terça-feira, 7 de dezembro de 2010 | | By: BestOfFutebol

Benfica vs Schalke: 1-2


O Benfica assegurou a presença na Liga Europa, mas sem ponta de brilhantismo. Derrotada em casa pelo Schalke (1-2), a equipa portuguesa esteve mesmo alguns minutos afastada das provas da UEFA. O apuramento para a segunda prova europeia de clubes acabou por ser garantida bem longe da Luz, em França, com o Lyon a empatar com o Hapoel (2-2).

Com algumas opções falhadas e sem qualquer chama, o Benfica desperdiçou os primeiros 45 minutos, e quando tentou recuperar do susto já o seu destino estava entregue a outras mãos. A Liga Europa foi assegurada, mas o campeão português tem muito a mudar, sobretudo a este nível (UEFA).

A tentar conservar a classificação, nesta última jornada, Benfica e Schalke dispensavam bem a realização deste encontro, mas esta vontade comum foi mais evidente do lado português, sobretudo na etapa inicial. Com o Schalke a fixar a primeira barreira defensiva na zona do meio-campo, as «águias» sentiram muitas dificuldades para chegar ao ataque. A estratégia alemã, que entregava a construção de jogo a Luisão, David Luiz e Javi García, contou também com a ajuda de Jorge Jesus. Ao juntar Carlos Martins, Rúben Amorim e César Peixoto (muito assobiado), o técnico encarnado retirou capacidade criativa à sua zona intermediária.



O Schalke jogava sobretudo no erro do adversário, e assim conseguiu chegar ao golo, ao minuto 20. Rakitic cruzou da esquerda e uma brilhante assistência de Raúl, com o peito, ofereceu o golo a Jurado.

Saviola bem procurou recuar no terreno, chegando a aparecer ao lado de Carlos Martins, para ter mais bola, mas ao Benfica faltava muito mais. Consciente dos erros que tinha cometido originalmente, Jorge Jesus fez uma dupla substituição ao intervalo: Aimar e Gaitán renderam Maxi e Peixoto.

1ª Parte:


O Schalke começou por assustar, com um remate perigoso de Kluge (55m), mas o Benfica esteve depois perto do empate. Javi García (65m) e Aimar (75m) falharam o alvo por pouco, mas só Cardozo obrigou Neuer a uma defesa apertada (66m).

Pareciam estar reunidas condições para preparar o «assalto final» ao empate, que seria pouco entusiasmante, mas ainda assim suficiente para garantir a Liga Europa. Só que uma falha defensiva, a nove minutos do fim, deitou tudo a perder. A defesa benfiquista subiu em bloco, na sequência de um canto cobrado para a entrada da área, e Höwedes apareceu sozinho na área, a fazer o segundo golo alemão.

2ª Parte:


Luisão ainda reduziu a desvantagem, a três minutos do fim, com David Luiz a atirar ao poste no período de descontos (de livre directo), mas foi graças ao Lyon que o Benfica segurou a Liga Europa. Poucos ou nenhuns motivos para sorrir, na Luz.

Jorge Jesus:
«A prioridade era ganhar e sermos apurados com nove pontos. Este jogo era importante ganharmos, nunca jogámos com outra intenção. Não fizemos uma boa primeira parte, mas fizemos uma segunda parte muito melhor. Melhorámos com as entradas do Nico [Gaitán] e do Aimar, também houve mais espaços e ficou mais fácil. Pelos que fizemos, não merecíamos perder este jogo. O Schalke tem uma boa equipa. Ficámos apurado porque o Hapoel empatou, mas nunca quis saber do resultado do Hapoel. O futebol é isto mesmo, uns ganham e outros perdem. Acabamos por ser beneficiados por outros e vamos para a Liga Europa».

[Porque é que este Benfica não joga como o ano passado?]
«Não podemos fazer comparações. O Benfica estava a jogar na Champions, com as melhores equipas dos campeonatos onde estão inseridas. Na segunda parte a equipa já foi dinâmica, teve oportunidades de golo, tivemos mais remates do que Schalke. Este Benfica da segunda parte já esteve mais próximo daquele que foi nos últimos dois jogos com o Beira-Mar e Olhanense. Os jogadores são os mesmos, o treinador é o mesmo. Os treinadores não tem nada a ver com o balneário, isso é estar a especular».





[Com esta mudança para uma nova competição, o Benfica vai ao mercado em Janeiro?]
«As janelas abertas de Janeiro proporcionam isso a todos os clubes. O Benfica, como todas as equipas, podem estar atentas ao mercado, mas não é prioridade. Estamos contentes com o plantel que temos. Aquilo que neste momento me interessa é que a confiança mude com os jogadores que cá estão».

Rui Costa:

«O facto de nem sempre falarem comigo é porque quando a equipa está bem não preciso de vir dizer que está bem. Na condição de representante do Benfica quero assumir o falhanço na Liga dos Campeões e pedir aos adeptos para não abandonarem a equipa. O campeonato continua a ser um objectivo», defendeu o director desportivo dos encarnados, no final do jogo com o Schalke 04.




