terça-feira, 7 de dezembro de 2010 | | By: BestOfFutebol

Benfica Sempre - 1º Edição


O meu nome é Pedro Pereira, sou adepto do Benfica e estou aqui para mostrar que o BestOfFutebol, é um blogue multi-clubístico, onde todas as opiniões contam, onde a discussão existe, independentemente da cor do clube. Todas as semanas estarei aqui para falar do nosso Benfica e de todos os acontecimentos decorridos durante a semana.

Antes de falar no que me trás aqui hoje, gostava de dizer a todos que este é um desafio que para mim é novo, nunca antes tinha escrito artigo algum, por isso se me falhar alguma coisa, espero que entendam... Mas penso que o mais importante é falarmos e expormos o que pensamos e o que sentimos de determinado assunto e é isso que vou tentar fazer com esta cronica semanal.
Terei disponível brevemente um email para todos os Benfiquistas que quiserem enviar-me ideias e assuntos para serem tratados nesta cronica semanal.

Nesta jornada, o Benfica recebeu e bateu o Olhanense por duas bolas a zero, num jogo que foi marcado por o regresso ao estádio da luz de um jogador, que, para muitos, poucas saudades deixou, mas que foi decisivo nesta partida, falo claro está do regresso do guarda-redes Moretto, uma pérola, um jogador que fez o Presidente Vieira deslocar se ao Brasil para acertar a sua contratação, tais eram os colossos europeus interessados no craque (é sempre assim), o resto da história já toda a gente conhece, insultos e chapadas no aeroporto e está feita a festa, depois foi frango atrás de frango até ser varrido de um clube que tanto empenho mostrou na sua contratação.

Mas, nesta inóspita sexta-feira, Moretto revelou-se decisivo, não por ter efectuado uma grande exibição, mas por uma prenda que Cardozo e todos nós Benfiquistas agradecemos, mais um tesourinho deste nosso craque, tendo Saviola fechado o placar já na etapa final do desafio.



Além desta agradável prenda, este jogo foi o espelho do que tem sido a parca caminhada do Benfica esta época, um jogo pouco inspirado, com Aimar e Gaitan muito longe do que já fizeram por estas bandas e Coentrão muito apagado, sendo Ruben Amorim, mais uma alternativa que uma solução, enfim sem grande brilhantismo o Benfica lá conseguiu uma importante vitória que serviu para consolidar o segundo lugar no campeonato.

Seria algo injusto deixar de referir a boa exibição de Roberto, que tem vindo a surpreender todos aqueles que o criticaram (com alguma razão) no inicio desta temporada, o espanhol tem começado a justificar o grande investimento que foi feito na sua contratação, outra boa exibição foi-nos oferecida por David Luís, que foi decisivo nas manobras defensivas do clube da Luz.

E para quem pensava que Jesus iria cortar relações com a imprensa, depois de um flash interview algo intempestivo em Aveiro, eis que ele surpreende tudo e todos ao dar uma entrevista sem que tenha que sair a meio, por esta ou aquela pergunta mais incomodativa.

Outra das coisas que vou fazer semanalmente é falar-vos de um jogador que tenha passado pelo Benfica.

Hoje vou relembrar aqui, uma figura incontornável que marcou o Benfica da década de 90, estou a falar de João Vieira Pinto, chamado também por muitos O Menino D'Oiro, que com a sua grande qualidade futebolística foi o ídolo de uma geração, encantando tudo e todos com a bola no pé, ultrapassando um e outro adversário sempre com os olhos postos na baliza, levando como muitos diziam “o Benfica ás costas”.



Carreira:
2007/08 - Sp. Braga - 9 Jogos / 1 Golo
2006/07 - Sp. Braga - 24 Jogos / 2 Golos
2005/06 - Boavista - 31 Jogos / 9 Golos
2004/05 - Boavista - 26 Jogos / 2 Golos
2003/04 - Sporting - 26 Jogos / 5 Golos
2002/03 - Sporting - 25 Jogos / 8 Golos
2001/02 - Sporting - 33 Jogos / 9 Golos
2000/01 - Sporting - 31 Jogos / 6 Golos
1999/00 - S.L.Benfica - 29 Jogos / 3 Golos
1998/99 - S.L.Benfica - 28 Jogos / 4 Golos
1997/98 - S.L.Benfica - 25 Jogos / 6 Golos
1996/97 - S.L.Benfica - 28 Jogos / 6 Golos
1995/96 - S.L.Benfica - 31 Jogos / 18 Golos
1994/95 - S.L.Benfica - 24 Jogos / 4 Golos
1993/94 - S.L.Benfica - 34 Jogos / 14 Golos
1992/93 - S.L.Benfica - 21 Jogos / 7 Golos
1991/92 - Boavista - 34 Jogos / 8 Golos
1990/91 - At. Madrileño - ? Jogos / ? Golos
1989/90 - Boavista - 11 Jogos / 3 Golos
1988/89 - Boavista - 6 Jogos / 0 Golos

João Pinto passeou classe durante oito anos no velhinho relvado da antiga luz, tendo sido contratado ao Boavista em 1992 por cerca de 500.000 contos sob a alçada do então presidente Jorge Brito.

