segunda-feira, 8 de novembro de 2010 | | By: BestOfFutebol

Movimento dos Cravos

Ontem foi mais um dos muitos dias históricos que temos vivido na historia Azul e Branca, mesmo que muitas pessoas tentem escamotear esses dias com varias manobras de diversão, o dia 7 de Novembro ficará registado na Historia, como o dia do Movimento dos Cravos, que acabou com a 3ª goleada seguida do Porto (com Hulk) sobre o Benfica, do talentoso, e mestre da táctica: Jorge Jesus...

Começando pelo inicio queria falar-vos um pouco sobre o Movimento dos Cravos. Como sabem este movimento começou depois de estarmos cansados de ouvir tantas desculpas e tantas justificações, sempre que o Benfica perde. Também porque estamos cansados de apenas se falar de violencia no Futebol, de existir tantas guerras entre pessoas, por causa de um simples jogo de Futebol, que todos ADORAMOS!!!

O movimento dos cravos foi crescendo dia após dia, porta após porta, até que chagamos ao grande dia, o dia em que o movimento esteve mesmo na rua e foi um sucesso, não um autentico sucesso, mas um Sucesso, não nos deixaram torna-lo num autentico sucesso, e é isso que quero passar para vocês.

Desde Quinta-Feira que todos os dias inclusive no dia do jogo telefonei para comando metropolitano da PSP do Porto, com a intenção de falar com o Intendente José Henriques Fernandes ou com alguém responsável pela segurança do encontro, para que pudesse combinar a melhor maneira de podermos levar este evento pela PAZ no Futebol adiante.

Sempre me passaram a chamada para um chefe e no outro dia era outro chefe e nunca ninguém soube nem fez um esforço, para esclarecer nada em concreto, mas lá me iam dando a entender que não haveria grandes problemas.


Quando cheguei ao dia do jogo, já no Dragão e com centenas de pessoas com cravos e flores nas mãos, dirigi-me ao Intendente José Henriques Fernandes, por sinal, e por aquilo que pude depreender uma pessoa muito acessível, simpática e que me disse que adoraria ter tido conhecimento deste movimento mais cedo, porque teria-nos dado todas as condições e apoio que pretendêssemos, para podermos levar o nosso movimento até ao seu Objectivo final que era atirar as flores ao autocarro... E logo aqui, algo não funcionou dentro da PSP, algo que penso ser importante alguém saber o motivo, porque não foram comunicados tantos telefonemas e tantos pedidos de informações da nossa parte, ao intendente Fernandes.

Mas nós compreendemos que naquele momento, da parte do intendente Fernandes, era impossível fazer melhor do que fez, porque não poderíamos garantir que não houvessem pessoas infiltradas com pedras, no meio do nosso grupo, e por esse motivo, fomos divididos, uns ficaram na parte superior, outros na parte Inferior da entrada do Túnel que dá acesso ao Parque do Dragão, onde o autocarro do Benfica ia entrar.

Veja as noticias de alguns Jornais:
Record
Jornal Noticias
Diário Noticias
Correio da Manhã

Mesmo estando longe, todos atiramos as flores quando o autocarro passou, e o efeito e a ideia do nosso movimento ficou vincada, pena é que mais uma vez a Comunicação Social, não quis saber de nada, prefere dar valor às poucas pedras que foram lançadas do que as cerca de 500 Flores que trouxemos para o evento, mais aquelas que foram trazidas por pessoas particulares...

Como é que posteriormente podem ter moral para apontar o dedo a quem tem atos de violencia? Quando NUNCA valorizam atos de PAZ? Mas nós estaremos atentos a esse pormenor e colocaremos o dedo na ferida sempre que assim for necessário.



Outra coisa que quero partilhar com vocês e que me deixou muito contente foi a adesão ao movimento, não estavam 200 pessoas como alguma CS diz mas sim para cima de 700 pessoas.

Algumas delas foram "recrutadas" no momento, enquanto estávamos à espera do Intendente, íamos falando com os adeptos que iam passando, e íamos perguntando se conheciam o movimento dos cravos e convidando-os para aderirem connosco, 80% deles já tinha ouvido falar, mas pensava que era uma brincadeira e que não fosse para adiante, mas 90% dessas pessoas aderiram de imediato, com comentários que, esses sim a CS deveria ter filmado, "são destes movimentos pela PAZ que necessitamos" "Vamos aderir porque nós os Portistas queremos dar o primeiro passo" "Porque não? Pela PAZ no futebol? Contem connosco..." Mas é com muita pena nossa, que dizemos que estas coisas parecem que não vendem jornais e por isso ninguém quer saber...

Parece impossível dizer-se isto, mas nem sempre é fácil em Portugal alguém querer fazer algo diferente, e algo direccionado para o Bem...

Mas mesmo assim quero dar-vos os Parabéns e dizer-vos que valeu a pena, porque fiquei com uma certeza, que a maioria dos adeptos do Porto estão cansados destas "guerras" todas, e estão disponíveis para movimentos deste género.

E por isso vos digo que este foi apenas o principio, não vamos baixar os braços e vamos continuar com o nosso Objectivo de termos mais PAZ no futebol fora das 4 linhas...

E também quero partilhar com todos, algo que me foi prometida por o Intendente José Henrique Fernandes. Para a próxima que quisermos fazer algo do género, teremos todo o apoio da sua parte, para fazermos algo ainda maior do que foi feito este Domingo.
Teremos um espaço próprio onde poderemos ser todos revistados e assim podermos lançar as nossas flores, e mostrarmos que é mais fácil e dá mais gozo termos atitudes deste género (PAZ) do que atitudes de violência...

Foi assim que tudo começou:
1 - http://www.bestoffutebol.com/2010/10/autocarro-do-benfica.html
2 - http://www.bestoffutebol.com/2010/10/movimento-dos-cravos-receber-o-benfica.html
3 - http://www.bestoffutebol.com/2010/11/movimento-dos-cravos-pormenores.html
4 - http://www.facebook.com/#!/pages/Receber-o-Benfica-com-Flores/171032492910519

Não deixem de Não deixem de ver o Repto que o BestOfFutebol faz a todos os adeptos, clique aqui

Visite-nos também no Facebook






Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

Pedro Barbosa disse... [Responder a Comentario]

Como já tinha dito parabéns pelo sucesso do movimento. Vi fotos através do JN de hoje e só tenho a dizer que merecem o sucesso e adesão que estão a ter tanto no movimento como no site, etc...

Anônimo disse... [Responder a Comentario]

P A R A B É N S !!!

Hugo Pinto disse... [Responder a Comentario]

Eu estive lá e posso garantir que não eram cerca de "200" pessoas como querem pregar, os que estavam no grupo inicial antes de sermos separados eram muitos mais que 200...

De qualquer das formas queria acrescentar algo que o Ricardo não referiu no texto, algumas pessoas que estavam no movimento referiram que foram empurradas violentamente pelas forças policiais, eu por exemplo compreendo que eles têm ordens para cumprir...mas por vezes é a maneira que se cumpre as ordens que faz toda a diferença..

De qualquer das formas, o mais importante a reter aqui é a força que este blog vai ganhando na união portista, nós, leitores e participantes do blog temos de continuar a nossa cruzada por aquilo que sabemos que é o melhor do Futebol....O jogo!

Hugo Pinto

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.