«Continuamos em quatro provas, compreendo a desilusão dos adeptos neste momento, é algo respeitado pelo grupo, mas gostaria de dizer mas ainda não chegámos a meio da época e ninguém vai baixar os braços. Peço aos adeptos que não é o momento de deitar a toalha ao chão. Temos muito ainda para jogar e ninguém vai pensar que a época está acabada», argumentou, ainda.



Texto: maisfutebol

Faça parte do nosso grupo de apostadores na BetClic, e aposte connosco




Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

Anônimo disse... [Responder a Comentario]

Antes de tudo quero dar os meus Parabéns a este blogue, no meu ponto de vista dos MELHORES dentro da blogosfera.

Posto isto, penso que tenho que concordar com vc's quando dizem que este benfica é o mesmo da epoca passada, o que foi alterado foram as ajudas, antes das goleadas serem confirmadas, por muito que me custe admitir isto.

Nao sou do Benfica, mas é o meu segundo clube, visto ser do Belenenses.

Esta equipa sente a falta daqueles lances que nao eram marcados a meio campo, e que lhes permitia constantemente recuperar a bola e fazer aquela pressão alta que viamos em todos os jogos.

Acho inacreditavel, o GRANDE BENFICA precisar do Lyon para ser apurado para a Liga europa, quando em causa estava o Hapoel.

Mas onde estão agora aquelas declaração para os socios a dizer que iam fazer e acontecer, ninguem fala disso? Ninguem vem justificar essas declarações?

é por isto que opto por ser do Belenenses, pelo menos sabemos o que valemos (pouco) nao andamos enganados...

Esta direcção do Benfica é uma grande Merda, não valem nada como pessoas e como dirigentes... Nem preciso dizer nada, os factos estão aí.

BestOfFutebol disse... [Responder a Comentario]

Bem amigos, isto é uma vergonha para o nosso País... Sinceramente estou triste, porque costuma ver uma equipa com aspirações para ser campeã Europeia precisar do Lyon para se apurar para a Liga Europa.

Sobre o jogo foi o jogo esperado, penso que todos já esperavamos este tipo de jogo, porque tem sido o habitual, a diferença é que o Beira Mar e o Olhanense não são equipas como o Schalke.

Alem disso acho que aqui ficou mais uma mostra do que o JJ sabe de futebol, já vai o tempo em que alguns adeptos ridiculos, diziam que o JJ era melhor que o Mourinho, como podem ver no seguinte link:
http://www.youtube.com/watch?v=1SnA2B_tayE

Como é possivel, numa altura do jogo em que estava fora da Europa, porque estava a perder 1-0 e o hapoel a ganhar, tirar o Carlos Martins em vez de tirar o Javi

Não consigo compreender as opções do catedratico do futebol, porque se não fosse o favor do lyon estava aqui um grande problema para justificar, como é possivel acabar um jogo de vida ou de morte com um trinco fixo... Ai Lyon já estou como o Vasconcelos diz: "vamos ter que colocar uma estatua do lyon na luz"

Tenente disse... [Responder a Comentario]

Já repararam que quase todos os flash interviews ou comentarios a jogos, o JJ ou até mesmo os dirigentes do benfica falam e relembram a epoca passada??
Nao sei isto é bom ou mau visto que dá para atirar areia aos olhos dos adeptos mas ao mesmo tempo relembra o bom ano que aconteceu o ano passado, revoltando ainda mais os adeptos...

BestOfFutebol disse... [Responder a Comentario]

@Tenente
E leva-nos a pensar, se isso tem haver com o jogo...!!!

Novamente esta flash falou-se de muitos outros assuntos que nao foram deste jogo... Então onde esta a moral para se ter dito que se foi mal educado porque o Jornalista fez uma pergunta fora do contexto?

Pois era nao interessava e estas ja interessam...

António disse... [Responder a Comentario]

Muito mau!
A pouco mais a dizer!

Anônimo disse... [Responder a Comentario]

QUERIA ENCONTRAR UM BENFIQUISTA HONESTO QUE ME DISSE-SE O QUE REALMENTE LHE VAI NA ALMA NESTE MOMENTO!POIS OUVI AS DACLARAÇÕES DO JJ ,E SÃO A COISA MAIS RIDÍCULA QUE SE PODE OUVIR DEPOIS DE TER VISTO O JOGO !O JJ TEM DE SER HONESTO COM QUEM LHE PAGA ,NÃO PODE DISFARÇAR FALHANÇOS DESTES,DIZENDO APENAS QUE NÃO MERECIAM PERDER !POIS MERECERAM PERDER ,E MAIS !! NEM Á LIGA EUROPA MERECIAM IR !NESTE MOMENTO O QUE EU PENSO É QUE OS BENFIQUISTAS QUE CONTINUAM A ACHAR ,E A FALAR DA GRANDESAS !!! É APENAS PARA ALIVIAR UM POUCO A MISÉRIA QUE ESTÃO A PASSAR ,BOA NOITE A TODOS.

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.