Quem não se recorda do célebre 3-6 a 14 de Maio de 1994 em pleno estádio de Alvalade onde o génio fez um Hat-Trick que desbaratou por completo a equipa leonina recheada de futuras estrelas Figo, Paulo Sousa, Balakov, num jogo de boa memória para todos os benfiquistas, mas, passado apenas cinco anos foi essa mesma equipa leonina, que o recebeu de braços abertos no outro lado da 2ª Circular, depois de ter sido dispensado na negra época de Vale e Azevedo por um clube a quem tanto deu, enfim …ironias do destino.

Espero por os vossos comentários... Para a semana haverá mais :)
Um bem haja a todos...

Texto: Pedro Pereira

Faça parte do nosso grupo de apostadores na BetClic, e aposte connosco




Blog Widget by LinkWithin

13 comentários:

BestOfFutebol disse... [Responder a Comentario]

Este é provavelmente o comentario mais complicado que vou fazer ehehehe
Porque vou dar as boas vindas a um Benfiquista ehehehe

Brincadeira, é com muito gosto que digo que é muito bem vindo, principalmente porque é daqueles adeptos que não pertencem à Manada, para quem quiser saber mais dele, basta procurar os comentarios do Benfica Sempre... E vai entender que mesmo sendo benfiquista, sabe ver futebol sem a influencia das Lavagens Cerebrais...

E sempre disse que o BestOfFutebol não é anti nenhum clube, apenas anti moralismos, fundamentalismos, arrogância, prepotência. Por isso espero que esta seja a primeira de muitas boas cronicas do nosso amigo Pedro...

Para os adeptos Portistas, que possam nao concordar com esta cronica, quero apenas perguntar uma coisa:
Não acham que sem o Benfica isto seria muito mais chato?

Sérgio Pereira disse... [Responder a Comentario]

Bom dia.

Gostei bastante deste post, e da parte que já foi referida no comentário do moderador do blog, da defesa do clube, mesmo sem razão aparente, o que não é referido pelo Pedro, pois ele sabe diferenciar as coisas, tanto pode defender o clube quando existem razões para o fazer, como não defende o clube, pois por maior parte das vezes a culpa ser do próprio clube.

Espero que o Pedro continue a escrever post's, porque são bastante interessantes.

David Pontes disse... [Responder a Comentario]

Não sou do benfica mas achei o artigo interessante! Depois do benfica ter sido campeão o ano passado não é facil falar de futebol com benfiquistas, porque ficaram de crista grande , mas com o Pedro parece que iria ter conversas de futebol interessantes! Só acho que o olhanense pelo que fez no jogo merecia o empate!!!

António disse... [Responder a Comentario]

O João Pinto é e sempre será o meu idolo benfiquista, foi o dia futebolistico mais triste da minha vida, o dia em que acordei e liguei a televisão e vi o menino de ouro a dar uma conferencia a dizer que tinha sido dispensado pelo benfica e que era um jogador sem clube.
Esfreguei os olhos varias vezes para ver se estava a ver bem, e ainda hoje me custa a acreditar que aquilo aconteceu.
A unica coisa que me da alguma alegria e consolo é saber que quem o dispenso foi parar a cadeia e ainda hoje é procurado pela justiça.
Era criticado por receber muito e fazer pouco, ele não podia é fazer mais, pois era o unico que sabia tocar viola naquelas equipas muito fraquinhas com jogadores de 3ª categoria que o benfica tinha.
Mas ainda hoje tenho esperança de voltar a ver o menino de ouro no benfica, não como jogador mas em qualquer outro cargo!

Pedro Pereira disse... [Responder a Comentario]

Saudações
Desde já agradeço a todos aqueles que leram e comentaram esta crónica, o que escrevi aqui, e pelos vistos o que vou continuar a escrever, não é nem será certamente o que eu desejaria, pois eu ficava todo contente em poder vir aqui enaltecer os feitos do benfica esta temporada, mas existe um grande problema é que esta temporada o benfica propos-se a muito não tendo no entanto feito nada, a equipa está sem chama, sem vida, apática, como ainda se viu no jogo de despedida da champions, que foi uma das metas traçadas pelo treinador no inicio da época.
Sendo assim eu não estou contente, nem posso estar, porque quando nos prometem o campeonato e a champions e a equipa apresenta-se em campo na forma deploravel que todos temos visto.
E, para quem parece que não aprendeu a lição desta vez jorge jesus ainda veio dizer que temos possibilidades na liga europa, enfim pela boca morre o peixa, eu só quero é que joguem á bola e que demonstrem o que podem fazer no campo e não nas conferências de imprensa.
Agora espero com toda a convicção que o jogo de domingo contra o braga seja um bom espéctaculo para eu terça feira ter aqui um texto digno de um club que tantas alegrias já nos deu.
Benfica Sempre.

