quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 | | By: BestOfFutebol

Porto vs Beira-Mar: 3-0 (Taça da Liga)

Dois golos em vinte minutos, mais um fechar o primeiro tempo e a vitória, à segunda, na Taça da Liga (3-0). O resultado desta noite não dá azo a grandes festejos mas permite continuar a sonhar, numa competição que já não faz parte dos horizontes deste Beira-Mar.

Na Taça da Liga, o F.C. Porto corre em contra-relógio. O desaire com o Nacional obriga os dragões a arrepiar caminho. E nem o êxito interno dá garantias de sucesso geral. A competição ainda não cativa, as esperanças azuis e brancas dependem de terceiros e estes jogos até vão servindo para rodar jogadores. Talvez por isso tenham sido pouco mais de 16 mil os espectadores que quiseram ver a segunda amostra do F.C. Porto na prova. Os que foram, deram-se bem.

O fantasma de Anselmo nem chegou a pairar, desfeito num arranque que não deixou margem para dúvidas. Leonardo Jardim, ciente daquilo que é prioritário para a equipa, manteve apenas Kanu dos habituais titulares. Estas segundas escolhas foram carne tenra para um dragão faminto.

Villas-Boas mexeu no onze, chamou Souza e Walter à titularidade, entre mais mexidas. O avançado continua a responder com números às dúvidas que lhe apontam. No sítio certo aproveitou a bola largada por Paes e deu o primeiro golpe. O guarda-redes do Beira-Mar, de resto, foi o epicentro do terramoto ofensivo azul e branco. Parou o que conseguiu, foi ao fundo da baliza buscar as outras.

1ª Parte:


Como o remate de Rafa, ainda antes dos 20 minutos, num lance em que o lateral portista foi isolado por...Walter. Mais pontos para o brasileiro: um golo e uma assistência em 20 minutos. Villas-Boas já lhe elogiou a média, o «Bigorna» faz questão de mantê-la.

Jogo decidido, caminhos fechados

Nesta altura do jogo a dúvida maior já seria adivinhar o resultado final. O vencedor não parecia discutível e os números iriam depender da vontade de acelerar da equipa. Que deveria ter ordens para não poupar esforços. Se o Nacional tropeçar em Aveiro e os dragões vencerem o Gil Vicente será nos golos que tudo se decide. É a esse ramo, ainda que fino, que a equipa de Villas-Boas se terá de agarrar.

2ª Parte:


Sem reacção possível, os aveirenses viriam a sofrer novo golo antes do intervalo. Por sinal, o melhor. Um Fernando a fazer de Guarín (quantas vezes foi ao contrário?), encheu o pé e deu mais uma ajuda às contas azuis e brancas.

Não perca o Lançamento do Vídeo do Século sobre a Verdade Desportiva da época 2009 / 2010


O momento alto da noite deu, depois, lugar à gestão. Com ela foi-se a inspiração. Moutinho e Hulk ficaram no banco, Micael e Mariano tiveram nova oportunidade de mostrar serviço. O Beira-Mar, reorganizado por Jardim nas cabines, tapou melhor os caminhos e ameaçou a defesa da honra. Tatu impulsionou os aveirenses e Sérgio Oliveira não esteve longe de marcar à «sua» equipa.

Um fogacho que não alterou o rumo traçado cedo. O Beira-Mar está fora da Taça da Liga, o F.C. Porto esbraceja para se manter à tona, com o peso da única derrota da época em cima. O desaire foi corrigido com afinco. A ferida aberta só poderá ter cura em Barcelos. Se o rival desta noite ajudar.

Destaques Individuais:

Walter: rendem-se aos números?
É lento a decidir? Erra passes? Não parece substituto à altura de Falcao? As críticas sucedem-se e o brasileiro responde com golos. Afinal o que é mais importante? Novo tento esta noite, a abrir o activo. Aliás, em abono da verdade, Walter está nos três golos portistas. Marcou o primeiro, isolou Rafa no segundo e ainda fez o remate que permitiu a Fernando a recarga que valeu o terceiro. O estilo pode não impressionar, mas os números vão fazendo mossa.

Fernando: também lança mísseis
«Mister, também sei!». Será mais ou menos isto que Fernando quis dizer a André Villas-Boas com o golo que apontou esta noite. Guarín marcou pontos à bomba, Fernando respondeu com a mesma moeda. Mais de perto, igualmente eficaz. Num jogo em que gozou de liberdade extra pela ajuda de Souza, Fernando foi aparecendo mais vezes à entrada da área. Numa dessas ocasiões fez o golo da noite. E a luta pelo lugar aquece ainda mais...

Hulk, 45 minutos a aquecer Paes
Foi um bombardeiro, por assim dizer. Aqueceu as mãos a Paes numa mão cheia de lances. O guardião do Beira-Mar foi evitando que festejasse, mas o «Incrível» não se rendeu. Correu e disparou. Voltou a correr e a atirar. Mas nunca teve a sorte de outras campanhas. Ficou no banco ao intervalo, porque um «super-herói» também descansa.



