segunda-feira, 13 de dezembro de 2010 | | By: BestOfFutebol

Benfica Sempre - 2ª Edição

Saudações Benfiquistas!

Depois de mais uma jornada europeia, numa competição que ainda há pouco tempo Jorge Jesus afirmou como prioritária, o Benfica, inserido num grupo mediano, nunca mostrou argumentos que fizessem esperar a passagem à fase seguinte.

Depois de noventa minutos de um frustrante jogo de futebol, o Benfica teve de esperar pela ajuda do Lyon para evitar um cenário deveras humilhante, por fim, quando todos já esperavam o pior, Lacazette fez o golo que deu a passagem do Benfica para a Liga Europa (esperemos que a direcção do Benfica se lembre do rapaz e lhe mande um ramo de flores a agradecer).

No fim do encontro, questionado pela imprensa, Jesus, bem ao seu jeito, afirmou que não tinha tido qualquer intenção de saber o resultado do outro jogo do grupo, apesar de ter festejado com grande euforia o empate da equipa gaulesa. Com este resultado o Benfica segue para a Liga Europa, onde vai ter de se esforçar muito para apagar a triste figura feita na Champions.

Como reacção à fraca exibição da equipa, alguns adeptos juntaram-se à saída do estádio, tendo David Luiz e Rui Costa dado algumas explicações aos presentes, desgostosos não só pela derrota da equipa, mas também pela falta de empenho e entrega que os jogadores têm demonstrado durante a época.

Estando nós a chegar à reabertura do mercado, como acontece todos os anos, a imprensa desportiva vai colocando diversos jogadores na rota da Luz. Com a actual situação do clube, sem a hipótese de continuar a ir buscar os milhões da Champions e com o que se tem gasto nos últimos anos, eu pergunto: será viável fazer grandes investimentos nesta fase do campeonato? Numa altura em que temos um excedente de activos, tendo algumas posições saturadas de jogadores de baixa qualidade, existindo também interrogações sobre jogadores cedidos, como é o caso de Urreta, Rodrigo, Shaffer ,Éder Luís e Miguel Victor, que poucas oportunidades tiveram no clube não se sabendo até hoje o real valor dos mesmos… não será preferível esperar até ao fim do campeonato até regressarem os emprestados para se fazer as contas a quem vale a pena continuar e quem é preferível vender, para depois se fazerem contratações com cabeça, contratações úteis, e não paletes e paletes de sul americanos de qualidade duvidosa que todos os anos atravessam o oceano.


Já esta semana e como tem vindo a acontecer desde os primeiros desaires da época, Luís Filipe Vieira veio a público defender a continuidade de Jorge Jesus, dando sempre a cara como responsável pela sua contratação. Tanto se tem especulado nos últimos dias sobre a sua permanência no clube, que, o Presidente teve de vir acalmar as hostes pedindo apoio e fé na equipa. Mas com os resultados obtidos esta temporada torna-se cada vez mais difícil acreditar em alguém que tanto prometeu e que pouco mostrou, como se sabe, estas habituais mensagens de apoio das direcções a treinadores muitas vezes são precedidas de despedimentos, vamos esperar para ver, na profunda esperança de que haja uma melhoria substancial dos resultados e da qualidade futebolística da equipa, até porque, uma mudança de treinador a meio da época poderá não ser a solução ideal para a resolução dos problemas que o Benfica atravessa.

Como que em jeito de resposta e, tendo finalmente Jorge Jesus vindo assumir a sua cota de responsabilidade pelos resultados desta época, o Benfica bateu o Braga por duas bolas a zero num jogo a contar para a Taça de Portugal, longe de fazer uma exibição brilhante, o clube da luz conseguiu uma vitória que pode servir para moralizar a equipa e os adeptos no ataque à segunda volta do campeonato.

Outro destaque desta semana foi o fim do ridículo boicote, que Vieira pediu aos adeptos e sócios do Benfica para fazerem aos jogos fora de casa. Na minha humilde opinião eu como adepto vou onde me apetece, ver os jogos onde quero e não aonde me pedem para ir, até porque este senhor não manda em mim. Por outro lado foi uma falta de respeito aos adeptos e sócios do norte, porque para ver o seu clube jogar teriam que se deslocar a Lisboa e fazer centenas e centenas de quilómetros, felizmente como se pôde constatar, ficaram goradas as esperanças do presidente em ver os estádios vazios e o Benfica, continuou a ser acompanhado e apoiado de norte a sul, como de resto acontece desde 1904. Agora esperemos que a moda não pegue porque se para a semana se lembra de proibir a malta de comer bitoques, vamos ter outra crise no sector da batata frita e dos bifes.

Eu, adepto do Benfica desde sempre, e como a maioria dos Benfiquistas, é-me muito difícil não embirrar com o FCP e com os adeptos do referido clube, está-me no sangue, por isso não resisti a comentar uma frase de André Villas Boas «Quais são os casos do jogo com o V. Setúbal?»: Não te preocupes André, eu respondo a isso, os casos do jogo foram: dois penalties duvidosos, um cartão amarelo a Otamendi quando era para Fucile, que também já tinha sido amarelado erradamente e por fim uma repetição muito estranha do penaltie do Setúbal, coisa pouca meu caro…


Depois de uma semana a pensar qual seria o jogador que iria recordar aqui depois de João Vieira Pinto, eis que numa aprazível conversa com um ilustre adepto Portista, ele me diz: “Porque é que não escreves sobre o Izaías pá, o gajo deu-me um autógrafo quando eu era miúdo”. De repente e quase como por magia, fez-se um click no meu avivado cérebro começando de imediato a lembrar-me com grande nostalgia e saudade deste grande senhor, que dignificou de uma maneira extraordinária a camisola do Benfica nos míticos anos noventa.