Diana Maia (XTina) disse... [Responder a Comentario]

Boa noite Pedro

Fiquei felicíssima ao ver esta iniciativa do BestOfFutebol e acho que temos todos a ganhar com a visão de um benfiquista que será bastante enriquecedora para este espaço de opinião.

Seja muito bem vindo e prometo que serei leitora assídua dos seus artigos e aqui estarei para deixar a minha opinião sempre que a ache pertinente para a "discussão".

Assim vale a pena ;)

Bem haja e muito sucesso

Tenente disse... [Responder a Comentario]

@Pedro Pereira

Boas.
Não sei se sou "digno" de te desejar boas vindas visto que sou um mero "cliente" (leitor) deste blog, mas como (des)portista que sou, digo desde já que todos os comentários construtivos são bem vindos (sem falsos moralismos).
Gostei muito do seu (teu! nao sei a tua idade) texto e ainda mais da referencia ao Joao Vieira Pinto pois sempre foi dos meus jogadores preferidos. Era daqueles jogadores que jogava à PORTO. :)

Mas deixa-me fazer-te um reparo em tom de picardia:
"...para eu terça feira ter aqui um texto digno de um club que tantas alegrias já nos deu."
Como disse em cima não sei a tua idade mas mesmo que tenhas 40 anos, o teu clube nao te deu assim tantas alegrias... :)
Parabens e continuação de bom trabalho.

Pedro Pereira disse... [Responder a Comentario]

@Tenente
Caro Tenente, uma grande alegria para mim é ver um jogo em que a equipa sai do campo com a camisola suada, com a convicção e certeza que deu tudo o que tinha em campo, mesmo não ganhando o jogo, é chegar a taça de portugal e jogar com uma equipa da segunda liga e dar o litro como se de uma final se tratasse.
É a equipa perder um jogo e eu poder xegar ao fim e dizer " Perderam mas deram tudo o que tinham, perderam com dignidade"
Bem aja a todos

António disse... [Responder a Comentario]

@Tenente
Não sei porque dizes isso de em 40 anos não ter tido muitas alegrias quem é do benfica!
Em 1º lugar sou do benfica nas vitorias e nas derrotas, é, e sempre será para mim o melhor clube do mundo, e o benfica não vive sou do futebol, tambem tenho muitas alegrias vindas do benfica em outras modalidades, so para dar um exemplo o benfica é campeão europeu de futsal.
Eu gosto de desporto no seu todo, não so de futebol.
Mas falando de futebol, eu não tenho 40 mas tenho 33, e ja tive muitas alegrias, vou dizer 2, que no fim não fiquei muito contente mas ficar em 2º nesta competição tambem tem muito valor.
So vou falar de 2 podia de falar muito + momentos de alegria!
Final da taça dos campeões europeus 89/90 e 91/92 PSV e ACMilan.
Não entendo essa piada de mau gosto, de que o benfica não deu muitas alegrias em 40 anos.
Isso quer dizer que tu so es do porto quando ganha??

António disse... [Responder a Comentario]

@Pedro Pereira
Eu proprio não tinha respondido melhor!

António disse... [Responder a Comentario]

@Tenente
A tal arrogancia que so os adeptos do benfica é que tem quando ganham ou estão a ganhar!

Tenente disse... [Responder a Comentario]

Bem.
Nao sabia que iria ter tanto impacto o que disse senao nao o teria dito, primeiro porque ate nao sou gajo de criar birras e segundo porque estava a brincar...
como disse, nao sou de criar problemas por isso compreendo as vossas respostas, gostando especialmente da resposta do pedro pereira.
quanto ao antonio, aprecio sempre os comentarios que faz aos textos e nao vou responder ao seu comentario porque iria alongar esta "birra" que se soubesse que seria assim, nem a começava.
Lamento que nao e tenham interpretado como eu desejava por isso desculpem lá.
Bem Hajam.

P.S.: Sou do F.C.PORTO quando ganha e quando perde sou o primeiro a defende-los mas nao peçam para ficar contente quando eles perdem sem suar a camisola nem me digam pra eu ficar feliz com o segundo lugar quando o primeiro foi ocupado pelo maior rival. Pelo menos eu nao fico feliz mas...

Tenente disse... [Responder a Comentario]

@António
Eu nao sou arrogante!!!
Interpretaram mal as minhas palavras!!

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.