quinta-feira, 11 de novembro de 2010 | | By: BestOfFutebol

Os vários "Mourinhos"

Na realidade o Prestigio, a Fama e o Currículo de um treinador como o José Mourinho é algo que não deixa ninguém indiferente, uns por inveja, outros por arrogância, ainda julgam que tudo que se tem passado na sua vida, é algo esporádico e não devido a muito trabalho e dedicação, porque só assim se pode explicar tantas barbaridades que temos vindo assistir no ultimo ano...

Antes de começar este artigo, quero partilhar com vocês o que penso sobre o José Mourinho. Não sou um fã incondicional do futebol até hoje praticado pelas suas equipas, são equipas que são projectadas APENAS para ganhar, até aqui tudo bem, todos os adeptos gostam que o seu clube e o seu treinador ganhe os jogos, porque só assim se consegue chegar aos objectivos que são os títulos.

Mas eu gosto de equipas que pratiquem um futebol bonito, rendilhado e que joguem não a pensar em não sofrer golos, mas sim equipas que não tenham medo de sofrer dois golos, porque sabem que têm capacidades para marcar quatro.

Mas não sendo um grande fã do futebol praticado pelas suas equipas, por outro lado, sou um GRANDE FÃ da sua liderança, inteligência e principalmente da interligação que tem com os jogadores, e da forma como consegue entrar dentro das suas cabeças e alterar o que é necessário para os colocar, com o espírito certo para cada determinado desafio.
Além disso sou um grande fã do seu Ego, porque ao contrario do que as pessoas dizem, não penso nada que seja arrogante, apenas inteligente em usar o seu Ego para provocar e desequilibrar os seus adversários, dentro ou fora das 4 linhas.

Existem tantos treinadores que por ganharem apenas umas taças da amizade e um "campeonato" ficam com o Ego do tamanho dos clérigos, porque não pode o Mourinho, ter um Ego grande? Ele pelo menos tem motivos e argumentos para isso.


Dito isto gostava de entrar no tema que me trás aqui. Tem haver com dois factores: Primeiro com a constante necessidade, que certos meios têm em criarem clones do Mourinho, para assim poderem vender jornais e para criarem um novo centro de atenções. E o segundo factor, tem haver com o comportamento manada, porque por incrível que pareça, existem pessoas que pela sua arrogância ou pela sua mania de superioridade, dizem que os seus treinadores são melhores que o Mourinho, para assim poderem tentar motivar os sócios e adeptos...

Como é possível, alguém que não esteja num café com uns amigos, e que tenha responsabilidades acrescidas por estar a representar um clube dos 3 grandes de Portugal, dizer na televisão, que o Jorge Jesus é melhor do que o Mourinho? Ainda para mais, numa altura que nada tinha ganho? Nós já ontem falamos do comportamento manada e das lavagens cerebrais, mas neste caso, e por isso a minha preocupação, acredito que o António Pedro disse o que disse com a ideia convicta de que estava a dizer uma grande verdade, e se não acreditam vejam ou revejam:



Nós realmente estamos a ver o que tem andado a fazer Jorge Jesus... Já aqui falamos que este ano o Jorge Jesus não perdeu apenas dois jogadores, perdeu mais do que isso, perdeu um sr. chamado Lucílio Baptista e outro chamado Ricardo Costa, que tanto tinham ajudado o Benfica no ano passado.
E esse facto muda tudo. Por ex: aqueles jogos que o Benfica goleava, mas que eram antecedidos de expulsões perdoadas, de penaltis não marcados, ou de golos anulados ao adversário, sem falar de mais de metade dos jogos jogarem sempre em superioridade numérica, este ano não existem... Eles estavam tão mal habituados que até dizem como é possível terem tantos amarelos... Querem saber algo sobre isso que vai fazer rir todos certamente? Sabem quanto vermelhos tem o Luisão (tirando este do dragão) e o David Luiz no campeonato Português? (vão procurar) ehehehehe

O mais triste de tudo é que quando ouvimos as declarações para a lavagem cerebral, 90% delas são completas idiotices, que só mesmo as Manadas as conseguem entender e absorver como algo muito positivo e algo extraordinariamente importante.
Comprovamos isso, quando os mensageiros não estão em Piloto de Manada e com o discursos encomendado. Porque nessa altura já têm um discurso em parte diferente, mesmo que continuem com o ar arrogante e com a mania da superioridade deles e dos seus, perante os outros, que ainda agora acabaram de lhes dar um banho de bola...