Carreira:
2003 - Friburguense - ? Jogos / ? Golos
2002 - Friburguense - ? Jogos / ? Golos
2001 - Cabofriense - ? Jogos / ? Golos
2000 - Cabofriense - ? Jogos / ? Golos
1998/99 - Campomaiorense - 31 Jogos / 4 Golos
1997/98 - Campomaiorense - 26 Jogos / 14 Golos
1996/97 - Coventry - 1 Jogo / 0 Golos
1995/96 - Coventry - 11 Jogos / 2 Golos
1994/95 - S.L.Benfica - 22 Jogos / 14 Golos
1993/94 - S.L.Benfica - 26 Jogos / 13 Golos
1992/93 - S.L.Benfica - 26 Jogos / 9 Golos
1991/92 - S.L.Benfica - 26 Jogos / 12 Golos
1990/91 - S.L.Benfica - 24 Jogos / 5 Golos
1989/90 - Boavista - 32 Jogos / 12 Golos
1988/89 - Boavista - 35 Jogos / 10 Golos
1987/88 - Rio Ave - 30 Jogos / 5 Golos
1987 - Cabofriense - ? Jogos / ? Golos

Izaias, homem de barba rija e cara de poucos amigos, chegou à Luz pela mão de Sven-Göran Eriksson, onde conquistou 2 Campeonatos Nacionais - 1990/91 e 1993/94, e uma Taça de Portugal - 1992/93.

Jogador raçudo, de grande técnica e de uma entrega daquelas que já não se vê por cá, o profeta teve o seu auge na época de 91/92 ao marcar dois golos em Highbury Park, Londres, onde arrumou os ingleses do Arsenal, assinando aí uma exibição memorável a contar para a Taça dos Campeões Europeus, antecessora da actual Liga dos Campeões, aquela que o Jorge Jesus disse que iríamos ganhar este ano.

Conhecido por ter um pontapé fortíssimo, uma média alta de remates por jogo, dizia-se muitas vezes que precisava de fazer 20 remates para marcar um golo (exagero do povo rsrs).

Como tudo o que é bom tem um fim, em 94/95 o poeta Jorge Artur decidiu prescindir dos serviços do profeta selvagem na sequência da sua limpeza de balneário. Com muita tristeza Izaias foi embora, mas na memória de todos ficaram sempre os grandes remates e os belos golos que nos proporcionou.

Alguns anos depois e como possuía dupla nacionalidade, integrou na Selecção Nacional Portuguesa de Futebol de Praia onde pôde matar as saudades àqueles que sempre gostaram de o ver jogar. Actualmente na casa 47 anos, Izaias está em Cabo Frio, na Bahia, a ensinar jovens a jogar futebol através do seu espaço Escolinha 1.º de Dezembro.

Para terminar, tenho a informar que a partir desta semana vou fazer uma rotatividade na apresentação de jogadores, numa semana recordo aqui um trôpego que tenha passado pela luz na seguinte vou recordar uma estrela que por cá tenha jogado, por isso agradecia que me dessem dicas do jogador que gostariam de ver recordado, começando por um fraquinho que irá ser apresentado na próxima crónica. Boa semana e bem aja a todos.

Texto: Pedro Pereira




Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

Tenente disse... [Responder a Comentario]

Boas.
Sempre gostei do isaias apesar de ele ser do benfica. Nao era um jogador muito tecnicista mas era um jogador á porto, com raça e com muito boa visao de jogo. Para nao falar no remate.
Bom texto.

Sérgio Pereira disse... [Responder a Comentario]

Boa noite.
Está um texto agradável e critico, desta vez o Pedro teve de vir mostrar a verdade desportiva, do FCP, sendo eu um adepto do Benfica tenho esta rivalidade com esse clube, mas um rivalidade saudável, que não faz mal a ninguém. O Izaías foi uma boa escolha, sendo ele poco conhecido pelos adeptos mais jovens, foi bom recordar os seus momentos na Luz.

BestOfFutebol disse... [Responder a Comentario]

Sim Pedro, mais um bom texto, estas a ficar melhor :)

Sobre o que falas do Benfica penso que já todos sabem o que penso, que não é muito diferente do que tu pensas...

Sobre o AVB, penso que tens razão, foi um mau jogo e com alguns casos...

Mas isto é o resultado da "abertura" do AVB que resposde sempre a tudo e nao fala em monologo ehehe

Depois eles exageram... Porque estão sempre a puxar por ele e a falar de coisas polemicas, mas penso que ele (AVB) com o tempo vai apreender que é fantastico ser adepto/treinador durante os jogos, os treinos e os momentos de lazer, mas que é preciso saber ser Treinador/treinador nos outros momentos...

Izaias...? Nem me quero lembrar desse Senhor :)
O "Tosco" rematava 50 vezes por jogo, todos os remates para a bancada, mas acertava sempre uma na Baliza :)

Ainda me lembro de um jogo nas antas que rematou sem exagero umas 15 vezes todas para a bancada, mas perto do final do jogo do lado direito de quem ataca, lá estava ao pontapé canhao a fazer estragos...

Era puto por isso já nem me lembro do resultado :) Mas lembro-me que fiquei muito aziado ehehehe

Valentim Oliveira disse... [Responder a Comentario]

Sem sombra de dúvidas, se todos os amantes de futebol fossem desta craveira, nuca vezes nunca haveria ziguezagues entre os adeptos clubistas. Um grande abraço grande Benfiquista.

António disse... [Responder a Comentario]

@BestOfFutebol
Acho que o resultado do jogo de que falas foi 1-1, quem marcou o golo do porto foi um jogador que marcava quase sempre ao benfica, o kostadinov

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.