Rafa, porque o primeiro é especial
Será difícil esquecer-se o nome que o levou ao F.C. Porto. Emídio Rafael é agora Rafa, numa nova casa, com novos hábitos. A mudança estranhou-se e o lateral não foi dando muitos motivos para que entranhasse. Começa, agora, a subir de forma. E já marca. Quando parecia ter decidido mal ao não entregar a Hulk, aguentou bem a carga de Jaime e estreou-se a marcar com a camisola do F.C. Porto.

Paes e Sérgio Oliveira
O guarda-redes segurou o que conseguiu, sobretudo na primeira parte. O médio, que até é dos Dragões, foi quem mais perto esteve de marcar. Salvaram-se perante o deserto de ideias dos companheiros.

Destaque dos Treinadores:

André Villas-Boas, treinador do F.C. Porto, em declarações na sala de imprensa, no final da vitória por 3-0, frente ao Beira-Mar, confirmou que será difícil a recuperação de Radamel Falcao a tempo do jogo do próximo sábado, mas mantém uma ténue esperança e garante que a equipa está precavida:

«Não ter o Falcao, infelizmente, não é uma situação nova para nós. Mas ainda há uma mínima possibilidade. Não é certo que esteja fora do jogo com o Beira-Mar. Mas com o Marítimo, por exemplo, sem o Falcao fizemos um número importante de golos e um jogo que, na nossa óptica, foi muito, muito bom. Vamos ver a semana que os jogadores vão fazer e tomaremos a melhor decisão possível.»

«Já sabíamos o que seria a partir do resultado do Nacional. São apenas 3 jogos e com a derrota ficámos condicionados. O cenário mantém-se o mesmo. Não dependemos de nós, temos de esperar que o Beira-Mar ganhe e temos de marcar um número considerável de golos para tentar seguir em frente. Não é impossível, mas é complicado. Esta noite valeu pelo nível de exigência que a equipa manteve consigo própria. Tivemos uma primeira parte excelente e uma segunda parte boa.»



[Espera um jogo diferente?] «O Beira-Mar fez alterações profundas, teve outro tipo de critério. Nós temos o nosso e em Aveiro será um jogo completamente diferente. Nem para uma equipa nem para outra este jogo é a imagem do próximo. Tenho o Beira-Mar em alta consideração e disse isso ao Leonardo Jardim antes do jogo. Ele sabe o apreço que tenho pela forma como monta as suas equipas. Sei que o jogo de sábado será diferente, os jogadores que ficaram de fora acrescentam qualidade individual e colectiva ao Beira-Mar.»

[Como vê a luta para os lugares de trinco e defesa-esquerdo?] «Temos pouco tempo até ao jogo com o Beira-Mar. Temos muita competição pela frente e um plantel competitivo. É bom para mim que a luta se mantenha assim, as escolhas que tomámos têm a ver com opções estratégicas. O nível elevado parece-me claro.»

Leonardo Jardim, treinador do Beira-Mar, em declarações na sala de imprensa, no final da derrota frente ao F.C. Porto, por 3-0:

«Esperava que na primeira parte os meus atletas estivessem mais desinibidos e na fase de construção tivessem critérios de melhor qualidade. O jogo do campeonato será certamente diferente. Hoje tive a preocupação de rodar alguns jovens, que são sub-20 e sub-23, e que eu sou responsável pelo seu crescimento. Alguns deles são o futuro do Beira-Mar e têm de ter experiências com este nível de exigência. Sábado será diferente, porque a estrutura habitual da equipa não esteve hoje cá.»



«Penso que o resultado de hoje não vai influenciar a equipa. São provas distintas. Tínhamos os objectivos traçados para esta Taça da Liga. Queríamos chegar a esta fase e utilizar estes jogos para fazer crescer alguns dos jogadores mais jovens. Se eu não acreditar neles, quem irá acreditar? Na nossa casa acredito que o jogo será muito mais equilibrado do que este, respeitando sempre o adversário e a qualidade que tem.»

Texto: Maisfutebol




Blog Widget by LinkWithin

1 comentários:

Pedro disse... [Responder a Comentario]

Boas sou um leitor assiduo deste blog e de outros de apoio ao FCP mas gostaria de ver um post ou texto qualquer coisa que mostre o mesmo modus operandi do jornal a bola para com o Salvio ou seja e passo a explicar para a manada dos adeptos do 5lb percebam em tópicos.
O SLB nao compra o Salvio.
Salvio esta a jogar bem secalhar o melhor jogador do slb a jogar de momento.
Salvio é emprestado logo é preciso comprar esta nova pseudo vedeta
SLB e os seus dirigente n tem dinheiro..
a bola o jornal de difusao da religião começa a lançar boatos " a tia do jogador afirma que o FCP cobiça, namorada do jogador avisa que no Porto faz friu, amigos do jogador gostam mais do azul do FCP do que o encarnado..."
O dirigentes pensam em comprar mas não compram e salvio sai no final da época sem contrato e volta po atlético..
Conclusão:Lembram-se do caso REYES ai esta fizeram barulho, inventaram,tudo e mais alguma coisa mas a conclusao é simples não à dinheiro não a vicios ou entao começam a cobrar uma percentagem ao jornal a bola pelas galinadas k mandam..

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.