Já repararam que ele diz que o André tem que fazer o seu percurso? Concordo, mas o engraçado e que já se esqueceu que tinha dito, uns meses antes que o Jesus era melhor do que o Mourinho quando ainda não tinha ganho nada! ehehehe Sabem uma coisa engraçada, por vezes quem incute as mensagens de lavagem cerebral, de tanto as incutir, começa a ficar ele próprio com o cérebro completamente desconfigurado, e sem conhecer o norte... Foi o caso...

E acabam sempre por ser a chacota de todos... Não! Não me estou a referir aos 5-0!

Mas sim ao facto, que por precisarem, constantemente de estar a enviar mensagens de valorização e de lavagem para a Manada, depois essas mesmas mensagens são usadas para ridicularizar os mensageiros das mesmas, até por colegas de programa! :)



Depois foi com espanto e admiração que vi noticias parecidas, mas com outro interveniente, André Villas-Boas. Que tem sido destaque na maioria dos jornais Italianos e Espanhóis e onde se diz que é o Mourinho Loiro e que, em certos pontos é melhor que o original: "Taticamente, o trabalho do Mourinho loiro é mais sofisticado do que o do original”, escreve o “Corriere della Sera"
Villas-Boas é o “baby fenómeno” dos treinadores europeus, que por necessidade de criarem um novo "fenómeno" para venderem mais jornais, ou por quererem chatear o Mourinho, colocaram o seu adjunto com todo este protagonismo...

Esta noticia é mais uma daquelas que ajudam ao TILT nos cérebros da Manada... Quer dizer, não éramos nós que tínhamos um melhor do que o Mourinho? Como pode um treinador de 33 anos, que ainda nada ganhou nada, poder ter mais protagonismo e reconhecimento em 10 jornadas que teve o Melhor do Mundo em toda a época passada?

Sinceramente penso que é exagero, tudo que se esta a criar com a imagem do Villas-Boas, espero que o deixem sossegado para que possa continuar no Porto por muitos anos e para que possa fazer o seu trabalho, esta é mais uma das muitas diferenças entre porto e Benfica ;)



Mas não posso deixar de concordar com outras noticias, como por exemplo a do Jornal a Marca que diz: "arranque de Villas-Boas no FC Porto supera igual período de José Mourinho" lá está um facto e disto gostamos nós de falar... porque como facto, que é, não pode ser contestado.

Lá está o que falamos no inicio, o Mourinho é e será sempre, pelo menos nos próximos anos, o Mourinho!
Mas joga um futebol para meio zero. O André não! É um treinador moderno, que gosta de colocar as suas equipas a jogar futebol atractivo, ofensivo. E que é facilmente entendido com esta declaração: "Mesmo que ganhemos, se tivermos jogado mal, não consigo dormir, nem descansar até ao próximo jogo..."

Isto define as grandes diferenças entre os dois, penso que não têm nada haver um com o outro, até porque penso que o André pratica um futebol muito mais parecido com o que é praticado pela equipa do Guardiola, do que com a forma que o Mourinho gosta de colocar as suas equipas a jogar, até tacticamente são muito diferentes, a única semelhança que posso ver nos dois, são alguns mind games e a forma como estudam os adversários, mas lá está nesse campo, talvez seja o Mourinho que é parecido com o André, porque foi o André que começou e fez todo esse estudo.

Penso que o André é uma mistura de 3 treinadores:
1º Bobby Robson, pelo seu cavalheirismo, fair play e educação que responde e lida com todas as perguntas e todos os jornalistas.
2º Mourinho pelos Mind Games e pela forma que trabalha as mentes dos jogadores
3º Pep Guardiola pela sua forma de jogar, com um futebol de pé entre pé, onde a bola e os adversários é que correm e onde a baliza adversário é sempre o maior objectivo...


Para terminar e em forma de noticia de roda pé, quero deixar-vos uma noticia que achei muita piada...
Bubo Na Tchuto, chefe da Armada da Guiné-Bissau e um fervoroso adepto do Benfica com poderes sobrenaturais. Diz o seguinte: "Você deve ter ouvido falar das minhas 'demarches' nesse sentido, se calhar alguém já lhe contou algo. Posso garantir que o Benfica não voltará a perder mais. Já tomei as minhas disposições, daqui para frente é só vitórias para o Benfica. Vão ver", garantiu.

