sábado, 13 de novembro de 2010 | | By: BestOfFutebol

Antevisão - Porto vs Portimonense

A goleada do FC Porto ao Benfica dominou a conferência de Imprensa de antevisão ao jogo com o Portimonense. Estranho? Nem por isso. André Villas-Boas atacou a mensagem que se quis fazer passar de que uma equipa só venceu por demérito da outra cujo erro de "casting" na abordagem ao jogo foi a causa do descalabro - que isso não aconteceu àquele super-Benfica campeão, mas a esta equipa do Benfica. Esta imagem acabou por ser usada por Villas-Boas para sustentar a ideia de que o FC Porto se deve manter alerta, porque não há campeões à 11ª jornada.

A onda não chega a ser criada, e ainda bem para nós, pelo simples facto de o FC Porto apenas ter goleado por grande demérito do adversário. Ganhou 5-0 ao Benfica, mas foi a um Benfica diferente. O que o FC Porto conseguiu foi contra aquele Benfica em particular e não contra aquele Benfica de sempre, o campeão nacional. É uma tentativa para fazer passar uma mensagem de demérito por aquilo que o FC Porto fez. Um 5-0 não é normal, ao Benfica também não é normal. O 6-2 do Barcelona ao Real Madrid de há uns anos fica-me registado na memória para sempre, pelo espectáculo que foi, pelo que envolveu, por um Barcelona que jogava como ninguém, e acho que a nossa vitória deveria ter tido o mesmo tipo de destaque. É uma insanidade de disparates que não fazem sentido. O FC Porto ganhou, porque teve um colectivo extremamente forte, ganhámos ao super-Benfica da pré-época, ao campeão nacional, ao superpoderoso Benfica da Supertaça, a uma equipa que é forte e que na semana anterior tinha estado a ganhar 4-0 ao Lyon. Convém não menosprezar a dimensão do que foi alcançado. Por isso temos de continuar alerta. Faltam-nos quatro jogos do campeonato até ao fim do ano [dois em casa e dois fora], e gostava de conseguir manter esta distância.

O que espera do jogo com o Portimonense?


Continuar a ganhar. Houve um ligeiro balão de confiança no Portimonense pela forma meritória como chegou ao empate com a Académica, mas acho que o terem sido eliminados da Taça da Liga é grave para os jogadores e para o ambiente. No entanto, é uma oportunidade para ganhar a este "super-Porto" que não é super coisa nenhuma e só quer continuar a ganhar.


Questionar a liderança de Jesus à frente do Benfica e remeter os encarnados à luta pelo segundo lugar, dado o fosso de dez pontos que os separa do FC Porto, deixa Villas-Boas desconfiado.

Como é que analisa a contestação a Jorge Jesus?

Registo com curiosidade e com suspeição o comunicado emitido pela mesma pessoa, o olhar para o segundo lugar. É uma tentativa para enganar, mas que não engana ninguém. Uma declaração dessas num clube com a dimensão do Benfica é errada e é menosprezar quem trabalha na obtenção de vários objectivos. À 11ª jornada, tentar enganar ou baixar os braços é tentar atirar areia aos olhos das pessoas, mas as pessoas do futebol não andam a dormir.

Surpreende-o a memória curta relativamente ao treinador campeão nacional?

Acho uma injustiça. Vem no sentido das exigências de um clube com a grandeza do Benfica. Partilhei esta opinião com ele, em Coimbra, disse que era um homem que conseguia representar o que era a mística e a força benfiquista, a interpretava como ninguém; jogavam um futebol de sonho, de qualidade e de ataque, e tentar deitá-lo abaixo por vias travessas não me parece genuíno. Acho que o Jesus não merece este tipo de críticas.



Com dez pontos de vantagem, o lado psicológico dos azuis e brancos tem merecido mais cuidado para evitar a outra face de uma liderança destacada à 10ª jornada. Primeiro passo: recordar que o título ainda está por ganhar.

Depois da superação contra o Benfica, não receia menos motivação contra o Portimonense?


Não, mas é isso que temos de evitar, é contra isso que temos de lutar, é a mensagem que queremos passar. A transcendência e a superação têm de acontecer em qualquer jogo, porque o objectivo final é o que está por atingir; não podemos menosprezar o Portimonense.

Não acha que seria uma anormalidade deixar fugir este campeonato depois de terem tido dez pontos de vantagem?

É óbvio que é uma vantagem confortável, mas acho que o lado caótico do futebol é que permite determinado tipo de cenários. Estamos a discutir este cenário, mas ele nunca foi posto. Quem é que nos diria que, à 10ª jornada, o campeão nacional estaria atrasado dez pontos e o Sporting treze? O nosso lado negro pode acontecer. Não conseguir vencer durante quatro jogos, por exemplo, permitiria um encurtar da distância que ia alimentava a esperança nos outros. Tenho de lutar contra isso, daí termos de continuar a ganhar.

Texto: ANTÓNIO M. SOARES


Não deixem de Não deixem de ver o Repto que o BestOfFutebol faz a todos os adeptos, Clique Aqui

Visite-nos também no Facebook





Blog Widget by LinkWithin

1 comentários:

Anônimo disse... [Responder a Comentario]

Ola Ola, Parece que o LITOS apanhou uma supensao de 8 dias por Injurias ao Arbitro aquando da sua Expulsao.... LOLOLOLOL

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?

Então agradecemos que comente este artigo que acabou de ler, a sua opinião é bastante importante para nós.
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.