram a 2 linha do futebol e que dificilmente ultrapassará clubes como o Barcelona, Real, Manchester, Inter, Bayern...

Por isso penso que melhor vai ser difícil o Porto conseguir atingir, e isto leva-me a seguinte ideia... Se numa fase destas, onde ganhamos, onde vendemos bem e onde lideramos em quase todos os aspectos do Futebol, precisamos vender 35% do passe de um jogador com imenso potencial, por 2.5 Milhões... Algo não bate certo...
E não nos podemos esquecer que não vai ser sempre assim, o Porto, como qualquer outro clube, não pode ganhar sempre, agora, se quando ganha tem todas estas situações e estes problemas financeiros, não posso deixar de ficar preocupado com o Futuro...

Principalmente vendo ano após ano os prémios multimilionários pagos aos administradores da SAD. Um Clube, um Empresa ou uma Família, deve viver em conformidade com o seu presente e pensando no seu futuro, deve seguir o seu próprio caminho sempre pensando no dia de amanha...

E nunca colocar o seu Futuro em risco, por birras, ódios ou por competições pessoais com outros dirigentes, que nos tem levado a comprar mais do que precisamos, ou por aquilo que parece, a comprarmos mais do que podemos pagar.

Sinceramente não quero ser pessimista sobre este assunto, mas não posso também deixar de partilhar com vocês a minha preocupação, e o que penso sobre esta matéria.
Mesmo sabendo que normalmente a Paixão faz com que o raciocínio fique em segundo lugar, numa altura tão complicada como a que estamos a viver, não nos devemos deixar iludir com qualquer tipo de cortinas que possam existir, e que possam de certa forma bloquear-nos a visão ou o raciocínio, para tentarmos continuar a ter o Porto que temos tido, sem nunca hipotecar o Futuro deste grande Clube.

Títulos, pequenos lucros e pequenas reduções de passivo, não podem encobrir o destino de grandes encaixes financeiros, não estou a dizer que existe desvio de dinheiros, ate porque o Porto tem um Presidente que já provou mais do que uma vez que não esta no Porto para se servir do clube, mas pelo contrario, para servir o clube...

Apenas acho que na realidade actual da crise em que vivemos, o Porto tem tido a sabedoria de saber facturar muitos Milhões, mas não tem tido a mesma sabedoria para os fazer "render" e gostava alem dos títulos e das vitorias, ver sabedoria também na gestão desses mesmos Milhões...

Gostava de ver um Porto mais formiga e menos cigarra, porque o passado já lá vai... O Presente passa rápido... E temos muito Futuro pela frente...

Texto: R.A (BestOfFutebol)



Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

Anônimo disse... [Responder a Comentario]

Viva
É obvio que a situação financeira do nosso Clube não é a melhor, embora seja a melhor de Portugal. Para conquistar títulos, não chega o romantismo da utilização da formação, que em termos de capital da SAD (activos financeiros), significa Zero.
Nesse aspecto, o da utilização massiva da formação com bons resultados, só conheço uma excepção - Barcelona - mas que também, até aqui, não colocava publicidade nas camisolas,e passou a fazê-lo, o que denota que começa a sentir o aperto da actual conjuntura económica, mesmo assim. E, se não me engano,não é SAD, o que altera significativamente a comparação.
Mas para entender melhor o trabalho da administração da Sad do Porto, aconselho-o a ler o texto inserido num blogue Suiço:
http://swissramble.blogspot.com/2010/12/portos-buy-low-sell-high-strategy.html?spref=fb
Lá encontrará as razões de venda dos 35% do James e de outro tipo de acções financeiras, feitas no FCP, que são a base da saude e liderança do nosso Clube no futebol nacional.
Está em inglês, mas se tiver dificuldades com isso, basta utilizar a tradução do google, que dá para compreender...
José Sampaio
Sampamail@gmail.com

Rui disse... [Responder a Comentario]

Peço desculpa mas ou me engano ou o Porto negoceia como ninguem.
Então não é preferivel gastar 10 contos e rentabilizar 100,ao invés de gastar 20contos e ganhar 200? Se a razão desta conta se cifra nos 100% de lucro,qual é o investimento mais vantajoso? Dirão alguns que ganhar 50.000.000€ por ser detentor da totalidade do passe é melhor que oferir 25.000.000 sendo detentor só de metade mas meus caros eu prefiro vender 99€ do passe (pelo valor exacto que paguei)e oferir dos prestimos (e todas as mais valias daí resultantes)em ter um jogador de classe no plantel,derivando daí um lucro extraordinario e sem custos.
SD

BestOfFutebol disse... [Responder a Comentario]

Eu concordo com os dois comentarios que aqui foram feitos, pelo José e pelo Rui...

O que penso é que temos ganho muito dinheiro e não temos justificado grande coisa a nivel financeiro, e vamos entrar numa altura em que, além dos bancos, também a UEFA vai apertar o cerco.

Eu entendo o que o sr. Jose diz quanto ao romantismo de jogar com equipas de jogadores da academia, mas esta a fazer uma comparação com que clubes? Se reparar vai ver que são clubes sem organização, por ex o problema do Sporting, não é a qualidade dos seus jovens jogadores, mas sim o naufragio de liderança onde o sporting se encontra.

Eu sinceramente não encontro outra saida para clubes com as receitas dos Portugueses, que não seja o aproveitamento dos proprios recursos.

E penso que o Porto tem estado a pensar nisso, porque tem imensos jogadores oriundos de varios paises na sua formação, e sinceramente gostava muito de os ver a jogar na equipa principal e de ver um clube como o Porto (organizado) a jogar com 3 ou 4 jogadores da casa...

Porque se repararem o que falta muitas vezes, é o espirito azul, a raça o amor à camisola. Este ano já conseguimos ver isso, porque mesmo nao tendo muitos jogadores da casa, temos uma equipa tecnica 100% Portista e isso passa para o campo...

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.