Mais TILT na cabeça da Manada... Então não tínhamos o melhor treinador do Mundo? A melhor equipa da Europa? Os jogadores mais pretendido e melhores da Europa?

Então para que é que precisamos deste tipo de ajudas? Com tanta informação e contra informação, já não percebemos nada :S :)
Noticia Completa

Resposta a pergunta: Luisão e David Luiz = ZERO vermelhos no Campeonato :)

Texto: R.A (BestOfFutebol)



Não deixem de Não deixem de ver o Repto que o BestOfFutebol faz a todos os adeptos, Clique Aqui

Visite-nos também no Facebook




Blog Widget by LinkWithin

11 comentários:

Bruno Afonso disse... [Responder a Comentario]

Sabendo que este blog é Anti-Benfica, não deixo de o seguir com alguma atenção porque não deixa de conter alguma informação interessante, por isso congratulo-vos.
No entanto a este post apeteceu-me responder porque tudo aquilo que aqui dizem pode-se virar e escrever contra o FCP, o Sr. Ricardo Araújo Pereira já demonstrou isso por diversas vezes com as declarações dos Srs. Rui Moreira e Miguel Esteves Cardoso quando no ano passado diziam que era um jogador que não jogava para a equipa e devia ser colocado no banco e depois do castigo já era um fenómeno que tinham roubado ao FCP.
Se quiserem procurar também vão encontrar com certeza noticias em jornais Ingleses e outros a escrever sobre Jorge Jesus. É normal, quando se está a ganhar os outros falam.
Há uns tempos, quando se falava do Sr. Bruno Alves e como ele e o FCP eram favorecidos pelas arbitragens também procurei saber quantos vermelhos tinha ao serviço do FCP e curiosamente também só tem 1, pelo que em nada difere do caso que referem.

Anônimo disse... [Responder a Comentario]

Muito bom o texto, sem dúvida, eles fazem a cama onde depois se vão deitar, eles próprios se ridicularizam.

André Villas-Boas é o Mourinho versão 5.0 :)

Força Porto


Álvaro Pinhal

BestOfFutebol disse... [Responder a Comentario]

@Bruno
Bruno tens toda a razão, o Bruno também levou um vermelho, também pode ser motivo para nos rirmos... :)

Hugo Pinto disse... [Responder a Comentario]

O artigo está muito bom parabéns! Embora não concorde quando dizes que as equipas do Mourinho jogam para o "meio a zero", o estilo de jogo do Mourinho (atenção que nem sempre é o mesmo), baseia-se em processos e rotinas defensivas, de construção de jogo apartir dos elementos mais recuados da equipa, um pouco ao estilo Italiano, para ele não interessa ter muita bola, interessa sim saber o que fazer com ela quando a tem e não deixar que os outros façam muito quando têm a iniciativa do jogo..E a verdade é que eu sou admir desse estilo de Futebol, não por ser bonito, mas por ser extremamente difícil de implementar numa equipa e de o fazer como deve de ser! Não é fácil explicar a um médio criativo que tem de vir atrás buscar jogo...não é fácil fazer um ponta de lança jogar recuado e só avançar no terreno nos momentos certos, não é fácil jogar com uma defesa recuada e não deixar que hajam espaços perigosos entre a linha média mais recuada e o centro da defesa...mas é um estilo que quando bem implementado, pode ser extremamente eficaz, por exemplo, Inter - Barcelona... o Barça era o actual campeão Europeu, jogava que se fartava, com uma das melhores, senão a melhor equipa do Mundo e mesmo assim não conseguiu vencer o jogo e andou a maior parte do tempo á procura de espaços para conseguir criar um lançe de perigo...mas até podemos ir mais atrás.. ManUtd - FCP (2005) .. o ManUtd com uma equipa a nível de valor muito mais forte que a do FCP e mesmo assim não conseguiu evitar de ser eliminado...Aqui entra a mestria e o conhecimento do "Special One"... que sabe bem adaptar a sua equipa e o seu estilo de jogo ao adversário que tem pela frente! Imaginemos agora o seguinte, havia este ano um FCP - Barcelona ... se o FCP jogasse de igual para igual com o Barça...com um futebol atacante e tentasse ter mais posse de bola que o Barça...o mais provavel era sair de lá com uma goleada nas costas! No entanto, se jogasse com a inteligência de dar a iniciativa ao Barça...mas defender bem....fexar os espaços, unir as linhas e sair num contra-ataque venenoso, até poderia fazer um resultado surpreendente! Eu, na minha opinião acho que o mais equilibrado é haver um meio-termo entre um e outro...uma equipa tem de saber jogar um futebol offensivo...pressionante e bonito, mas também tem de saber jogar com inteligência, tem de saber dar a iniciativa ao adversário e tentar vencer o jogo por outro lado.. Quanto ao JJ... não há comentarios a fazer lol, eles acham aquilo que quiserem...eu sinceramente acho que JJ não intentou o Futebol (entendem?) ....finalmente o AVB...alguem duvida do sucesso que este "senhor" terá no Futebol?

Cumprimentos
Hugo Pinto

Anônimo disse... [Responder a Comentario]

Parabéns!
Contra factos não há argumentos!
So me ocorrem 5 (CINCO) factos a dizer(de momento):

1.José Mourinho
2.Jesualdo Ferreira
3.Villas Boas
4.Jardel,Deco,Raúl Meireles,Hulk,Falcão,VÍTOR BAÍA
5.Pinto da Costa

Jinhooooooo Azulinhoooooo

Anônimo disse... [Responder a Comentario]

Ora bem...

Este Sr. Antonio Pedro Vasconcelos, costuma ter este tipo de tiradas, mas temos de relativizar pois ele é cineasta e provavelmente pensa que esta a fazer um filme... :)

Continuem que estou a gostar
cumps
RLopes

Anônimo disse... [Responder a Comentario]

Com as garantias dadas por Bubo Na Tchuto, a Manada pode dormir tranquila.
De facto, esse "fervoroso adepto do Benfica com poderes sobrenaturais" está referenciado publicamente pelas autoridades norte-americanas como um dos patrões do narcotráfico na Guiné-Bissau. Ora, quem sabe se as "démarches" que ele diz ter feito não são, realmente, eficazes e não vem de lá a ajuda extra necessária?!
Recordando uma certa escuta (essa omitida no You Tube), poderá ser uma nova forma de "fazer as coisas por outro lado"...

Anônimo disse... [Responder a Comentario]

É curioso que essa escuta que o anterior comentador, e que eu em tempo oportuno tive oportunidade de ouvir e perceber claramente o presidente do Benfica (esse adepto da verdade desportiva) escolher um árbitro para um jogo, curiosamente ganho com alguns lances bastante duvidosos, e ainda a dizer que "estava a tratar as coisas por outro lado", subitamente ter desaparecido do youtube.
Quanto ao post, gostei de ler e não posso de deixar de concordar com quase a totalidade do mesmo. Só um vermelho doente e cego é que não percebe que o Benfica ganhou com bastantes ajudas externas. E no campeonato do Trapalhoni, nem é bom lembrar.
Como é que um clube que marcou bastantes mais golos que os outros, que sofreu menos que os outros, que gastou muito mais que os outros em contratações, que teve muitos mais adeptos nos estádios que os outros, que supostamente jogou bastante melhor que os outros...e chega ao fim do campeonato à rasca e apertado pelo segundo classificado, o Braga?Algo não bateu muito certo...

António disse... [Responder a Comentario]

@An�nimo
Queres falar de escutas,arbitros, ajudas externas e campeonatos duvidosos???
Só um azul doente cego é que vem para aqui falar de campeonatos duvidosos e de escutas.

BestOfFutebol disse... [Responder a Comentario]

@António
Ainda esta semana quero colocar um artigo sobre as famosas escutas, os videos das respectivas...

E aí, vamos poder-nos rir e vão poder comentar um pouco...

António disse... [Responder a Comentario]

@An�nimo
Tu deves é ser do sporting?
E deves ser daqueles que dizem que o luisão fez falta sobre o ricardo no jogo que praticamente deu o titulo ao benfica.
Meu amigo a unica falta que vejo nesse lance é a falta de jeito do ricardo!

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.